quinta-feira, 30 de junho de 2011

Concordando nos Objetivos



Boa Noite!! Antes de qualquer coisa gostaria de agradecer todos os emails carinhosos que tenho recebido de apoio ao blog!! É muito importante esse feedback, pois eu utilizo como termômetro para os temas que mais precisam de discussão!! Tenho aprendido bastante com essa experiência e pretendo continuar postando aqui sempre com novidades!!
No assunto de hoje trataremos apenas com os adultos! Quando a comunicação entre os responsáveis pela criança é clara e frequente o resultado certamente será positivo. E uma boa comunicação requer muiiita fala e muiiita conversa!
Antes de qualquer atitude para mudança, os responsáveis precisam determinar quais comportamentos que desejam obter dali pra frente, discutam sobre os valores da família, são eles quem determinam muitas vezes se uma mudança será eficaz, ter vontade de mudar é o primeiro passo, fazer a mudança acontecer leva um pouco mais de tempo, dedicação e persistência!!
Dou sempre muita ênfase á fase de preparação porque objetivos claros são como setas de sinalização num caminho, em alguns momentos podemos achar que estamos perdidos, então é só prestar atenção na estrada e encontramos guias!
Não descartem nenhuma idéia, muito pelo contrário, quanto mais idéias, mais possibilidades de mudanças, depois dessa primeira fase de reconhecimento de mudança e determinação de comportamentos desejáveis, está na hora da triagem, e aqui está o maior segredo! Os pais acreditam que a mudança vai acontecer da noite para o dia, mais se preparem... os pequenos vão resistir!! Mais vocês devem permanecer firmes, isso fará toooda diferença! Então... comecem cumprindo com uma rotina, nada de muitas regras, nem muitos detalhes, isso só vai confudir, vamos fazer aos poucos para que possa ser cumprido com excelência! É preciso ser REALISTA!
Vamos á um exemplo prático??
A Srª X achava engraçadinho quado seu filho, o Xzinho, falava como um bebê, frequentemente era possível encontrá-la recompensando o filho por este comportamento. Já o Sr X acreditava que esse comportamento não era nada bonitinho e brigava com o filho sempre que ele fala como um bebê! E agora?? Xzinho estava sendo recompensado e castigado pelo tal comportamento! Temos uma criança altamente confusa! Em alguns anos (talvez nem tanto tempo assim) teremos alguém com problemas emocionais e comportamentais!
É comum encontrarmos pais (especialmente mães) com um sentimento de culpa elevado, e frases tipo "eu cometi muitos erros!", "Poderia ter dado mais", etc.. Como uma autêntica perfeccionista, acredito eu que sempre podemos fazer mais, porém é preciso entender que fazemos em cada momento o que estamos conseguindo, se não está bom, vamos promover mudanças! A culpa não leva nada á lugar nenhum e ainda ocupa o espaço que deveria estar preenchido de idéias saudáveis!!
Por hoje é só! O que acharam?? Como está o diálogo na sua casa?

O próximo tema será Agressividade, o que acham?? Tem algo que gostariam de saber especificamente??

Bjos,
Rafaela Gonçalves
Psicóloga
CRP15/2886

Sugestões, dúvidas ou reclamações?
orientapais@hotmail.com

segunda-feira, 27 de junho de 2011

O brinquedo certo




Bom dia!! Como estão de feriadão??


Hoje gostaria de falar de um assunto um pouco mais leve, mais não menos importante!! Os tãããão necessários BRINQUEDOS!

Estive estudando os casos dos meus clientes no feriado, sendo a maioria criança preciso pensar duas vezes, uma para orientar o tratamento dentro do consultório, e outra para orientar os pais fora do ambiente terapêutico. Entre tantas outras cheguei a uma conclusão que me preocupou um pouco, a maioria das crianças estão brincando com os brinquedos errados, sendo na maioria das vezes para idades acima das deles...

Vamos do começo... Para que servem os brinquedos?? Quando faço essa pergunta a maioria me responde "ahh, para que ele fique quieto uns instantes!" , mais na verdade os brinquedos/brincadeiras são assuntos muito sérios, porque é a partir dessa relação que os pequenos desenvolvem sua linguagem e pensamento,compreendem e aprendem a se relacionar com o mundo, o brincar é uma preparação para as relações futuras. Entra ai então, a importância do brinquedo certo, porque naquela idade, a fase de desenvolvimento da criança está limitada á algumas aprendizagens e querer pular essa etapa pode ser frustrante! Vamos á prática!


Algumas vezes no consultório faço uma sessão em que participam os pais junto com a criança, quero observar como é a relação dos dois, então disponibilizo vários jogos (adequados ou não para a idade do filho) e peço que eles brinquem nos 50 minutos, enquanto eu apenas observo para uma conversa futura hehehe, sabe qual a minha observação frequente? os pais quando não olham a idade de cada joguinho para saber se é adequado, pegam de propósito um acima da idade e desafiam o filho com a pergunta clássica: "Será que você consegue??" E o resultado disso: Frustração desnecessária! A criança fica altamente irritada porque na maioria das vezes não consegue, ou percebem que os pais manipulam a brincadeira mudando as regrinhas para que possam brincar, e assim o objetivo do jogo vai por água abaixo, além de passar uma mensagem inadequada para um cérebro em desenvolvimento! Mais tudo na vida é aprendizado, e assim como as crianças os adultos também têm muito que melhorar se estiverem abertos á isso! Na hora da entrevista minha sugestão é: estude sobre a idade do seu filho! O que ele já tem condição de fazer? O que já pode ser estimulado?? Achei um site bem legal que fala um pouco disso, aos interessados o endereço é: http://www.maniakids.com.br/blog/o-brinquedo-certo-para-cada-idade-parte-2/ Nele vocês encontrarão uma descrição de cada idade e as brincadeiras ideais!

Uso muitos jogos e brinquedos, tenho me especializado nessa área de atendimento e sei que aqui em Maceió não existem muitas opções de lojas especializadas, gosto muito de comprar nas lojas RI HAPPY lá no shopping Pátio Maceió, é bem completa e dividida em setores, é uma dica tanto para os papais e mamães, quanto ás colegas Psicólogas. Ainda tem uma outra que é especializada em brinquedos educativos, o site é http://www.sonhodecrianca-al.com.br/ , fica na Ponta Verde aqui em Maceió também, o preço é mais salgadinho, porém a variedade e exclusividade dos joguinhos vale a pena, ir la é sinal de cartão de crédito estourado no meu caso!!

Sei que o dia a dia muitas vezes não permite essa disponibilidade em parar, brincar, observar, etc... Por isso destaco a importância na hora de presentear ás crianças com algo que vá ajudá-la no seu crescimento e desenvolvimento! E a dica maiss preciosa ainda é aquela que diz que quantidade não é qualidade, mais vale meia hora rabiscando papel junto com seus filhos do que algo muiiito caro, mais que ele só pode brincar sozinho!! E se precisarem de sugestões podem entrar em contato !!



Por hoje é só!! O que acharam?? Como escolhem os brinquedos dos seus filhos??



Bjoss



Rafaela Gonçalves

Psicóloga

CRP15/2886






Sugestões, dúvidas ou reclamações??

sexta-feira, 24 de junho de 2011

A interferência da família na Educação


Olá! Essa semana recebi alguns pedidos sobre um tema bastante delicado... A interferência de terceiros (leia-se família) na educação dos filhos.
Depois do nascimento de um filho o grande drama feminino é: Ficar ou não em casa para cuidar da criança?, quando a sobrevivência passa a falar mais alto do que a educação, os pais precisam trabalhar o dia inteiro, entrando em ação o auxílio de terceiros, sendo mais comum a ajuda de babás, avós, creches em geral.
Quando a ajuda vem da babá ou da escola, os cuidados básicos precisam ser reforçados, boa orientação á babá e boa escolha da creche, isso precisa tomar um tempo e dedicação, afinal vocês entregarão suas crianças para os cuidados de outros! Só que o grande problema (não chamaria problema, mais impasse) está quando a escolha são os avós.
Como chamaríamos os avós? Vilões ou salvadores?? Nenhum dos termos se encaixa pra mim, na verdade. A maioria dos avós acreditam que, dentro de uma visão comodista, os netos nascem para eles curtirem o que não puderam dos próprios filhos. Então, os pais proíbem, os avós permitem e a confusão se instala!
Diante dos filhinhos dos filhos, os avós cheio de tempo livre e com amor transbordando metem os pés pelas mãos nos excessos e não colaboram em nada a criança entender o significado do não!
Içami Tiba, um psiquiatra conceituadíssimo, e escritor de livros que são verdadeiros manuais como "Quem ama, educa!", nos fala que essa convivência tende a ser muito valiosa, e que pais e avós podem ser complementares na educação. Afinal, com tantas atribuições no dia a dia, a disponibilidade de ouvir, transmitir a cultura da família, entre outras coisas, dá pontos extras aos avós!
Acredito que a dificuldade maior aparece quando os pais não deixam claro o que os avós podem interferir, em que situações estão sendo invasivos; Na maioria das vezes apenas entregam a criança, sem especificações e depois passam a criticar as atitudes tomadas! Ai cria-se uma rede de injustiças e luta pelo mais forte e mais sábio!
O que fazer?? Como colocar limites sem gerar desconforto?? Bom, uma boa e rápida saída é entrar num acordo, na casa da vovó as regras são as dela, em casa as regras são as dos pais. Explique aos avós que, estão tendo dificuldades de colocar limites e por isso novas regrinhas serão impostas! Agora... se a criança passa muito tempo com os avós, estabeleçam juntos uma rotina, como ja foi explicado no post "Por que as crianças não obedecem ao não!" e escolham um dia para que os avós possam extravasar!! Nesse dia, toda sexta, por exemplo, o vale-vovó está permitido!

Bom gente, acho que por hoje é só!! Tem mais algumas dicas do que pode ser feito, mais acho que de maneira geral o diálogo é sempre mais valioso!
Espero que tenham gostado!!

Bjos,

Rafaela Gonçalves
Psicóloga
CRP 15/2886



Sugestões, dúvidas ou reclamações?
orientapais@hotmail.com

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Por que as crianças não obedecem ao NÃO?!



Boa Noite Pessoal!!


Fiquei muito animada com a repercussão do blog! Os comentários foram muitos carinhosos! Começar a escrever sobre algo que eu trabalho todos os dias e que gosto muito esta sendo uma experiência fantástica, e o apoio de todos será sempre importantíssimo!!


Vamos então ao que interessa! Queria complementar o post anterior, sobre a birra infantil, colocando um vídeo bem interessante de uma série que foi exibida no Fantástico há alguns anos, o tema do domingo foi "Por que as crianças não obedecem ao não?" (Caiu como uma luva!)


Pois é, achei interessante que vocês soubessem que as crianças não têm a mesmas condições de entendimento do adulto, cabendo a nós educadores e responsáveis, auxiliá-las nesse processo. O vídeo é bem curtinho, além da explicação neurológica sobre o tema ainda há dicas de como fazer seu filho obedecer de forma saudável!! Então.. Lá vai!





Como tudo na vida precisa de medidas, o fato da criança não entender a palavra Não, não significa que não possa entender o que é certo ou errado, a intenção é apenas demonstrar que existem outras maneiras de colocar limites que não apenas com a negativa. É ai que entram as tãão importantes REGRAS!

O primeiro passo mamães e papais, é discutir entre vocês (só os dois) que rotina a criança deve seguir, lembrando que quanto mais especificada melhor. Tipo: 8:00hs Acordar; 8:20 Café da manhã, etc...
Discutido isso ta na hora colocar no papel, nesse momento a criança participa, compre uma cartolina, canetinhas coloridas e escrevam de forma legível toda a rotina, aos poucos expliquem aos pequenos as mudanças que vão ocorrer! Nesse estágio eu sempre oriento meus clientes a utilizarem o método do incentivo, ou seja, para cada regra cumprida ganha uma estrelinha, por exemplo... Ao final de cada dia um balaço com as estrelinhas que ganharam, n fim de cada semana elas devem ser trocadas por um prêmio, que vai desde algo material até um passeio em família!
Já vi um caso que a criança trocava as estrelinhas por moedas de R$0,05centavos e no fim da semana tinha uma quantia que equivalia a sua mesada! Dessa forma ensinamos várias coisas num único momento, inclusive a importância do dinheiro.
Dica: que personagem seu filho mais gosta? Princesas? troque as estrelinhas por coroinhas, copie as imagens e recorte! Ja para os meninos, pode ser carrinhos! Vale inovar para conseguir o interesse deles em participar!

Que tal começar hoje e ver como vão se sair?! Espero Emails contando sobre a experiência de vocês! Tirem fotos e mandem que eu publico aqui!! Quanto mais ajudarmos uns aos outros mais crianças saudáveis teremos!!

Por hoje vou ficando por aqui! Recebi algumas sugestões, aguardem e logo serão atendidas! Gostaria de colocar um dia fixo para a minha postagem, o que acham?!

Bjos,

Rafaela Gonçalves
Psicóloga
CRP 15/2886


Dicas, reclamações e sugestões?!
orientapais@hotmail.com

domingo, 19 de junho de 2011

A estréia!!

Pensei bastante como escreveria o meu primeiro post oficial!! Muitas dúvidas sobre: por onde começar?? Que temas seriam mais legais para um primeiro encontro?!
Resolvi então seguir minha intuição!!
Essa semana navegando em sites sobre a birra infantil, encontrei um livro da editora Sextante intitulado de "Como fazer seu filho trocar o NÃO pelo SIM" não tive dúvidas e adquiri um exemplar, o livro é cheio de dicas práticas, idéias bem simples que podem ser aplicadas no dia a dia com a criança. O problema da tão temida birra começa com o auto controle dos pais, que na maioria das vezes desaparece quando a criança cai no choro. Gritar, perder o controle acaba reforçando esse comportamento inadequado, que na verdade já começou lá atras quando ainda era um bebê e chorava porque não queria ficar no berço, por exemplo, e os pais então já cansados de uma noite dificil, cedem a tentação e "ensinam", mesmo sem querer, que seus filhos podem conseguir o que querem agindo de forma negativa.
Vejo que os pais na maioria das vezes reforçam um comportamento negativo, sem perceberem que desde cedo as crianças aprendem a arte de manipular. Entendem que os pais vão ceder ao "Show" a qualquer momento.
Mais o que fazer quando o problema já existe? como reverter uma situação que aparentemente está fora do controle?
A primeira coisa a se pensar é, vocês não serão pais maus por colocarem limites, na verdade limite é uma forma de amor, nenhuma criança ficará doente, ou terá problemas psiquicos se os pais forem firmes no que acreditam que seja o melhor para elas, lembrem-se que os valores precisam ser construídos, e o ensinamento na prática é mais proveitoso do que horas á fio de conversa... Olhe nos olhos do seu filho e com uma voz firme e no tom natural, explique que entende que ele possa estar chateado, mais que aquele não vai ser o jeito que resolverão, não dê muitas explicações, na hora da crise não é hora de conversa, deixe para explicar as regras quando estiver tudo mais calmo. E o mais importante... NÃO CEDA!!
a segunda coisa é trocar imediatamente as afirmações: "Meu filho me deixa maluco" "Odeio como você me desafia", "Além de tudo que eu aturo, ainda tenho um filho mal criado", etc...
As afirmações negativas fecham possibilidades de mudanças, já as positivas ajudam a criança a cooperar e obedecer. Vejam como soa melhor : "eu entendo que você não quer ir embora agora, mais ás vezes temos que fazer coisas que nos desagradam" "Quando você tiver feito o que lhe foi pedido, estará livre para fazer o que quiser" etc...
Existe ainda as famosas e pouco cumpridas regras! Esse tópico vai ganhar um post especial, durante a semana, vou mostrar a vocês porque a criança não obedece ao NÃO, e o que se pode fazer para que as regras da casa sejam cumpridas e automaticamente a birra seja diminuida.
O trabalho de educar é árduo e bem longo, mais ao mesmo tempo é prazeiroso e bastante recompensador, é importante lembrar que os pais constroem a confiança dos filhos ajudando-os a tomar decisões, seguir regras e aceitar as consequencias de suas escolhas, filhos sem limites acabam sendo uma pessoa que não suportam frustração e que mais na frente tem dificuldades de relacionamento.
--> Imagem da capa do livro "Como fazer seu filho trocar o NÃO pelo SIM"













E vocês? o que acham?? Como lidam com as birras dos seus filhos?
Esperam que tenham gostado!!
Bjos,

Rafaela Gonçalves
Psicóloga
CRP 15/2886

Voltando para dar vida!

Boa tarde!! Depois de alguns anos sem movimentar o blog resolvi da uma arrumada nessa casa, a partir de hj farei postagens semanais acerca de temas que interessam aos pais, responsáveis, educadores ou todos os interessados nesse assunto tão delicado e que vem lotando os consultórios de psicólogas infantis todos os dias...
Antes de qualquer de qualquer coisa, preciso me apresentar!
Meu nome é Rafaela Gonçalves, sou Psicóloga, hipnoterapeuta, arteterapeuta e apaixonada pela clinica, especialmente a infantil! Sou responsável pelo ambulatório infantil da Pestalozzi, uma associação aqui de Maceió que atende crianças até 14 anos, além disso trabalho no consultório particular e mantenho junto com uma outra colega um Grupo Terapêutico para Crianças que se chama "Crescer se Divertindo" esse que vai ter seu post especial e um cantinho Vip aqui no blog!! Já deu pra ver que esse é meu xodó!!
Bom, aos pouquinhos vocês terão oportunidades de me conhecer melhor e conhecer meu trabalho!! Meu objetivo aqui será o de discutir, aprender e dar dicas especialmente sobre crianças, esse ano de 2011 minha principal meta é compartilhar tudo que eu ja aprendi e ter oportunidade de agregar mais experiencias ás minhas, afinal ja dizia Albert Einstein "A mente que se abre a uma nova ideia jamais volta ao seu tamanho original"
O email que utilizarei para as dúvidas será o orientapais@hotmail.com!

Espero que gostem desse espaço que eu vou cuidar com muito carinho!!

bjos

Rafaela Gonçalves
Psicóloga
CRP15/2886