domingo, 27 de dezembro de 2015

Qual a idade ideal para entrar na escola?

Bom dia!!! Olha eu aqui novamente atualizando o blog!! Minha meta será uma postagem por semana, mais preciso de ajuda, os temas que interessam, dúvidas, etc!! Hoje vamos conversar sobre a época certa de entrar na vida escolar!

Como todos sabem, eu e minha família montamos uma brinquedoteca, inicialmente seria um espaço para brincar que receberia crianças já em idade escolar, porém foram chegando bebes e a gente foi se apaixonando e acabamos expandindo para os que não estão em idade para ir a escola! Só que ai surgiu uma enorme dúvida, eles completaram 2 anos e as mamães começaram a questionar quando deveriam ir a escola tradicional, já que lá, eles estão desenvolvendo o que se espera de uma criança de dois anos. 
A matrícula de todas as crianças na escola a partir dos 4 anos tornou-se obrigatória em 2009 por meio de uma emenda constitucional, porém bem antes disso elas já estão nas creches e pré escolas, por conta da vida atarefada dos pais e da necessidade que elas socializem para que tenham um crescimento saudável. Pois bem! O que eu digo ás mães é: nos primeiros anos as crianças vão á escola para socializar, aprender a esperar, aprender noções de espaço, iniciar a autonomia, e por ai vai... se a creche ou brinquedoteca assume esse papel então pode esperar mais um ano ou dois para ingressar na escola regular, o mais importante é a parceria que o espaço que seu filho está proporciona, é importante que os familiares vejam a evolução, que o local traga desafios para seus filhos.

Em nenhum momento estou falando que a creche ou brinquedoteca substitui a escola, muito pelo contrário, esses espaços preparam a criança para entrada na escola, desse modo, quando chegarem ao maternal ou jardim, estarão provavelmente desfraldadas e com mais autonomia para as atividades que a escola deve propor!
A todas que me questionam, eu peço que estudem sobre o papel do maternal, e comparem com os conhecimentos que seu filho vem adquirindo em outro ambiente.
Mais e se meu filho nunca foi a creches ou brinquedotecas e ate hoje foi criado em casa pelos avós, pais ou babás?? Nesse caso tudo muda um pouco de figura, criança (e adulto também) aprende por meio de experiências, seu cérebro ainda não está pronto para teorias, então como vai aprender a dividir? a esperar? a socializar? Sendo assim a escola, com o maternal, assume esse papel!!!

E por ai? como anda seu pequeno? frequenta escola? creche? conta pra gente como foi sua decisão e ajude muitas mamães!!!!


Beijos,

Rafaela Gonçalves
Psicóloga
CRP 15/2886



Sugestões, dúvidas ou reclamações?
orientapais@hotmail.com

sábado, 19 de dezembro de 2015

A terrível, temida, incompreendida crise dos 2 anos!!!

Bom dia!!!! Ai que saudade! Como eu amo esse espaço e como amo escrever sobre os pequenos que passam por mim!!! Muitos meses depois estou de volta!! Mais nada de conversa, hoje quero trazer um tema que tem tirado muita mamãe do sério lá na Casa Mágica... Os dois anos!!
Aos dois meses, o bebe passa por um "surto no desenvolvimento", começa então a crescer, fazer gracinhas, ficar mais tempo acordado, todas as mamães e papais percebem a clara diferença, só que dai pra frente eles crescem todo dia, são descobertas todo momento, tudo é apresentado, tudo é novo!! 
De repente... Um dia você percebe seu bebê doce e amável , sorridente, disponível á gracinhas, se tornou desafiador, tendo ataques de birras, crises de raiva, uma criança mau humorada e que adora dizer NÃO. Aliás, a palavra não é repetida quase que imediatamente! 
Se identificou? Então bem vindos aos terrible twos, mais conhecida como a adolescência do bebê! rsrsrs
O que acontece? Todos passam pelo mesmo processo? Quando melhora? e na escola/creche, como lidam as tias?
Vamos por partes! A crise não acontece para todos, embora todos estão sujeitos, e como toda crise ela também traz a oportunidade de amadurecimento e aprendizado! Lembram lá dos dois meses? acontece parecido, mais aqui eles tem uma condição já de fala, uma organização no pensamento e uma certa autonomia, que permite que eles sintam independência de fazer as coisas ao seu modo! Quanta ingenuidade!! o pequeno cérebro, agora trabalhando a mil por hora, está em total desenvolvimento. Para algumas crianças o terrible twos, inicia entre 18 meses e dura ate os 3 anos, mais somos seres únicos, então, não há como quantificar o tempo...
A pergunta mais frequente é: como lidar? o que fazer para ajudar meu filho tão pequeno a passar por essa fase com o mínimo de danos? 
1- Mantenha a calma! Agora que vocês já sabem que é uma crise, sabem também que vai passar, e passa mesmo, e sem querer desanimar vão ter outras (aos 7, aos 12, aos 18, aos 30...)
2 - O adulto é você, então se está descumprindo uma regra, precisa ser punido, se estiver num ataque de birra e naquele momento não conseguir pensar ou conversar, espere um pouco, deixe que ele vá se acalmando, mais não intervenha de modo que ele vença, a criança está testando seus limites e educar nunca foi competir!
3 - Evite situações de estresse, sabe que seu filho não gosta de esperar? evita filas de supermercados, bancos... São crianças ainda, a tolerância está sendo desenvolvida. Mais não evite de sair, não é o mundo que tem que se adaptar ao seu filho! ele que precisa estar preparado para o mundo!!!
4 - não negocie na crise! Nada de oferecer isso ou aquilo se ele ficar calmo, isso não está certo e a consequência será a curto prazo mesmo! Logo logo terá outra crise!
5 - Ame muito! Abrace, beije, curta! essa fase não é só problemas e nãos! Eles aprendem a formar frases, cantam musiquinhas, interagem, e logo a crise passará e essa fase única também!!!

Faltou algo?? Me ajudem enviando temas que vocês gostariam de ler!!! O próximo assunto será: Qual a idade ideal para entrar na escola?

Beijos!!



Rafaela Gonçalves
Psicóloga
CRP 15/2886