domingo, 8 de julho de 2012

Dividindo fica melhor!!

Bom dia!! Iniciamos o mês de Julho com todo vapor!! Oficinas de férias, Grupo Terapêutico, blog! Esse foi o mês que investi pesado em algumas mudanças, fiz meu tão sonhado móvel, comecei a procurar um sofá novo e personalizei alguns itens do grupo e contratei um profissional para dar ao blog uma carinha mais profissional!! ufa!! Muita coisa caminhando!!
Sobre isso que permeia a nossa conversa hoje! Claro que com um contexto diferente! Essa semana recebi minha revista crescer e em um dos artigos falava em divisão de tarefas, principalmente depois chegada das crianças. 
É válido começar falando que reclamação não ajuda nada! Reclamação sem mudança, é tempo perdido! Nova família, novas regras, esse deve ser o lema, quando se decide viver juntos deve ser levado em consideração que os dois vem de famílias diferentes, tem costumes diferentes e devem respeitar alguns limites para que a relação dê certo.. Mais respeitar as experiências não significa desculpa para não se fazer nada! O legal é uma conversa franca e sincera e aquele velho quadrinho de divisão de tarefas (previamente acordado) na porta da geladeira! Seria muito bom cada um falar das tarefas que preferem desenvolver nesse ponto... 
Quando os filhos chegam há um desequilíbrio natural no sistema, a rotina vai dar uma desestabilizada e novamente será necessário um plano para que um ou outro não fique sobrecarregado... um filho precisa de pais no mínimo organizados para que tenha uma educação saudável. 
Uma dica que achei maravilhosa no artigo da Crescer foi a de se livrarem das tarefas sempre que puderem, como contratar secretárias do lar, arrumadeiras, ou lavadeiras, uma ajudinha extra para que possam desfrutar do mínimo de tempo livre, já que sabemos que a rotina de trabalho é puxada e todo tempo livre é pouco para descansar e principalmenteeee para dar atenção aos filhos (essa é a parte que eu mais pego no pé das mamães e papais que me procuram!)
Outra dica Maravilhosa é incluir os pequenos nas tarefas do lar, isso não é exploração, é educação! Da mesma forma que quando acordamos devemos escovar os dentes, podemos também, arrumar a cama, ou guardar o pijama no lugar certo... Para cada idade, uma responsabilidade!

Por hoje é só!! O domingão me chama para organizar minha semana!!
Espero que tenham gostado!!

Bjos!

Rafaela Gonçalves
Psicóloga
CRP15/2886

sugestões, dúvidas ou reclamações??
orientapais@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário