terça-feira, 12 de março de 2013

Criança vê, Criança faz: ética e cidadania!

Boa Tarde!! saudades do meu cantinho!! Hoje vim aqui rapidinho entre um paciente e outro! Como acho que já falei esse ano começou quente pra mim, iniciei meu grupo Pintando 7 e finalmente consegui colocar o Gênios para andar, ou seja, dois grupos ao mesmo tempo eu to quase enlouquecendo! Mais vai chegar aquele momento que tudo vai acalmar! Bom fora isso iniciei uma consultoria numa creche escola aqui na minha cidade! Sou apaixonada pela infância e poder trabalhar nesse universo é só o que eu amo, mais na verdade tanto quanto as crianças eu gosto de conversar sobre elas e por isso o tema de hoje é também tema de uma palestra que preparei para apresentar lá na creche dia 21/03, em primeira mão pra vocês!
O tema surgiu a partir de uma conversa com uma das diretoras, ela se preocupa com a responsabilidade que os pais tem com relação á educação em rede e chegamos a esse tema, tudo foi feito com muito carinho e pensando sob medida para os papais e mamães refletirem! Vamos lá?


"Filhos são como Navios: O lugar mais seguro para o Navio é ficar no porto. Mais essa não é a finalidade para qual foi construído. Os pais são portos seguros dos filhos até que eles se tornem independentes. Embora os pais possam pensar que o lugar mais seguro para as crianças é junto deles, os filhos devem ser preparados para navegar mar adentro, enfrentando bons e maus tempos.Nem sempre os navios vão para onde os fabricantes imaginavam...  
Ninguém pode garantir qual caminho o filho vai seguir, mais, seja para onde for, deve levar para dentro dele valores como ética, humildade, humanidade, honestidade, disciplina e gratidão.
O filho nasce dos pais, mais é cidadão do mundo! Os pais deixam os filhos fazerem tudo na infância. Na adolescência os desejos e vontades aumentam e a falta de limites se agrava. Educação requer limites e a criança deve entender porque são necessários. Se ela não compreende a razão e simplesmente obedece, quando o proibidor "desaparece", ela simplesmente desconhece os limites.
Crianças sem limites são guiadas pelo seu eu interior instintivo (animal), não medem consequências nem assumem responsabilidades. Não tem esse aprendizado porque tem sempre alguém que responde por elas. Mais e quando esse alguém não puder estar lá para poupá-la? O quanto a vida nos poupa? Daí surge o conceito: Saúde Social!
Saúde Social está em distinguir entre o que pode e o que não pode. O problema de hoje pode ser resultado do que não se fez ontem. Se o estudo for deixado de lado, já que dá muito trabalho, o preço a pagar no futuro pode ser muito alto. 
Por exemplo: Quem não aprende a guardar os próprios brinquedos acha natural viver em bagunça, largar material em qualquer lugar, perder as coisas. Não aprende a cuidar da casa, da cidade, do planeta... Lembrem-se: o serviço não termina quando acaba a vontade! A brincadeira acaba quando se guarda os brinquedos.
Dentre as obrigações que as crianças tem de assumir, uma das mais importantes é tomarem pra si a responsabilidade de fazer o que são capazes de fazer. Afinal... Quem sabe fazer, aprendeu fazendo!!!
Entra ai outro termo: Coerência educativa – pai e mãe falando a mesma linguagem. (vovó e babá também!) . Na cidadania familiar todos tem seus direitos e deveres.
Como vocês pais lidam com as emoções?  Como vocês pais lidam com algo que desagrada? 
A forma como vocês lidam está diretamente ligada a aprendizagem da criança. A ética deve estar presente em todas as ações da cidadania familiar. "

Pretendo ainda dar dicas do amor que cuida e do amor que exige, a diferença entre esses amores está na capacidade de ensinar ao outro que muitas vezes a nossa vontade não pode ser prevalecida, respeitada sim, mais os pais quem tem maturidade de decidir o que é melhor na educação! E quando eles não souberem é só buscar ajuda especilizada, afinal filhos não vem com manuais! Ainda bem... rsrs

Um beijo carinhoso,

Rafaela Gonçalves
Psicóloga
CRP 15/2886

Sugestões, dúvidas ou reclamações
orientapais@hotmail.com


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