sábado, 7 de janeiro de 2012

O que você vai ensinar para seu filho em 2012??

Booa Tarde!!!
Como foram de Ano novo? espero encontrá-los bem, em paz e cheio de disposição!! Esse ano tenho muitos planos e quero compartilhar todinhos aqui com vocês! Para começar gostaria de desejar um ano de muita luz, que nossos caminhos estejam floridos ao longo desse ano... e naqueles dias que por ventura venham algumas lágrimas, que nós possamos imaginar como uma chuva passageira que é tão necessária para que nosso caminho floresça cada dia um pouco mais!
Bom... O ano pra mim começou quente! A arte do meu grupo de Terapia para crianças já ficou pronta e eu ando bem ansiosa para colocar ela na gráfica! O meu próximo post será sobre isso, aguardem!! Maissss vamos deixar de lenga lenga e ir para os finalmentes! Essa semana recebi a edição de janeiro da minha revista Crescer (aquela que eu não era fã mais que hoje eu não vivo sem!!) e a capa tem uma frase enorme assim "Este ano seu filho vai...", e o desenrolar da matéria é sobre os aprendizados que as crianças podem ter em determinadas etapas da vida, mais quando li a reportagem comecei a pensar um pouco mais longe...
O que de fato ensinamos aos nossos filhos? Digo, nossos, porque cada paciente que chega ao meu consultório cuido como se fosse meu, trato como gostaria que algum dia um filho meu também pudesse ser tratado e muitas vezes sou espelho e venho refletindo minhas condutas justamente pelo peso que tenho na formação do caráter deles... Imagina os pais? A convivência é responsável pelos maiores aprendizados, na verdade é pelo exemplo que isso se dá. Então no post de hoje convido a todos a repensarem o que estão ensinando através de atitudes aos pequenos que te cercam...
Eu não estou falando de grandes lições, falo de pequenos gestos, daquele bom dia ao porteiro, daquela atenção, olho no olho, daquele momento especial reservado para conversar, saber como foi o dia... Assisti um episódio do Super Nanny esses dias, e nele a babá levava as crianças para passarem um dia num abrigo cuidando de velhinhos, sei que aqui não temos essa prática, mais sei também que fez uma diferença enorme na vida daquela família, principalmente quando o tema tratado era valores...
Aqui em Maceió não temos muitas opções, mais existem asilos, creches adoção, lar de cães, e uma infinidade de lugares que está só esperando a sua visita, essa é uma oportunidade de inserir o trabalho voluntário na sua vida e ensinar seu filho a cuidar do próximo, sabiam que iniciamos uma era onde o candidato que tem no curriculo trabalhos voluntários saem na frente na hora da escolha do chefe?! Isso é muito bom, é um avanço!
Ufa! Escrevi o post num suspiro! Espero que tenham gostado!!
Vou ficando por aqui aguardando que vocês me contem quais seus planos em 2012!!
Bjos e até nosso próximo encontro

Rafaela Gonçalves
Psicóloga
CRP 15/2886

Sugestões, dúvidas ou reclamações?
orientapais@hotmail.com

2 comentários:

  1. Gostei do seu blog, tenho uma filha de 1 ano, e procuro sempre conselhos e ensinamentos para educa-la melhor. Lindo trabalho o seu. Bjos

    ResponderExcluir