sexta-feira, 16 de março de 2012

Psicopedagogia - Um outro olhar para entender a criança!

Boa Noite!! Preciso falar que estou muiiito feliz com todos os frutos que tenho colhido e com as sementes que tenho plantado!! O grupo iniciou e tudo foi lindo, as crianças sairam sorrindo e eu?? Bom... eu saí REALIZADA! Assim mesmo com todas as letras grandes e cintilando!! Ainda temos 8 meses pela frente e a medida que forem passando os módulos trago experiências para compartilhar com vocês!!
Uma outra novidade foi o início da minha pós graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional, estou com muitas expectativas do que este curso vai me trazer já que sou a única Psicóloga numa turma de 41 pedagogas!! Acredito que vou crescer bastante e estou aberta para dividir meus conhecimentos e adquirir outros novos!!
Achei muito importante esclarecer vocês, papais e mamães, sobre o que faz um profissional Psicopedagogo, já fui bastante questionada por mães sobre a prática dessa área tão importante para o entendimento dos processos das crianças!! Então a medida que fui pesquisando também fui aprendendo e agora apresento minhas impressões!!
É uma ciência que estuda o processo de aprendizagem humana, sendo o seu objeto de estudo o ser em processo de construção do conhecimento e suas dificuldades, tem um caráter preventivo e terapêutico. Terapeuticamente a psicopedagogia deve identificar, analisar, planejar, intervir através das etapas de diagnóstico e tratamento.
Os profissionais desse campo são preparados para atender crianças ou adolescentes com problemas de aprendizagem. Inicialmente tem uma entrevista com os pais, em seguida são feitas em média 10 sessões para fechar um diagnóstico, nesta etapa a ajuda de um neurologista também é importante, com diagnóstico fechado é hora do tratamento. É de suma importância o psicopedagogo ser um profissional que tem conhecimentos multidisciplinares, pois em um processo de avaliação diagnóstica, é necessário estabelecer e interpretar dados em várias áreas, dentre elas: auditiva e visual, motora, intelectual, cognitiva, acadêmica e emocional. O conhecimento dessas áreas fará com que o profissional compreenda o quadro diagnóstico do aprendente e favorecerá a escolha da metodologia mais adequada, ou seja, a depender da demanda a criança pode ser encaminhado para sessões com Fonoaudiólogos, Psicólogos ou até o próprio Psicopedagogo. Ainda sobre as obrigações do Psicopedagogo encontramos: Realizar devolutivas para os pais ou responsáveis, para a escola e para a própria criança ou adolescente,Orientar os pais quanto a suas atitudes para com seus filhos, bem como professores para com seus alunos, Pesquisar e conhecer a etiologia ou a patologia do aprendente, com profundidade. o processo corretor, com vistas à superação das inadequações do aprendente. É necessário ressaltar também que a atualização profissional é imperiosa, uma vez que trabalhando com tantas áreas, a descoberta e a produção do conhecimento é bastante rápida. Acho que é "só isso" !! Muito trabalho pela frente, mais muitas recompensas também! Por enquanto essas são as informações que tenho, mais sei que o conceito muitas vezes representa uma porcentagem bem pequena da prática! Essa semana tenho uma palestra numa escolinha aqui em Maceió! Estou muiito feliz pois é fruto aqui do blog! Conto e posto fotos no nosso próximo encontro!! Um beijo!!

Rafaela Gonçalves
Psicóloga
CRP 15/2886

Sugestões, dúvidas ou reclamações?
orientapais@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário