domingo, 4 de março de 2012

Medo?! Eu posso vencer!


Boa Tarde!! Como foram de carnaval?! Por aqui muiito trabalho e pouco tempo! Está chegando o dia da inauguração do Grupo de Terapia para crianças e eu estou á mil! Retomei o ritmo de visita ás escolas e sinto que tem muito trabalho chegando!!!
Nosso tema hoje fala sobre Medos, como ajudar seu filho a enfrentar esse sentimento da forma mais independente possível! Todos nós sentimos algum tipo de medo em algum momento de nossas vidas, o medo é inclusive, importante, pois ativa o sinal de alerta, ajuda a nos proteger dos perigos da vida!
O grande problema é quando o medo paralisa, quando a criança não consegue dormir sozinha, ou desenvolver suas atividades de forma saudável, identificar a origem ou a existência desses medos exige tempo, observação e dedicação. É preciso que os pais estejam bastante atentos aos sinais que as crianças demonstram, e mais que isso é de suma importância que eles saibam como conversar com a criança, com naturalidade vão fazendo perguntas, fazendo joguinhos e buscando informações importantes para que possam ajudá-la a superá-los!
A primeira e mais importante dica é: Nunca conte mentiras, daquelas que fala não vai doer, eu volto já, ou ainda vou ficar aqui a noite inteira. É importante a criança lidar com seus medos e saber que a injeção vai doer, mais que é importante para saúde e que a dor vai passar e no fim estará mais forte, ainda pode falar que quando neném ele tomou algumas vacinas e hoje está cada vez mais saudável.
Fortalecer a criança é também uma boa opção, escolher um amuleto para espantar o medo de dormir, ou até mesmo construírem juntos, ensinar a rezar, contar com a proteção dos brinquedos, tudo isso vai ajudá-lo a superar esse medo, por exemplo.
É comum também algumas crianças desenvolverem medos que antes elas não tinham, neste caso estamos falando que a cada etapa do desenvolvimento elas vão amadurecendo e tornando reais medos que de fatos levam a situações reais, como: medo de ladrão, de se perder, dos pais morrerem, etc.
É importante em qualquer situação os pais nunca tratarem os medos infantis com desrespeito, isso afasta e causa um dano para auto-estima, acolha, oriente e passem por esta fase juntos. Além de ganhar a confiança ainda traz benefícios para relação pai e filho!!

Meu tempo tem estado bem curtinho, o grupo já inicia sábado e tem muiiitos detalhes para dar conta sozinha, mais prometo estar mais presente, juro!!
Bjos,

Rafaela Gonçalves
Psicóloga
CRP 15\2886

Sugestões, dúvidas ou reclamações?
orientapais@hotmail.com

Um comentário:

  1. Olá Rafaela, muito bom esse seu post sobre medo. Se tiver oportunidade, fale um dia sobre o medo específico de animáis. Minha filha tem 5 anos e tem pavor de qualquer tipo de animal, da traça ao cachorro. Na rua tenho que segurar bem a mão dela, pois quando ela vê um gato, um pombo ou um cachorro na coleira, ela corre. Estou tentando trabalhar isso com ela. Gostaria de ouvir uma opinião mais técnica sobre o assunto.

    ResponderExcluir