quinta-feira, 14 de junho de 2012

Amigo imaginário!!!

          Bom diia!! Como estão de mes de Junho?! Essa é uma época jóia, festas juninas, férias escolares e muiita novidade para compartilhar!!! Antes de começar a falar de um assunto que muito chama atenção de alguns pais, tenho dicas de onde deixar as crianças durante as férias!! Lá na Physical vai rolar umas oficinas bem legais durante as tardes das sextas feiras!! Recebendo crianças a partir de 4 anos, vou montar atividades que estimulem a criatividade e a convivência em grupo!! Quem se interessar em saber mais informações pode ligar no 82 - 93094488!!
        Vamos ao que interessa?! Quem lembra de em algum momento da vida ter conhecido um amigo imaginário?? Esse é um velho conhecido no universo infantil, em alguns casos crianças pedem mais um prato na mesa, um lugar no sofá e em alguns momentos a criança até se desentende com o tal amigo! Calma!! Nada de desespero!! Ter um amigo imaginário faz parte do desenvolvimento e só trazem benefícios!!
          Existem pesquisas que mostram que um amigo imaginário ajuda a desenvolver um melhor vocabulário, entre outros benefícios, com ele a criança cria brincadeiras, conta histórias e de quebra ganha companhia! Na realidade, esses amigos são um ensaio para o convívio real, e a indicação dos psicólogos é que os pais entrem na brincadeira. É interessante perceber que algumas crianças desenvolvem nos seus amigos invisíveis características que eles mesmos gostariam de ter, ou ainda, transferem os medos que não conseguem enfrentar. Seria muito interessante durante essas conversas os pais aproveitarem para conhecer melhor seus filhos. 
         É natural que aos poucos a criança vá achando que os amigos reais são mais legais que os imaginários, que ocorre por volta dos 7 anos, mais é interessante aconselhar que se isso não acontecer a ajuda de um profissional psicólogo é válida para diagnosticar possíveis dificuldades em contato com o real!!

Vou ficando por aqui, desejando uma semana de luz!!

Bjos,
Rafaela Gonçalves
Psicóloga
CRP 15/2886

Sugestões, dúvidas ou reclamações?
orientapais@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário