sexta-feira, 25 de maio de 2012

Adoção por casais homoafetivos

Bom diiia!! Como estão?! Por aqui tudo bem! Muito trabalho e muitos planos também!! Nosso tema hoje foi parte de um debate numa entrevista que dei na TV Pajuçara, gerou-se muitos comentários e dúvidas acerca do tema, resolvi então escrever sobre para que possamos entender que muitas vezes o preconceito parte do adulto e quase nunca da criança, e mais que isso a concepção da família tradicional está mudando ( ou já mudou!)
É nesse gancho que começamos a conversar, qual seu conceito de família? O que foi ensinado? O que foi vivido? Desde sempre entendi que família era Pai, Mãe e filhos (de preferência um casal), ainda entram no meu consultório mulheres de quase 30 anos que estão em desespero por não estarem nem perto de realizar esta etapa. Paralelo a isso, temos outras mães\pais que independentes constituíram sua própria família, estes constituem juntos com os casais homossexuais uma parcela que está cada dia em crescimento por espaço na sociedade, nos mostrando que a família acontece, onde existe amor e respeito.
Eu fico me perguntando onde está de verdade a dificuldade, se desde sempre mostrarmos as crianças que não há um único modelo de família, deixaremos elas livres de crenças limitantes e evitamos crises futuras, quando por algum motivo que não está em seu controle, ela não realize certas determinações da sociedade. No grupo de terapia para crianças no módulo de família, eu questiono os pequenos sobre isso, o que é família? Coloco vááárias fotos e vou perguntando a eles o que eles entendem por família, numa salinha de 20 alunos pelo menos 40% (eu sendo muiiiiito otimista) são de pais separados, e os % restantes ainda tiramos aqueles que não vivem bem e que a estrutura não nem um pouco saudável!
Como profissional e pessoa tenho minha opinião bem estruturada, se os pais, proporcionam ás crianças o que elas precisam para se desenvolverem tranquilamente, não importa quem faça isso, sejam os avós, os tios, a mãe/pai solteira (o), os dois pais ou as duas mães como eu escuto eles falando! Já tive oportunidade de trabalhar em creche adoção, e a realidade é dura, é triste. Que tal aproveitarmos hoje o dia da adoção e repensarmos nossos conceitos?!
Fica o convite e a espera de opiniões!!!

Bjos!


Rafaela Gonçalves
Psicóloga
CRP15/2886


Sugestões, dúvidas ou reclamações?
orientapais@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário