quinta-feira, 16 de maio de 2013

Coisas irritantes que os filhos dizem aos pais!

Boa Tarde!!! Olha só eu aqui de novo para conversar sobre o que eu mais gosto!!! Desenvolvimento Infantil! Estou ausente por todos os projetos que dou continuidade e que me pedem quase uma exclusividade!!! Tenho ouvido uma queixa recorrente no consultório... "Rafaela, meu filho na hora da raiva me diz coisas horríveis! Me pergunto será que ele me odeia tantoooo!!"
A boa notícia é... em quase 100% dos casos as crianças estão "blefando", usando a melhor ferramenta para os pais cederem... A CULPA!
Vamos começar com o clássico!
"Se você não fizer, meu pai faz!" (Podendo ter a variação da mãe faz... ) - Essa é uma frase de denuncia a falta de comunicação entre as partes, a criança tem uma fina sensibilidade para saber onde deve interferir para conseguir o que quer! Então se ouviram essa frase, está na hora  de uma conversa com seu companheiro!
"Quero que você morra" Essa é tão devastadora quanto a primeira! Por causa dela muiiiiitos pais me perguntam onde estão errando, a resposta é sempre a mesma, a criança não sabe a profundidade do que estão falando e por isso essa não é uma frase com fundamento, porém, é legal depois que a raiva passar que conversem e descubra o que deixou seu filho tão chateado! Mais nunca, nunca retruquem, ela quer chamar a sua atenção e se seu comportamento for de dar essa atenção então ele irá repetir!
"Você é gorda!!" Essa frase derruba qualquer um! Maldade pura para ferir a auto estima da mãe, mais uma chantagem (Com requintes cruéis hehehe), o ideal é conversar e dizer que não gosta de ser chamada de gorda, ou de velha (essa também aparece) e que você entende que ele está com raiva, mais não irá permitir xingamentos  termine a conversa, ponto.
Ainda existem "Odeio você", "quero agora", "quem manda sou eu" e muiiitas outras, moral da história? A criança não sabe elaborar a raiva e vocês, os pais, quem vão ensiná-lo através do exemplo, claro que cometemos deslizes, mais é importante se policiar como lidam com esse sentimento, porque provavelmente eles estarão reproduzindo!!!

Ahh Provavelmente meu próximo Post será no meu site!! Venho aqui divulgar com uma postagem especial explicando todas as mudanças!!!

Uma semana de luz!

Rafaela Gonçalves
Psicóloga
CRP15/2886

Sugestões, dúvidas ou reclamações
orientapais@hotmail.com

Um comentário:

  1. Adoreeeei seu blog, visitarei mais vezes com toda certeza, quero aqui parabeniza-la pela admirável profissional que és. Seus conselhos e dicas estão me sernvindo muito. obrigada Rafaela.

    ResponderExcluir