domingo, 13 de abril de 2014

Timidez infantil

Bom dia!!! Hoje resolvi discutir um tema que muitos pais chegam ao consutório preocupados... A timidez dos filhos... Uns porque não respondem as perguntas de estranhos, outros porque não se apresentam na escola e por ai vai uma gama de situações que deixam papais e mamães extremamente peocupados, afinal, no mundo de hoje só se "dá bem" quem é atirado, destemido...
Vamos por partes! Timidez é uma característica da personalidade da criança e não uma doença. Assim como a ansiedade, a timidez não deve ser um rótulo que limite a criança a fazer tudo que precisa ser feito, mais nessa característica em especial, respeitar o tempo da criança para que se sinta segura é fundamental! Naturalmente, em algumas crianças é mais acentuada do que em outras. O problema se inicia quando essa timidez passa dos limites de normalidade e começa a prejudicar o convívio social da criança, merecendo mais atenção dos pais. É quando a criança se isola, não faz amizades, prefere ficar sozinha no quarto a brincar com os amiguinhos na praça ou precisa da ajuda dos pais para tudo.
A primeira tarefa dos pais quando chegam no meu consultório é: não rotulem! Porque quando a gente coloca aquela marca na criança, ela entenderá que um tímido não precisa fazer muito esforço para experimentar novas situações, e isso vai de encontro com o que acreditamos! Cada um é único e tem dentro de si tuuudo que precisa para viver saudavelmente. Vamos investigar, primeiro com os pais e em seguida com a criança, quais as expectativas deles em relação ao mundo, ás situações que os rodeiam, a eles mesmos? quanto se cobram?
Se a criança não gosta de dançar nas festinhas da escola, não forçem, mais não deixe de levá-la à festa, incentivarem o convívio com os amigos e fazê-lo curtir. Os pais não devem forçar. Isso só deixará a criança mais ansiosa e retraída. Mais algumas vezes acontece da criança só não dançar se os pais estiverem olhando, então respeitem e não deixe elas verem você, assista escondido, e aos poucos vá demonstrando quanto estão felizes porque ela dançou, os tímidos se cobram muito, a criança tímida normalmente tem medo de errar e se exige ao máximo, temendo a reação das outras pessoas.! Incentive a ida da criança em festas de aniversário de amigos, passeios da escola e brincadeiras no parquinho onde terá mais crianças. Despertar a curiosidade da criança pode ajudar. Diga quem estará no passeio ou na festa, onde será, como vai ser e o que vai ter. Isso deixará a criança mais segura e com curiosidade de ver como é que vai ser.
Uma dica que tem surtido muito efeito quando o tema é timidez é o incentivo á criança ajudar ao próximo, tiramos o foco dela, colocamos no outro e ela consegue a partir dai ir aos poucos desibindo... Que criança não é generosa? não gosta de sentir que está colaborando, e ai já matamos 2 coelhos de uma vez só!
Existe algo mais específico sobre a timidez que eu poderia ajudar vcs?!
Um beijo!!

Rafaela Gonçalves
Psicóloga
CRP 15/2886

Um comentário:

  1. Adorei seu blog, amo ler sobre crianças <3
    E logo logo estarei estudando psicologia também.
    Ótimo trabalho, parabéns

    Beijos, Anielly

    ResponderExcluir