segunda-feira, 20 de junho de 2011

Por que as crianças não obedecem ao NÃO?!



Boa Noite Pessoal!!


Fiquei muito animada com a repercussão do blog! Os comentários foram muitos carinhosos! Começar a escrever sobre algo que eu trabalho todos os dias e que gosto muito esta sendo uma experiência fantástica, e o apoio de todos será sempre importantíssimo!!


Vamos então ao que interessa! Queria complementar o post anterior, sobre a birra infantil, colocando um vídeo bem interessante de uma série que foi exibida no Fantástico há alguns anos, o tema do domingo foi "Por que as crianças não obedecem ao não?" (Caiu como uma luva!)


Pois é, achei interessante que vocês soubessem que as crianças não têm a mesmas condições de entendimento do adulto, cabendo a nós educadores e responsáveis, auxiliá-las nesse processo. O vídeo é bem curtinho, além da explicação neurológica sobre o tema ainda há dicas de como fazer seu filho obedecer de forma saudável!! Então.. Lá vai!





Como tudo na vida precisa de medidas, o fato da criança não entender a palavra Não, não significa que não possa entender o que é certo ou errado, a intenção é apenas demonstrar que existem outras maneiras de colocar limites que não apenas com a negativa. É ai que entram as tãão importantes REGRAS!

O primeiro passo mamães e papais, é discutir entre vocês (só os dois) que rotina a criança deve seguir, lembrando que quanto mais especificada melhor. Tipo: 8:00hs Acordar; 8:20 Café da manhã, etc...
Discutido isso ta na hora colocar no papel, nesse momento a criança participa, compre uma cartolina, canetinhas coloridas e escrevam de forma legível toda a rotina, aos poucos expliquem aos pequenos as mudanças que vão ocorrer! Nesse estágio eu sempre oriento meus clientes a utilizarem o método do incentivo, ou seja, para cada regra cumprida ganha uma estrelinha, por exemplo... Ao final de cada dia um balaço com as estrelinhas que ganharam, n fim de cada semana elas devem ser trocadas por um prêmio, que vai desde algo material até um passeio em família!
Já vi um caso que a criança trocava as estrelinhas por moedas de R$0,05centavos e no fim da semana tinha uma quantia que equivalia a sua mesada! Dessa forma ensinamos várias coisas num único momento, inclusive a importância do dinheiro.
Dica: que personagem seu filho mais gosta? Princesas? troque as estrelinhas por coroinhas, copie as imagens e recorte! Ja para os meninos, pode ser carrinhos! Vale inovar para conseguir o interesse deles em participar!

Que tal começar hoje e ver como vão se sair?! Espero Emails contando sobre a experiência de vocês! Tirem fotos e mandem que eu publico aqui!! Quanto mais ajudarmos uns aos outros mais crianças saudáveis teremos!!

Por hoje vou ficando por aqui! Recebi algumas sugestões, aguardem e logo serão atendidas! Gostaria de colocar um dia fixo para a minha postagem, o que acham?!

Bjos,

Rafaela Gonçalves
Psicóloga
CRP 15/2886


Dicas, reclamações e sugestões?!
orientapais@hotmail.com

5 comentários:

  1. um dia lendo um blog sobre uma mãe que escrevia o passo a passo do crescimento do filho, ela escreveu exatamente sobre a dificuldade dela em toda vez que dizia "não faça isso fulaninho" ele sorria e ia lá e voltava a fazer a mesma coisa... e ela perguntava o q acontecia que o filho era assim... rs lendo esse post, logo pensei nela... vou indicar com certeza
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Sempre achei interessante este fato das crianças n obedecerem ao não... é de extrema importância que os pais entendam isso, pois, o relacionamento com seus filhos iriam mudar muito.
    Adorei! bju!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal essa questao de organizar a rotina. Acho que incentiva a criança a seguir as tarefas diárias. Acho que vou adotar o sistema aqui em casa.

    ResponderExcluir
  4. Boa dica. Como sugestão para próximos temas, como por limites aos avós permissivos na criação dos filhos.

    ô coisa difícil.
    rsrrs

    ResponderExcluir
  5. Marcia de Moraes arruda28 de junho de 2011 às 22:12

    excelente.

    ResponderExcluir