quinta-feira, 30 de junho de 2011

Concordando nos Objetivos



Boa Noite!! Antes de qualquer coisa gostaria de agradecer todos os emails carinhosos que tenho recebido de apoio ao blog!! É muito importante esse feedback, pois eu utilizo como termômetro para os temas que mais precisam de discussão!! Tenho aprendido bastante com essa experiência e pretendo continuar postando aqui sempre com novidades!!
No assunto de hoje trataremos apenas com os adultos! Quando a comunicação entre os responsáveis pela criança é clara e frequente o resultado certamente será positivo. E uma boa comunicação requer muiiita fala e muiiita conversa!
Antes de qualquer atitude para mudança, os responsáveis precisam determinar quais comportamentos que desejam obter dali pra frente, discutam sobre os valores da família, são eles quem determinam muitas vezes se uma mudança será eficaz, ter vontade de mudar é o primeiro passo, fazer a mudança acontecer leva um pouco mais de tempo, dedicação e persistência!!
Dou sempre muita ênfase á fase de preparação porque objetivos claros são como setas de sinalização num caminho, em alguns momentos podemos achar que estamos perdidos, então é só prestar atenção na estrada e encontramos guias!
Não descartem nenhuma idéia, muito pelo contrário, quanto mais idéias, mais possibilidades de mudanças, depois dessa primeira fase de reconhecimento de mudança e determinação de comportamentos desejáveis, está na hora da triagem, e aqui está o maior segredo! Os pais acreditam que a mudança vai acontecer da noite para o dia, mais se preparem... os pequenos vão resistir!! Mais vocês devem permanecer firmes, isso fará toooda diferença! Então... comecem cumprindo com uma rotina, nada de muitas regras, nem muitos detalhes, isso só vai confudir, vamos fazer aos poucos para que possa ser cumprido com excelência! É preciso ser REALISTA!
Vamos á um exemplo prático??
A Srª X achava engraçadinho quado seu filho, o Xzinho, falava como um bebê, frequentemente era possível encontrá-la recompensando o filho por este comportamento. Já o Sr X acreditava que esse comportamento não era nada bonitinho e brigava com o filho sempre que ele fala como um bebê! E agora?? Xzinho estava sendo recompensado e castigado pelo tal comportamento! Temos uma criança altamente confusa! Em alguns anos (talvez nem tanto tempo assim) teremos alguém com problemas emocionais e comportamentais!
É comum encontrarmos pais (especialmente mães) com um sentimento de culpa elevado, e frases tipo "eu cometi muitos erros!", "Poderia ter dado mais", etc.. Como uma autêntica perfeccionista, acredito eu que sempre podemos fazer mais, porém é preciso entender que fazemos em cada momento o que estamos conseguindo, se não está bom, vamos promover mudanças! A culpa não leva nada á lugar nenhum e ainda ocupa o espaço que deveria estar preenchido de idéias saudáveis!!
Por hoje é só! O que acharam?? Como está o diálogo na sua casa?

O próximo tema será Agressividade, o que acham?? Tem algo que gostariam de saber especificamente??

Bjos,
Rafaela Gonçalves
Psicóloga
CRP15/2886

Sugestões, dúvidas ou reclamações?
orientapais@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário