quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Transtorno do Estresse Pós Traumático



Bom dia!! Faz uns dias que não apareço aqui... Esse fim de ano me trouxe menos disposição do que eu gostaria, então, tenho me dado esse "luxo" de descansar algumas vezes!
O tema que trago hoje é novo pra mim também, nunca recebi nenhuma criança com Transtorno de Estresse Pós traumático, mais acho interessante sempre ler sobre diversos temas, até para podermos avaliar com mais precisão, aos pais acredito que quanto mais eles conhecem sobre o desenvolvimento infantil mais podem ajudar de forma precoce ou até preventiva seus filhos.

De forma simplória podemos dizer que o TEPT (como é carinhosamente conhecido) é um quadro psicopatológico que pode ser desenvolvido depois de algum evento estressor, e este pode ter causas diversas, desde acidentes, maus tratos, abusos á guerras, desastres naturais, etc.. Poderíamos encaixar em qualquer um desses eventos como difícil de digerir, ou acomodar as sensações dentro da criança, desencadeando assim (nem todas as vezes) comportamentos diferentes do habitual.

Um dos sintomas mais visiveis e que devem servir de alerta para os pais, seria a revivência da cena, em brincadeiras e jogos ou na fala consciente, ou seja a criança está presa tentando elaborar a experiência, outro sintomas bem comuns seriam o aparecimento de medos e pesadelos com ou sem conteúdo relacionado ao trauma, interesse diminuído em atividades habituais; dificuldades de memória; perda de habilidades já adquiridas e retrocesso no desenvolvimento entre um tanto de outros. Em relação aos sintomas de excitabilidade fisiológica aumentada, crianças podem manifestar transtorno de sono; irritabilidade e raiva; dificuldade de concentração e consequentemente aprendizagem, etc.
O período de surgimento do quadro pode variar entre um e seis meses após o trauma, e geralmente não ultrapassa esse limite, o diagnóstico e os critérios de avaliação são específicos e diferenciados para crianças e adultos, apesar de alguns sintomas aparecerem de forma igual, a fase de desenvolvimento está diferente, ou seja, cada um dentro da sua etapa pode desenvolver o transtorno Sendo assim, não é só seu filho que pode apresentar esses sintomas, vemos muitas mães que choram a dor dos seus filhos e acabam adquirindo ela pra si, em outros casos, pais e filhos podem estar juntos e apenas um deles desencandear o TEPT. Tudo é uma questão de avaliação feita por um profissional competente e capacitado.

É importante salientar que, em todos os casos e transtornos, é necessário desenvolvermos a capacidade de "ouvir" a criança, prestar atenção na sua queixa, na sua dor. Muitas vezes na nossa capacidade de entender o que está se passando queremos que as crianças acompanhem nosso ritmo e cada um tem seu próprio tempo de elaborar, escute, acolha e converse sobre o trauma, mais um cuidado sempre deve ser tomado, ao cuidar não devemos ignorar a capacidade de recuperação da criança, muitas dores eles vão ter que aprender a curar sozinhos, e mesmo parecendo um absurdo, nem tudo na vida do seu filho vocês -papais e mamães- vão conseguir resolver, mais vocês podem, ensina-los a buscar essa força que existe dentro de cada um de nós para ficar bem de novo!!

Lembrando que se os sintomas persistem a ajuda de profissional psicólogo ou até mesmo um psiquiatra podem ser de uma importância ímpar!


Por hoje é só!!


O próximo tema ainda está em fase de escolha, mais tenho começado a pesquisar sobre a escolha da escola ideal e coisas relacionadas a vida acadêmica dos pequenos!!


Um bom Fim de Semana!!



Bjos!!



Rafaela Gonçalves

Psicóloga

CRP 15/2886




Sugestões, dúvidas ou reclamações?

Nenhum comentário:

Postar um comentário