quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Nossa convidada Michelle Bezerra fala sobre: Gameterapia!

Bom dia!! Eu falei que nosso blog teria novidades?! Pois é, teremos! a primeira novidade é que estou planejando mudanças no layout! já tenho a idéia, agora vou me organizar para deixar ele mais bonitinho!! A segunda novidade é que eu to me esforçando para semanalmente trazer um profissional que trabalhe com a criança, para que todos nós possamos ampliar nossos conhecimentos! Hoje nossa convidada é uma amiga muito competente e apaixonada pelo que faz! Leiam com carinho o artigo que a Terapeuta Ocupacional Michelle Bezerra preparou e tirem suas próprias conclusões!!Vamos lá?!

Os novos tempos chegaram, uma nova geração de video games surgiu e com isso novas formas de diversão e de tratamentos. Vocês devem estar pensando neste momento: " Video Game e tratamento. Como assim?". Assim sendo caros leitores; A nova geração de video games deixa para trás aquele paradigma sobre os games, onde apenas os dedos e a mente trabalham e consequentemente o sedentarismo e a reclusão social aparecem para afetar toda uma rotina saúdável das crianças. Agora a "onda" é movimentar-se, quanto mais movimento, mais divertido e estimulante é o jogo.
Na geração anterior de video games, poucos eram os pais que sentavam ao lado de seu filho para fazer companhia em uma partida, muitos nem se quer sabiam o que seus filhos jogavam, por sua vez os filhos permaneciam trancados no quarto tentando bater recordes ou competindo com colegas ou desconhecidos. "Quem nunca viu o viveu um caso assim?", pois bem, chegou a hora de mudar isso!
Atualmente os games necessitam de espaço, por isso muitas crianças e jovens optam por jogar em uma área mais social da casa, a sala de estar, onde a tv de alta definição encontra-se e geralmente há espaço necessários para uma boa jogabilidade. Com essa saída de um ambiente fechado para um ambiente comum da casa, mais pessoas passam a ter conhecimento e interesse nessa nova tecnologia; o teor dos jogos passam a ser mais interativos, pois o movimento do corpo é que comanda o jogo. O esforço para executar bem as jogadas provoca impactos positivos no organismo. Há o fortalecimento da musculatura, maior facilidade para desenvolver e/ou recuperar movimentos, estímulo da atividade cerebral e aumento da capacidade de concentração, atenção e de equilíbrio.
Foi observando esses fatores benéficos dos jogos, que Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas e Psicólogos, passaram a ter interesse nesta "ferramenta" como técnica para reabilitação física e cognitiva.
Aos poucos terapeutas ocupacionais e psicólogos passam a trabalhar em clínicas usando os jogos virtuais , pois, enquanto joga, a criança estimula a memória, a coordenação cognitiva e o desenvolvimento motor. E logo os benefícios aparecem. As crianças ganham auto-estima e têm mais facilidade para se socializar na escola. A atenção que o jogo exige garante um melhor rendimento na escola. A brincadeira pode ser um ótimo incentivo para a criança começar a se exercitar e perder peso e diminuir sua reclusão social. É importante ressaltar aqui que Terapia é feita com profissionais capacitados, que avaliam cada cliente e determinam um plano de tratamento conforme as necessidades apresentadas. Comprar um video game e jogar em casa é apenas um ato de diversão e não uma terapia ou tratamento. O uso indevido e inadequado destes jogos, poderá ocasionar lesões, por ser ele uma atividade que requer movimentos, é necessário respeitar os limites do corpo.
Falei até o momento apenas do uso da chamada gameterapia em crianças, mas esta terapia é utilizada em adultos e idosos, e nestes útlimos, estudos comprovam grandes benefícios como a melhora da qualidade de vida,pois a atividade melhora no equilíbrio, proporciona maior amplitude de movimentos, diminuiui a ocorrência de depressão, além de estimular aspectos cognitivos como melhora da atenção, memória e concentração, dentre outros fatores.
Caso tenham alguma curiosidade ou dúvida, postem comentários que buscarei responder na medida do possível. Agradeço a vocês pela atenção e a minha amiga e competente profissional a Psicóloga Rafaela Gonçalves pelo espaço cedido!
Meu nome é Michelle Bezerra, Terpeuta Ocupacional (CREFITO 11942-TO 1ª Região) capacitada a atender crianças e adultos para reabilitação física e cognitiva através de técnicas convencionais e com video game (reabilitação através da realidade virtual). Atendo na Clínica Physical no telefone (82)3327-7800

E ai o que acharam?! Eu me surpreendi com os resultados obtidos, acredito que quanto mais a gente divide o que sabe mais gente se beneficia! Obrigada Michelle pela prontidão em estar aqui no blog você é sempre bem vinda!!

Até a próxima semana!

Rafaela Gonçalves
Psicóloga
CRP 15/2886

Sugestões, dúvidas ou reclamações?!

5 comentários:

  1. Tem que de repente como tudo na vida,e como toda forma de lúdicidade que tem como objetivo final ser terapêutica, não ser algo que implique o execesso pois aí deixaria de ser algo saudável.

    ResponderExcluir
  2. Oi rafaela, parabéns pelo post e à Michelle Bezerra, maravilhosa essa informação. bjO's mil...

    ResponderExcluir
  3. Olá, Rafaela e Michelle! Adorei o post e fiquei muito contente em conhecer mais um espaço para divulgação e discussão de novas abordagens junto à clientela pediátrica! Estão de parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Correção excesso(palavra). desculpe o meu erro de escrita.

    ResponderExcluir
  5. Correção excesso(palavra). desculpe o meu erro de escrita.

    ResponderExcluir