segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Semana da Pessoa com Deficiência

Boa tarde!!! Essa semana em Maceió está acontecendo a Semana da pessoa com deficiência, como vocês sabem trabalho na Pestalozzi e lá atendemos crianças a partir de 0 anos com uma equipe multidisciplinar, acho importante quando a cidade se mobiliza para promover momentos como esse, afinal se melhorar enquanto profissional é também uma melhora enquanto pessoa!! Abaixo segue a reportagem com detalhes dos dias, horários e temas abordados, para quem se interessar!!

Com o intuito de promover a integração entre as pessoas com deficiência em todos os níveis sociais, será realizada, no período de 20 a 26 de agosto, a Semana da Pessoa com Deficiência. O evento, que conta com programação em Maceió e Arapiraca, visa orientar a população sobre os direitos e deveres das pessoas com deficiência. A iniciativa faz parte de uma parceria entre as secretaria estaduais e municipais de Saúde, de Educação e do Esporte, do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional e de Articulação Social. 
Segundo Ernestino Veiga, gerente do Núcleo do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, “muito se fala sobre os direitos das pessoas com deficiência, mas é necessário também esclarecer os deveres. Muitas vezes esses pacientes lutam para conseguir um atendimento e quando conseguem, faltam”, explicou o gerente, informando que em Alagoas, segundo dados do IBGE, 26,7% da população tem pelo menos algum tipo de deficiência e no Brasil o dado é de 27,7%. Por essa razão, Ernestino Veiga enfatiza uma atuação cidadã, que vai envolver secretarias estaduais e municipais na 16ª semana de ações, além do envolvimento de instituições como Pestalozzi, Assista, Fandown, Lourdinha Vieira, APAE e FUNCAE. 
Dessa forma, inclusão da pessoa com deficiência se dá, transformando os ambientes, eliminando barreiras Programação – Em Maceió, as ações começam na segunda-feira (20) com a abertura da Semana de Educação Especial, quando a professora Vera Lúcia Gomes Carbonari, do departamento da Educação Especial do Ministério da Saúde, profere palestra sobre a Política da Educação Especial. A abertura acontece às 19h, no auditório do Senai, no Poço. O auditório do Senai sedia ainda, na terça-feira (21), das 8h às 11h30, a mesa redonda sobre “Um olhar voltado para uma nova perspectiva na Educação Inclusiva”. Das 14h30 às 16h30, acontece a segunda mesa redonda, que debate o “Atendimento Especializado”.
A programação conta ainda com desfile de moda, que acontece na quarta-feira (22) no shopping Pátio Maceió, das 15h às 18h e também a exposição de uma sala montada de educação especial, das 11h às 18h. Na quinta-feira (23), das 8h às 12h, no Sesi Cambona Albano Franco, acontecem competições de esportes paraolímpicas de futsal, corrida e arremesso. Na sexta-feira (24), das 8h às 17h, no Centro de Maceió, a ação é voltada para exposição dos trabalhos das instituições por meio de apresentação cultural e panfletagem. No mesmo dia, no Centro de Arapiraca, serão divulgados os serviços da Rede de Reabilitação, das 9h às 13h. A programação encerra no domingo (26), das 9h às 11h, com caminhada na orla de Pajuçara, com estudantes das instituições, centros especializados e escolas polos da Rede Estadual.

Fonte: sesau

Por hoje é só!
Um beijo

Rafaela Gonçalves
CRP15/2886

Nenhum comentário:

Postar um comentário