domingo, 23 de novembro de 2014

Insatisfações infantis!


Boa Tarde!! 
Nosso tema hoje vem a partir de uma observação ao longo desse ano no espaço da brinquedoteca, recebemos crianças á partir de um ano de idade, então tenho um laboratório bem extenso de observações, e vou compartilhar com vocês!!
Como ser humano, temos nos aprimorado na arte da insatisfação, e o que é pior, ensinado nossos filhos a viver eternamente como se nada, nem ninguém fosse suficiente para estarmos bem! Por um lado, existe o aspecto positivo, onde a gente entende (muitas vezes "na marra") que somos nós os responsáveis pelas nossas felicidades, porém por outro lado, convivemos com a eterna angustia do querer mais, mais e mais... e nunca ser suficiente!
Algumas vezes há mães que nos dizem que seu filho não gostou disso ou daquilo... que chegou reclamando disso ou daquilo... Será que essa mãe/pai está ajudando seu filho a resolver seus conflitos? Não seria mais interessante ajudá-lo a mudar o comportamento ou reação e pedir que observasse como o resultado final mudaria?! Eles não amarão menos vocês, se no lugar de resolver por eles, ajudá-los a resolver sozinho!
Nenhum dos pais, quer ver seu filho em sofrimento, mais isso pode gerar uma bola de neve.. Onde a criança passa a entender que ela, deve ser atendida imediatamente em suas necessidades... e como adultos sabemos que as coisas não funcionam assim!! 
Fiz um teste um dia desse com uma criança que tem um perfil de insatisfação, passei horas atendendo todos os pedidos, intervi por ela, resolvi, atendi: resultado?! continuou insatisfeita! e o pior, me culpando!! rsrsrsrs
Estamos chegando numa época em que eles ganham presentes, clarooo que por ai eles já devem ter dado algumas idéias do que querem que papai noel traga, mais... se por algum motivo vocês não puderem ofertar o presente pedido??  Natal estragado?? De jeito nenhum! é nossa função ajudá-los a ficar bem, sabendo que a grande satisfação está em como lidamos com as situações!
Deixo aqui uma reflexão, como vocês lidam com a frustração da insatisfação? 
Escrevam, comentem, mandem emails!!

Beijoss


Rafaela Gonçalves
Psicóloga
CRP15/2886


sugestões, dúvidas ou reclamações
orientapais@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário