Bom... Vamos ao que interessa! Resolvi falar de agressividade porque há umas semanas recebi um clientinho que têm deixado a mamãe bastante preocupada. Do "NADA" ele está tendo crises de raiva, jogando tudo para o alto, gritando, batendo e até se machucando... Ela não sabe mais o que fazer e negociar as estrelinhas está cada vez mais dificil...Sabemos que a agressividade é uma energia tão importante quanto qualquer outra, ela nos impulsiona a conseguir o que desejamos. O problema começa quando, sem saber o que fazer com essa energia as crianças tentam se livrar dela dela de qualquer jeito, causando um caos! Na maioria das vezes a agrssividade é despertada pela frustração, então percebam se naquele momento é isso que está acontecendo, devido a imaturidade emocional, os pequenos não conseguem expressar de forma correta, então precisamos acolher aquele momento e ensinar o jeito certo de fazer (Ser FIRME é demonstrar carinho, por mais que naquele momento seus filhos falem que vão te odiar!).
É importantíssimo investigar desde quando a criança apresenta este quadro, a chegada de um irmãozinho (a) é campeã de audiência; além desse existem outros fatores tais como: birra, medo, a ja falada frustação e etc. Sabendo de onde vem ta na hora de se trabalhar as emoções! Neste estágio, em alguns casos, é importante procurar ajuda de um profissional da área, ele te ajudará a entender o que está acontecendo e ajudará a criança a liberar essa energia de forma saudável!
Mais o que pode ser feito em casa mesmo?? Se for uma criança mais madura converse com ela sobre como está se sentindo, explique que existem outros jeitos dela ficar melhor e conte uma história que adoro contar aos meus clientinhos, o título é: "Deixe a raiva secar" e vocês encontrarão nessa página ela completinha http://www.otimismoemrede.com/deixearaivasecar.html
Já para os menores a dica é algo mais "movimentado" escolha um lugar (seguro) da casa, pergunte onde ele sente a raiva, a maioria responderá nas mãos, e escolha uma almofada que será a eleita "almofada da raiva" peça que ele bata na almofada até se sentir melhor. Quando estiver mais calmo, explique que ele pode fazer isso ali, porque a almofada não se machuca, e consequentemente ele tambémm... á medida que for crescendo e adquirindo a maturidade emocional vá ensinando outras formas de liberar essa energia. Muitas vezes o esporte ajuda bastante a controlar esse impulso!
Por Hoje é só!! Se tiverem dúvidas mais específicas podem entrar em contato pelo email!!
Bjos,
Rafaela Gonçalves
Psicóloga
CRP 15/2886
Sugetões, dúvidas, reclamações?
orientapais@hotmail.com
Rafaela, adorei a interface do seu blog para celular. Estou em um agora. O tema é interessantíssimo. Lido com episódios de raiva infantil diariamente. Maria Clara já me disse "eu te odeio" mais de uma vez, mas quando a raiva passa, se derrete dizendo que sou a melhor mãe do mundo. Se eu tivesse uma autoestima mais frágil, já teria cedido a suas chantagens.
ResponderExcluirAinda não pus seu blog na minha listinha, mas vou fazer isso sem falta. Estive atrapalhada com a mudança do site.
Claudinha
Rafa, to amaaanndooo seu blog! Parabéns!
ResponderExcluirsem dúvidas um tema bastante preocupante para os pais...
ResponderExcluirjá vi filhos xingarem, baterem entre tantas outras coisas n]que penseo, quando tiver meu filho, será que vai ser assim tb? hehehe
beijo e sucesso
PS: quero meu marcador!
slaponthelook.blogspo.com segue lá bjinhos!
ResponderExcluiradorei suas dicas, vou usar com meus primos kkkkkk, ja indiquei as minhas tias!
ResponderExcluirja estou te seguindo!
ResponderExcluirbjinhoss:**
Dica ótima.
ResponderExcluirComo sugestão próximo tema, Separação dos Pais.
Abraços.
Oi Rafa, parabéns pelo tópico, muito bom mesmo! E deixo como sugestão, "percepção de um comportamento agressivo numa criança de dois anos, após a separação dos pais." Que atitudes tomar, o que fazer e como dialogar (se possível) com ele? Obrigada e aguardo ansiosa sua resposta.
ResponderExcluirParabéns Rafaela,
ResponderExcluirEste assunto é muito importante para o futuro de nossos filhos,continue sempre presente,um forte abraço.
Potiguara
Adorei, Rafaela! Qualquer dia desses, você pode escrever, por favor, dicas sobre como lidar com birras infantis (bebês de 2 anos)... Li bastante, e os especialistas falam sobre os 'terríveis 2 anos', dizem que é normal etc. Mas como lidar com isto? Qual postura devem ter os pais? Converso bastante com minha bebê de 1ano e 9meses, nunca bati, olho nos olhinhos dela. Mas nada funciona. As birras estão cada vez piores, além do fato de só querer colo e pedir tudo choramingando. Socorro!!!
ResponderExcluirObrigadíssima, desde já!
Lis. (lis.sand78@gmail.com)
Olá Rafaela. Sou seguidora do seu blog e goato muito dos seus artigos. Parabéns pela iniciativa, vai ajudar bastante os pais a educarem seus filhos. Eu como mãe adoro!
ResponderExcluir