domingo, 19 de junho de 2011

A estréia!!

Pensei bastante como escreveria o meu primeiro post oficial!! Muitas dúvidas sobre: por onde começar?? Que temas seriam mais legais para um primeiro encontro?!
Resolvi então seguir minha intuição!!
Essa semana navegando em sites sobre a birra infantil, encontrei um livro da editora Sextante intitulado de "Como fazer seu filho trocar o NÃO pelo SIM" não tive dúvidas e adquiri um exemplar, o livro é cheio de dicas práticas, idéias bem simples que podem ser aplicadas no dia a dia com a criança. O problema da tão temida birra começa com o auto controle dos pais, que na maioria das vezes desaparece quando a criança cai no choro. Gritar, perder o controle acaba reforçando esse comportamento inadequado, que na verdade já começou lá atras quando ainda era um bebê e chorava porque não queria ficar no berço, por exemplo, e os pais então já cansados de uma noite dificil, cedem a tentação e "ensinam", mesmo sem querer, que seus filhos podem conseguir o que querem agindo de forma negativa.
Vejo que os pais na maioria das vezes reforçam um comportamento negativo, sem perceberem que desde cedo as crianças aprendem a arte de manipular. Entendem que os pais vão ceder ao "Show" a qualquer momento.
Mais o que fazer quando o problema já existe? como reverter uma situação que aparentemente está fora do controle?
A primeira coisa a se pensar é, vocês não serão pais maus por colocarem limites, na verdade limite é uma forma de amor, nenhuma criança ficará doente, ou terá problemas psiquicos se os pais forem firmes no que acreditam que seja o melhor para elas, lembrem-se que os valores precisam ser construídos, e o ensinamento na prática é mais proveitoso do que horas á fio de conversa... Olhe nos olhos do seu filho e com uma voz firme e no tom natural, explique que entende que ele possa estar chateado, mais que aquele não vai ser o jeito que resolverão, não dê muitas explicações, na hora da crise não é hora de conversa, deixe para explicar as regras quando estiver tudo mais calmo. E o mais importante... NÃO CEDA!!
a segunda coisa é trocar imediatamente as afirmações: "Meu filho me deixa maluco" "Odeio como você me desafia", "Além de tudo que eu aturo, ainda tenho um filho mal criado", etc...
As afirmações negativas fecham possibilidades de mudanças, já as positivas ajudam a criança a cooperar e obedecer. Vejam como soa melhor : "eu entendo que você não quer ir embora agora, mais ás vezes temos que fazer coisas que nos desagradam" "Quando você tiver feito o que lhe foi pedido, estará livre para fazer o que quiser" etc...
Existe ainda as famosas e pouco cumpridas regras! Esse tópico vai ganhar um post especial, durante a semana, vou mostrar a vocês porque a criança não obedece ao NÃO, e o que se pode fazer para que as regras da casa sejam cumpridas e automaticamente a birra seja diminuida.
O trabalho de educar é árduo e bem longo, mais ao mesmo tempo é prazeiroso e bastante recompensador, é importante lembrar que os pais constroem a confiança dos filhos ajudando-os a tomar decisões, seguir regras e aceitar as consequencias de suas escolhas, filhos sem limites acabam sendo uma pessoa que não suportam frustração e que mais na frente tem dificuldades de relacionamento.
--> Imagem da capa do livro "Como fazer seu filho trocar o NÃO pelo SIM"













E vocês? o que acham?? Como lidam com as birras dos seus filhos?
Esperam que tenham gostado!!
Bjos,

Rafaela Gonçalves
Psicóloga
CRP 15/2886

7 comentários:

  1. Muito legal o blog, Rafa! Vou acompanhar as postagens sempre! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Parabéns,vc realmente é muito competente e tbm preocupada com este assunto, continue sempre assim.

    ResponderExcluir
  3. Rafa, adoreei a iniciativa, acompanharei e recomendarei!!! Quanto ao tema, é realmente difícil impor limites, tento não sucumbir às manhas e normalmente consigo. O maior problema mesmo é qdo ocorre interferência familiar... Faça um post depois sobre como dar limites à família em relacao a educacao e rotina da crianca, vai ajudar muuuito!! Kkkkk bjos! Adorei!

    ResponderExcluir
  4. Adorei!!!
    Parabéns.
    Vou recomendar para várias amigas e irmãs tb!

    ResponderExcluir
  5. Lindo blog... acho q sua iniciativa vai ajudar a mta gente!!!!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom...toda orientação positiva é válida para ajudar na educação de nossos filhos, ainda mais quando dispomos de pouco tempo com eles.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Rafa, seu blog ficou muito bom. So pensei nos meus sobrinhos. Amei mesmo.Parabens!!!!

    ResponderExcluir