segunda-feira, 27 de junho de 2011

O brinquedo certo




Bom dia!! Como estão de feriadão??


Hoje gostaria de falar de um assunto um pouco mais leve, mais não menos importante!! Os tãããão necessários BRINQUEDOS!

Estive estudando os casos dos meus clientes no feriado, sendo a maioria criança preciso pensar duas vezes, uma para orientar o tratamento dentro do consultório, e outra para orientar os pais fora do ambiente terapêutico. Entre tantas outras cheguei a uma conclusão que me preocupou um pouco, a maioria das crianças estão brincando com os brinquedos errados, sendo na maioria das vezes para idades acima das deles...

Vamos do começo... Para que servem os brinquedos?? Quando faço essa pergunta a maioria me responde "ahh, para que ele fique quieto uns instantes!" , mais na verdade os brinquedos/brincadeiras são assuntos muito sérios, porque é a partir dessa relação que os pequenos desenvolvem sua linguagem e pensamento,compreendem e aprendem a se relacionar com o mundo, o brincar é uma preparação para as relações futuras. Entra ai então, a importância do brinquedo certo, porque naquela idade, a fase de desenvolvimento da criança está limitada á algumas aprendizagens e querer pular essa etapa pode ser frustrante! Vamos á prática!


Algumas vezes no consultório faço uma sessão em que participam os pais junto com a criança, quero observar como é a relação dos dois, então disponibilizo vários jogos (adequados ou não para a idade do filho) e peço que eles brinquem nos 50 minutos, enquanto eu apenas observo para uma conversa futura hehehe, sabe qual a minha observação frequente? os pais quando não olham a idade de cada joguinho para saber se é adequado, pegam de propósito um acima da idade e desafiam o filho com a pergunta clássica: "Será que você consegue??" E o resultado disso: Frustração desnecessária! A criança fica altamente irritada porque na maioria das vezes não consegue, ou percebem que os pais manipulam a brincadeira mudando as regrinhas para que possam brincar, e assim o objetivo do jogo vai por água abaixo, além de passar uma mensagem inadequada para um cérebro em desenvolvimento! Mais tudo na vida é aprendizado, e assim como as crianças os adultos também têm muito que melhorar se estiverem abertos á isso! Na hora da entrevista minha sugestão é: estude sobre a idade do seu filho! O que ele já tem condição de fazer? O que já pode ser estimulado?? Achei um site bem legal que fala um pouco disso, aos interessados o endereço é: http://www.maniakids.com.br/blog/o-brinquedo-certo-para-cada-idade-parte-2/ Nele vocês encontrarão uma descrição de cada idade e as brincadeiras ideais!

Uso muitos jogos e brinquedos, tenho me especializado nessa área de atendimento e sei que aqui em Maceió não existem muitas opções de lojas especializadas, gosto muito de comprar nas lojas RI HAPPY lá no shopping Pátio Maceió, é bem completa e dividida em setores, é uma dica tanto para os papais e mamães, quanto ás colegas Psicólogas. Ainda tem uma outra que é especializada em brinquedos educativos, o site é http://www.sonhodecrianca-al.com.br/ , fica na Ponta Verde aqui em Maceió também, o preço é mais salgadinho, porém a variedade e exclusividade dos joguinhos vale a pena, ir la é sinal de cartão de crédito estourado no meu caso!!

Sei que o dia a dia muitas vezes não permite essa disponibilidade em parar, brincar, observar, etc... Por isso destaco a importância na hora de presentear ás crianças com algo que vá ajudá-la no seu crescimento e desenvolvimento! E a dica maiss preciosa ainda é aquela que diz que quantidade não é qualidade, mais vale meia hora rabiscando papel junto com seus filhos do que algo muiiito caro, mais que ele só pode brincar sozinho!! E se precisarem de sugestões podem entrar em contato !!



Por hoje é só!! O que acharam?? Como escolhem os brinquedos dos seus filhos??



Bjoss



Rafaela Gonçalves

Psicóloga

CRP15/2886






Sugestões, dúvidas ou reclamações??

3 comentários:

  1. Excelente post, Rafaela. Essa é uma questão muito importante e que muitas vezes passa desapercebida. Parabéns por falar tão bem sobre o assunto!

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez, adorei o post!!!! Os gostos da Ceci são meu termômetro na hora do brinquedinho novo. Acho q assim eh mais dificil de errar neah? Beijoss

    ResponderExcluir
  3. Parabens pelo post
    sempre dicas saudáveis..
    acho que 90% dos pais fazem essa competição sem perceber... ou muitas vezes compra aquele abaixo da idade so pra fazer o gosto do filho, que acaba deixando de lado...

    ResponderExcluir