sexta-feira, 24 de junho de 2011

A interferência da família na Educação


Olá! Essa semana recebi alguns pedidos sobre um tema bastante delicado... A interferência de terceiros (leia-se família) na educação dos filhos.
Depois do nascimento de um filho o grande drama feminino é: Ficar ou não em casa para cuidar da criança?, quando a sobrevivência passa a falar mais alto do que a educação, os pais precisam trabalhar o dia inteiro, entrando em ação o auxílio de terceiros, sendo mais comum a ajuda de babás, avós, creches em geral.
Quando a ajuda vem da babá ou da escola, os cuidados básicos precisam ser reforçados, boa orientação á babá e boa escolha da creche, isso precisa tomar um tempo e dedicação, afinal vocês entregarão suas crianças para os cuidados de outros! Só que o grande problema (não chamaria problema, mais impasse) está quando a escolha são os avós.
Como chamaríamos os avós? Vilões ou salvadores?? Nenhum dos termos se encaixa pra mim, na verdade. A maioria dos avós acreditam que, dentro de uma visão comodista, os netos nascem para eles curtirem o que não puderam dos próprios filhos. Então, os pais proíbem, os avós permitem e a confusão se instala!
Diante dos filhinhos dos filhos, os avós cheio de tempo livre e com amor transbordando metem os pés pelas mãos nos excessos e não colaboram em nada a criança entender o significado do não!
Içami Tiba, um psiquiatra conceituadíssimo, e escritor de livros que são verdadeiros manuais como "Quem ama, educa!", nos fala que essa convivência tende a ser muito valiosa, e que pais e avós podem ser complementares na educação. Afinal, com tantas atribuições no dia a dia, a disponibilidade de ouvir, transmitir a cultura da família, entre outras coisas, dá pontos extras aos avós!
Acredito que a dificuldade maior aparece quando os pais não deixam claro o que os avós podem interferir, em que situações estão sendo invasivos; Na maioria das vezes apenas entregam a criança, sem especificações e depois passam a criticar as atitudes tomadas! Ai cria-se uma rede de injustiças e luta pelo mais forte e mais sábio!
O que fazer?? Como colocar limites sem gerar desconforto?? Bom, uma boa e rápida saída é entrar num acordo, na casa da vovó as regras são as dela, em casa as regras são as dos pais. Explique aos avós que, estão tendo dificuldades de colocar limites e por isso novas regrinhas serão impostas! Agora... se a criança passa muito tempo com os avós, estabeleçam juntos uma rotina, como ja foi explicado no post "Por que as crianças não obedecem ao não!" e escolham um dia para que os avós possam extravasar!! Nesse dia, toda sexta, por exemplo, o vale-vovó está permitido!

Bom gente, acho que por hoje é só!! Tem mais algumas dicas do que pode ser feito, mais acho que de maneira geral o diálogo é sempre mais valioso!
Espero que tenham gostado!!

Bjos,

Rafaela Gonçalves
Psicóloga
CRP 15/2886



Sugestões, dúvidas ou reclamações?
orientapais@hotmail.com

2 comentários:

  1. É bem difícil mesmo, pois muitas vezes ficamos até constrangidos de chamar a atenção da vovó que faz todas as vontades das netinhas... Precisamos o tempo todo mostrar a importância de manter certas combinações em qualquer ambiente!!!
    Estou adorando os temas...boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei esse tema. Me identifico bastante com a situação! As dicas foram muito boas!!! Parabéns!

    ResponderExcluir