terça-feira, 12 de julho de 2011

A chegada do irmãozinho!!





Boa Noite!! Desde o último post muita coisa aconteceu! Recebi uma ligação de uma colega da faculdade que hoje é Psicóloga na Bahia, a Juliana Nicácio, eu fiquei tão feliz com o carinho dela que quero deixar aqui o meu registro!! Também tenho recebido muitos comentários, alguns porém anônimos, esse espaço é para isso mesmo, deixar as suas opiniões e dúvidas para que eu possa ajudá-los sempre, mais fico sem condições de responder porque não tenho o contato! Deixo aqui então a minha sugestão, podem mandar emails para o orientapais@hotmail.com, não precisa se identificar, apenas para que eu possa enviar alguma sugestão, caso tenha, do comentário feito!! Estou muito animada em vê-los sugerir temas!! Mais vamos ao que interessa agora!!


Nosso tema hoje é bastante delicado... Minhas amigas Psicólogas com certeza já atenderam pais que, preocupados com o comportamento diferente do(s) filho(s) mais velho(s) após o nascimento de outro filho, procuram ajuda de um profissional! Pois bem... Vamos ao início!

Antes de qualquer casal ter um filho, eles eram apenas um casal! A partir da chegada de uma criança que inconscientemente formamos uma família. Tudo é novidade, cuidados excessivos, medos gigantes e uma séries de preocupações que antes, nem imaginavam que pudessem ter!

Assim geralmente nasce o primogênito... Os pais estão tããõ preocupados em fazer tudo certinho que muitas vezes não desfrutam de momentos que não podem ser repetidos... É ai onde começam na verdade os grandes problemas dos irmãozinhos ciumentos, porque no segundo filho, o casal está mais "relaxado" e já sabe que algumas preocupações não precisam de tanto alarde, e conseguem desfrutar da relação de forma mais tranquila! Agora eles querem curtir o que não puderam na primeira vez... Mais como preparar a chegada de um bebê??

É importante que, todas as alterações sejam feitas antes do neném nascer, para que ele não acredite que por conta do novo menbro da família tudo mudou, por exemplo, vai precisar da ajuda de uma babá? contrate-a meses antes do nascimento, assim o mais velho já se acostumará com a companhia dela e te exigirá menos atenção... Envolva-o no processo... Escolha do nome, escolha das cores do enxoval, etc. É importante que ele esteja bem seguro de cada passo que está sendo dado, afinal muita coisa vai mudar e certamente ele está bastante inseguro...

Mais e se o bebê já nasceu e só agora que o comportamento mudou?? Cada criança reage de uma forma diferente... Umas ficam agressivas, outras tristes, outras tímidas... Não existe um padrão. Perceba como está seu filho, pode ate ser que, no caso de um terceiro filho, a dupla de mais velhos se unam (ou comecem a brigar) para chamar atenção. Dessa forma, mamães e papais, está na hora de dar atenção especial a cada um deles... Entendo perfeitamente que o bebê ocupa muito tempo, mais não falo de passar hoooooooras brincando, falo de vocês perceberem qual a conexão que tem com cada filho e utilizá-la ao seu favor... Por exemplo, é uma criança que gosta de ver filmes? Se interesse pelos seus personagens favoritos, pergunte, converse, assista um episódio, explique que aquele tempo é especial dele... Isso trará a segurança á um coraçãozinho que está morrendoooo de medo de perder o amor dos pais!! A qualidade do tempo é bem mais valorizada que a quantidade!

É comum também algumas crianças regredirem alguns comportamentos, uns voltam a chupar chupeta, outros desregulam o sono, fazem xixi na cama... Isso é um pedido de socorro, e deve ser encarado como tal... Explique a ele o que faz uma criança da idade dele, nunca compare, nem o responsabilize, ele está fazendo o que consegue naquele momento!! Com o tempo o ciúme desaparecerá e ele entenderá que tem o lugarzinho dele reservado e não precisará competir por isso!!




Por hoje é só!! Quem já passou por algo parecido?? Que tal deixar sua opinião á respeito do tema??



Espero que tenham gostado!!



Bjos,


Rafaela Gonçalves

Psicóloga

CRP 15/2886



Sugestões, dúvidas ou reclamações??

3 comentários:

  1. Muito bacana o seu Blog e o seu trabalho Rafaela! Certamente recomendarei para os amigos!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Rafa, brigadinho pela lembrança.
    Mas eu que fiquei feliz por você e com você.
    Bjinhoooo

    ResponderExcluir
  3. Todas as mamães de 2ª viagem que eu conheço comentam sobre a regressão no comportamento do 1º filho com a chegada do irmãozinho. Minha filha até que teve alguns progressos como começar a falar melhor, comer sozinha, mas também teve seus regressos, ficou rebelde e voltou a fazer xixi na cama...

    ResponderExcluir