Boaa Tarde!!
O assunto de hoje, eu já deveria ter tratado desde o início das postagens! Mais tudo no seu tempo... e só agora achei fontes confiáveis para que a informação chegasse o mais fiél possível! Por que é importante saber sobre isso?? Bom, quando situamos nossos filhos (sobrinhos, afilhados, pacientes) numa determinada etapa, podemos ajudá-las de maneira mais saudável, pois teremos noção de até onde ela terá condição de corresponder ás expectativas desejadas! Tenho recebido muitas perguntas sobre crianças menorzinhas de até 3 anos, tenho percebido que a procura por terapia nessa idade tem crescido, mais a maioria dos casos uma orientação tem resolvido, e a maioria das dicas passa pelas etapas do desenvolvimento, resolvi então, explicar cada idade separadamente.. e se surgirem dúvidas é só me escrever e eu ajudarei dentro do que puder!!
Até 1 ano
A aprendizagem nesse período se dá através dos sentidos na maioria das vezes. Apesar das primeiras palavras surgirem lá pelo sexto mês a comunicação já acontece através dos gestos, das caretinhas e é claro, do choro! Este último servindo para fome, sono, desconforto!! Nesse primeiro ano acontecem as principais aprendizagens, aqui a criança é como uma esponja e absorve tudo á sua volta, inclusive as sensações, por isso é importante um ambiente tranquilo e saudável. Aqui também ela começa a associar as palavras comos gestos, por exemplo: a palavra xau com o aceno das mãos! Falar corretamente com a criança ajudará na fase seguinte, quando ela começar a desenvolver frases e precisará ser compreendida!! É importante desde o nascimento o cumprimento de uma rotina, nesta idade o cognitivo ainda não está amadurecido para obedecer nenhuma regra, porém, a arte da manipulação começa a ser praticada! Quem nunca colocou um filho no berço achando que estava em sono profundo e ele automaticamente despertou, voltando a dormir quando foi para o colo?? Pois é, mesmo tão pequenininhos já sabem o que querem, por isso é preciso um trabalho desdeee o comecinho!!
2 anos
Aqui a memória é a principal característica, se estiver seguindo uma rotina, é capaz de repetir gestos entendendo a sequencia que se seguirá, por exemplo, se depois de tomar banho a criança come e dorme, na hora que estiver comendo ela provavelmente já ficará sonolenta... Ao longo dos 2 anos uma outra característica marcante é a curiosidade, começa timidamente a fase do PORQUÊ, e a dica é... respondam!! Respondam sempre porquê das coisas, especialmente o porque de existirem regras, o porque que cumprimos,claro que tudo dentro da condição da criança entender, nessa fase ela já consegue distinguir em cima, em baixo, algumas cores! A estimulação é importante!! Assim como nas outras fases, nessa a criança ainda está bastante centralizada na mãe, porém já reconhece o pai como figura de segurança, então papais de plantão, estejam presentes o máximo que puderem, se interessem pela rotina de seu filho e participem ativamente! É comum também nesta fase começarem as birras, é uma forma que ele está encontrando de chamar atenção para alguma emoção que não bem digerida, a mais frequente é a frustração... Mais uma vez, papais e mamães em ação para ensinar seu filho a lidar com isso, conversando sempre!!
3 anos
Ao longo dos 3 anos abordaremos a Indepedência! É bastante frequente encontrarmos mães (e pais também...) que amputam a capacidade da criança de aprender a fazer as coisas sozinhas pelo simples fato de fazerem errado ou demorar! Quando estiver atrasado para ir a escola ou outro compromisso passa, mais se tiver um tempinho a mais deixe seu filho se vestir sozinho, abotoar uma camisa, calçar uma sandália... se estiverem fazendo errado esperem que termine e então explique o jeito correto, parabenize por ter tentado e encoraje a fazer de novo! Eles estão aprendendo!! Tenho pacientes que com 6, 7 anos não comem sozinhos! A vida em família é uma preparação para o mundo, e talvez lá fora as pessoas não tenham a mesma paciência de ensinar as coisas como nossos pais!! Nesta idade a criança começa a querer a aprovação (tããão cedo né?!) dos mais próximos, observem como isso vai se instalando, até certo ponto é normal, mais uma observação mais cuidadosa é válida para não ir crescendo uma criança submissa... Os medos começam a aparecer e ela já distingue o certo do errado, fazendo muitas vezes o que não pode para testar o limite dos pais!
4 e 5 anos
Vou colocar as duas idades juntas pelo fato de serem bastantes parecidas, e uma mudança mais significativa acontecerá lá pelos 6 ou 7 anos... Nesta fase acontece o amadurencimento dos aprendizados anteriores... A característica mais presente é o desenvolvimento dos medos, medo do escuro, de dormir sozinha, etc. É importante estes serem supervisionados de perto pelos pais... As brincadeiras podem acontecer em grupos ou sozinhas, e é normal a presença de amigos imaginários! A fala é algo bastante desenvolvido, então... Conversem! Estimule a fala o máximo que puder sem se tornarem invasivos, façam perguntas sobre a escola, sobre as brincadeiras, sobre como estão se sentindo... com certeza irão se surpreender com as pérolas que saem!! Um detalhe que precisa ser observado nesta fase são as manias que podem aparecer como roer as unhas, piscar os olhos, e outras que cada um desenvolve diferentemente... Isso é sinal de insegurança, comum na idade mais que não deve ser estimulado e sim encorajado á mudança!
6 á 8 anos
O que impera nesta fase? A dificuldade de perder! Pelo fato de não aceitar de forma positiva, críticas, castigos ou reprovações eles desenvolvem inclusive a habilidade de modificar as regras dos jogos para que possam ganhar! Existe a tendência em culpar os outros pelos seus erros, tenho um caso bem interessante, estava com um paciente brincando numa gangorra que uso para ajudar a encontrar o equilíbrio, segurei na mão dele no começo e pedi que respirasse e fosse equilibrando o peso de cada lado, ele foi soltando a minha mão mais rápido do que estava preparado e eu deixei para que ele sentisse a necessidade de pedir ajuda, ele caiu e olhou pra mim e fez: "Tia Rafa quem mandou você soltar? eu caí e a culpa é sua!" Expliquei o ocorrido e chamei para mais uma tentativa e nesta ele só soltou quando estava seguro! Poderi atê-lo repreendido, mais preferi explicar que eu entendia que ele estava chateado por não ter conseguido, mais acreditava que ele podia fazer de novo!
9 e 10 anos
Achavam que todos os problemas já tivessem experimentado?? Começou a fase maissss temida dos pais! A preparação para a adolescência, pois é... Antigamente essa fase acontecia por volta dos 11 ou 12 anos, mais com as informações pipocando por todos os lados temos pré-adolescentes precoces! Começam os segredinhos, as argumentações e uma necessidade de confrontar o mundo, os pais, as situações... Como ainda não estão na pré adolescência de fato, eles oscilam, brincam ainda como crianças, mais não toleram demonstrações públicas de afeto, e os pais que na maioria das vezes estão inseguros fazem tentativas em vão de agradar aos seus pequenos! A dica aqui não é tão simples, mais é um aprendizado e como todo aprendizado requer prática! Pais são sempre pais, pais nunca ocuparão lugares de amigos, porque existem coisas que a gente só conta para os amigos! Pois com eles não acontece diferente, não estou anulando a boa convivência, mais estou alertanto ás mamães principalmente, ao fato que sua filha terá segredos e isso é saudável para o desenvolvimento dela, desde que ela saiba que pode contar com voc~e quando precisar, então sejam presentes, se interessem, perguntem, mais respeitem o momento deles de falar, de compartilhar! Nada de ler diários para utilizar o conteúdo num momento de raiva por exemplo! Falo assim diretamente porque é muito comum mamães frustadas achando que não foram boas mães já que suas filhas não compartilham suas vidas, e não é bem assim... cada um precisa da sua individualidade e isso é importante ser respeitado! Logo teremos um post sobre isso ta?!
Enquanto isso... Observem seus filhos eles te darão o caminho, as crianças tem uma espontaneidade nata, eles sinalizam de alguma forma quando não está bom, só que nossas atividades e o tempo, que parece que está diminuindo, nos impede de observar com cuidado esses sinais...
Por hoje é isso!! Para dar uma continuidade vamos tratar do assunto segredos!! Estou me preparando para falar sobre alienação parental, se tiver algum advogado que me indique leituras eu agradeço muito!!!
Bjos,
Rafaela Gonçalves
Psicóloga
CRP15/2886
Sugestões, dúvidas, reclamações?
orientapais@hotmail.com
Enquanto isso... Observem seus filhos eles te darão o caminho, as crianças tem uma espontaneidade nata, eles sinalizam de alguma forma quando não está bom, só que nossas atividades e o tempo, que parece que está diminuindo, nos impede de observar com cuidado esses sinais...
Por hoje é isso!! Para dar uma continuidade vamos tratar do assunto segredos!! Estou me preparando para falar sobre alienação parental, se tiver algum advogado que me indique leituras eu agradeço muito!!!
Bjos,
Rafaela Gonçalves
Psicóloga
CRP15/2886
Sugestões, dúvidas, reclamações?
orientapais@hotmail.com
Rafa, como os outros, esse texto ta muito bommm, cada vez mais fico feliz pela existencia desse blog. Bjinhoooo.
ResponderExcluirTo divulgando viu
Obriga JU!! Estou esperando seu textinho para divulgar aqui no espaço!! Bjinhos!
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