quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Inteligência Emocional – Preparando seu filho para vida



Boa Noite!!! Tentei deixar um post prontinho para colocar ontem, mais logo pela manhã recebi minha edição da revista Crescer do mês de Agosto, ela veio recheada de boas reportagens e começo a mudar o conceito que antes eu tinha que era uma leitura apenas para pais. Pois é... Estava lendo quando me hipnotizei pela reportagem de título: “Como preparar seu filho para a vida” e é lógico que a minha ansiedade não permitiu que eu postasse outro assunto que não fosse Inteligência Emocional!
Vocês já devem ter ouvido falar sobre esse termo, que anda bem em alta ultimamente, a Inteligência Emocional, que é a capacidade de se adaptar ao mundo; Para o desenvolvimento saudável todos nós precisamos estabelecer relações com o outro e com o meio que nos cercam, e quando aprendemos a fazer isso de forma positiva e amistosa só temos a ganhar. Acontece que as situações que se apresentam na nossa vida nem sempre nos permite manter o equilíbrio, e para isso não há dica, nem solução mágica. É uma questão de treino, afinal os momentos ruins também são oportunidades fundamentais de aprendizado e amadurecimento.
Pensando nisso a revista Crescer listou 10 habilidades emocionais, que se bem desenvolvidas podem ajudar seus filhos (e meus pacientes) a conquistar um crescimento saudável! Vou listar as que acredito ser mais importantes, mais recomendo a leitura na íntegra, realmente está fantástica!!
1. Paciência  Assim como o inverno vai chegar e ir embora, também chegará a vez da primavera! Bom, com pequenos exemplos no dia a dia as crianças precisam entender que cada coisa tem seu tempo para acontecer, se está muito ocupada e não pode ouvir uma história que seu filho está contando peça que ele espere, e assim que puder recomece o assunto, explicando que agora você vai ouvi-lo com atenção. O esperar será um aprendizado para ele, mais é preciso que no momento adequado ele também seja ouvido!
2. Coragem  Como poderíamos ir em busca dos nossos objetivos e aprender coisas novas sem uma boa dose de coragem? Todos nós temos tudo que precisamos para enfrentar as situações novas, ter medo é normal até certo ponto, mais é preciso desenvolver a coragem para enfrentá-las. Uma boa conversa pode resolver um medo natural, como de escuro, de ficar sozinho... esteja perto do seu filho, apóie seu tempo em superar as dificuldades.
3. Autoconfiança  Na minha concepção esta é a habilidade que mais precisa ser desenvolvida, e a dica é especial aos pais, acreditem que seus filhos podem, quando vocês acreditam na capacidade deles, estão entregando a chave para que eles também acreditem. As crianças acreditam no que os pais dizem, logo, se eu digo que meu filho é desobediente, ele de fato o será. Censurem a situação reprovadora e não a criança.
4. Tolerância  Aceitar as diferenças é um passo muito importante para desenvolver a Inteligência Emocional, e conseqüentemente uma convivência harmoniosa com os demais, e isso as crianças aprendem quando os pais também são tolerantes! Geralmente ouvimos a frase, faça o que eu digo, mais não faça o que eu faço! Impossível quando estamos falando em educação! Vamos nos melhorar para ajudar os filhos!!
5. Resistência ás frustrações Uma das maiores provas de amor de um pai á um filho? Dizer não ás vezes! Quando não compram um brinquedo fora de necessidade, quando não deixam dormir na cama com os pais, e outras regrinhas que vez ou outra são quebradas quando os pequenos fazem o mínimo sinal de chateação, não contribue em nada para o amadurecimento, e se não aprender hoje, dentro de casa, com todo amor do mundo, aprenderão na rua, e talvez de uma forma bemmmm mais dolorosa!
Além dessas habilidades ainda existem a Persistência, Autoconhecimento, Controle dos impulsos, Empatia e Comunicação. Os primeiros anos da vida de uma criança são os que ela terá os maiores aprendizados, tanto os cognitivos, quanto os emocionais. Todos os pais querem o melhor para seus filhos, mais precisam saber na sua frente está um pequeno ser humano que tem suas próprias expectativas, seus próprios medos e seu próprio tempo para aprender. Por isso é importante entender que sempre é tempo de desenvolver as habilidades dos seus filhos e/ou descobrir novas!
Bom gente por hoje é só!! O que acharam?? Compartilhem suas experiências para que possamos nos ajudar!!
Bjos,




Rafaela Gonçalves
Psicóloga
CRP 15/2886

Sugestões, dúvidas ou reclamações?
orientapais@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário