quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Sexualidade infantil... Preparando os pais!


Boa Noite! Maceió não está deixando minha gripe ir embora, mais já me sinto bem melhor e retornei ao trabalho!! Essa semana e a próxima estarei nos preparativos do meu novo consultório, é um projeto muito maior porque estou fazendo isso sozinha! Tenho muita fé que tudo dará certo e conto com a ajuda de vocês!!
O tema hoje é sobre Sexualidade infantil, este sempre foi considerado pelos pais algo difícil de ser debatido, apesar de estarmos numa revolução em termos de informação, quando os pequenos fazem "aquelas” perguntas desconcertantes parece-me que nos pais disparam um sinal de alarme, seja por desinformação, por preconceitos, por medos (e esse é o que eu mais percebo) ou, até mesmo, porque não existe um espaço de tempo para conversar com os filhos sobre o assunto, ficando muitas vezes a cargo apenas da escola ou dos colegas!! A desatenção e as respostas superficiais ás perguntas das crianças acabam despertando uma curiosidade de saber o que de fato existe de tão proibido!
É importante que as perguntas e curiosidades das crianças tenham liberdade para serem colocadas e respondidas com naturalidade e clareza, e principalmente na medida em que vão se dando. Algumas vezes encontro pais que, na esperança de se livrarem logo da situação, disparam a falar ansiosamente e além da necessidade da criança, dando informações que podem gerar tensão e ansiedade desnecessária... Aqui está o grande segredo afinal! Falem apenas o necessário e quando sentirem que já não estão mais curiosas, ou seja, que a pergunta inicial já foi respondida, esperem até a próxima vez para entrar em mais detalhes (e não se preocupem, muiiitas vezes eles os procurarão, se estiverem á vontade).
Uma outra orientação para este momento é, falem sempre a verdade, introduzindo inclusive palavras científicas ( como pênis, vagina, etc..), para que possam mostrar a seriedade do assunto, evitando assim gozações, malícia, palavras de duplo sentido. As primeiras dúvidas giram em torno da diferença de gênero e em seguida sobre o nascimento, como vieram ao mundo, etc...
Abaixo vocês terão oportunidade de ler sobre as etapas do desenvolvimento da sexualidade, ela foi primeiramente estudada por Freud láá no século 20, acho que é bastante interessante vocês terem o conhecimento de cada etapa, para que possam ir se preparando... o texto não é meu, procurei bastante e achei ele bem completo no http://www.educaja.com.br, lá vocês encontrarão outras referências mais específicas: (vou colocar o texto em itálico para que vocês saibam onde não é da minha autoria)

As faixas etárias de cada fase não são absolutas, mas aproximadas
a) 0 a 2 anos – Oral
Nos primeiros meses, o prazer da criança se concentra na região da boca, sua atenção está voltada para o que entra e sai de seu corpo via oral: ela suga o seio da mãe, chupa mamadeira, come papinha, regurgita (mas já é capaz de ter sensações agradáveis nos órgãos genitais). A boca é sua forma de comunicação com o meio externo

b) 2 a 3 anos – Anal
Quando começa a deixar as fraldas, a atenção da criança se volta para suas necessidades fisiológicas: ela começa a perceber que pode controlar o esfíncter (músculo envolvido na evacuação), cujos movimentos também proporcionam sensação de prazer. Ficam orgulhosas do que seu corpo produz, algumas nem querem dar a descarga. Pais e professores também colaboram para o aumento de atenção nessa etapa, perguntando o tempo todo se a criança quer fazer cocô ou xixi

c) 4 a 6 anos – Fálica
Começam a descobrir/explorar seus órgãos sexuais e a perceber as diferenças anatômicas entre meninos e meninas. A curiosidade estimula a masturbação e as brincadeiras sexuais com outras crianças. O orgasmo é possível, embora os meninos não ejaculem. Nessa fase a criança já tem total consciência de sua identidade sexual (noção sobre seu sexo, diferente de orientação sexual, que pode ser homo, bi ou hétero). É também a fase das perguntas sobre sexo e a origem dos bebês

d) A partir dos 7 – LatênciaÉpoca que antecede a puberdade e a criança está se preparando psiquicamente para as intensas mudanças que virão. Nessa fase, que coincide com o início da vida escolar, a sexualidade fica em segundo plano, em detrimento de novas descobertas, especialmente no terreno intelectual. A curiosidade sexual não desaparece, mas fica latente

Pergunto sempre aos pais como lidam com a própria sexualidade, porque muitas vezes é fator determinante para um bom diálogo, e hoje percebo um crescimento de pais na clínica quando o assunto é: até onde é saudável meu filho saber? E novamente eu oriento, sem ansiedades, sem arrodeios, expliquem apenas a pergunta feita, e ficarão surpresos com a naturalidade que eles demonstrarão estar satisfeitos! E por favor, não deixem que eles aprendam com outras pessoas, porque a confiança está sendo estabelecida em momentos como esse e lááá na adolescência fará toda diferença!!
Acho que é isso!! Preciso confessar que, a cada post sempre tenho ceretza que falta muito mais a ser falado.. mais morro de medo de ficar aquelas leituras chaaatas e compridas...

Bjos a todos!!

Rafaela Gonçalves
Psicóloga
CRP15/2886

Sugestões, dúvidas ou reclamações?
orientapais@hotmail.com

Um comentário:

  1. Rafaela, como tenho um menino de 10 anos e uma menina com 5 anos, sou bem questionada sobre esse assunto, quase que diariamente,rsrs. Procuro fazer o que vc falou...respondo somente aquilo que me perguntam e da forma mais verdadeira possível, mas por mais informada que eu esteja sobre o assunto, parece que a gente é sempre pega desprevenida.
    Bjs♥

    ResponderExcluir