sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Depressão Infantil

Boa Noite!! Como andam?? Já cansei de pedir desculpas pelas ausências! Eu já desisti de tentar deixar posts prontos e programados, mal termino de revisar e já publico, mais estou providenciando um tablet!! Quem sabe com mais praticidade eu não consiga cumprir com meus posts semanais?? Meu consultório está quassseeee pronto, e eu só quero postar as fotos dele completinho, já comecei a atender mais ainda não está como eu gostaria!!
Mais vamos ao que interessa, semana passada fui á uma viagem para Porto Alegre, fui conhecer umas primas e aproveitar para desfrutar da cidade, que é linda demais!! Para compras em geral achei um pouco cara, mais quando entrei na Livraria Cultura... Toda minha poupança foi por água abaixo!! Comprei muiiiitas literaturas para embasar meus atendimentos e posts, além de livros para ler com meus pacientes, os pequenos e os grandes! Dentro destes escolhi um bem interessante, que se chama "A prática Cognitiva da Infância", estou cada dia mais convencida á fazer um curso de especialização nesta abordagem! Vou utilizar muitas referências dele aqui no blog, e para começar escolhi: Depressão Infantil!
O que pensamos quando ouvimos Depressão?? Imagina quando ouvimos Depressão Infantil?? Pois é... Ruim pensar nisso, mais não posso deixar de alertar á vocês que a Depressão na Infância e Adolescência já é considerada um problema de saúde mental que cresce á cada dia... Antes de qualquer identificação vamos fazer a diferença entre a Depressão clínica e as alterações de humor geralmente experientadas quando algum evento acontece fora do comum, como em casos de perdas e separações. Estar triste não significa que está deprimido, mais na frente veremos os sintomas presentes no transtorno, mais de antemão é importante saber que a depressão provoca alterações cognitivas, comportamentais e emocionais, e tudo junto em alguns casos. A depressão infantil se manifesta diferente da depressão adulta, por isso é importante ficarmos atentos!
A primeira característica que (de forma bem superficial mais importante) deve ser valorizada para a procura de um tratamento específico é a prolongação em sair do quadro de tristeza ou apatia, ou até mesmo do quadro de agitação e hiperatividade, pois assim como no adulto a depressão infantil pode alterar o comportamento para "cima" ou para "baixo". Outros aspectos devem ser observados pelos pais, educadores e terapeutas, quanto antes identificados menos sofrimento será experimentado... São eles: perda de interesse em atividades que antes eram prazerosas; alteração do sono; alteração do apetite com perda ou aumento de peso; dificuldade de concentração; pensamentos de morte; fadiga excessiva ou baixa energia e sentimentos de desesperança ou culpa excessiva. Além de sintomas físicos como: dores de cabeça e de barriga, por exemplo!
A má noticia é que muitas vezes não notamos e tratamos como coisas de criança o que está causando um sofrimento, a boa noticia é que quando diagnosticada a criança tem mais "disponibilidade" a colaborar com o tratamento, já que as principais armas de defesa desaparecem quase que completamente na primeira proposta apresentada, principalmente com as técnicas de ludoterapia!
A dica que eu poderia dar aos pais quando identificarem alterações prolongadas nesses aspectos que eu citei antes, seria a de ão perder tempo e levar para um especialista avaliar e identificar que tratamentos seriam eficazes, mais algumas coisas vocês podem fazer em casa para auxiliar no processo, uma das técnicas chama-se Automonitoramento e consiste em auxiliar a criança a nomear o que está sentindo e o que está pensando, como um diário. É um jeito da criança se perceber e encontrar soluções para fazer diferente, os pais ajudarem a criança a fazer programas prazerosos também será uma fonte de recurso para uma melhora, mais nada disso anula a ajuda terapêutica caso seja aconselhada!
Bom... Por hoje é só! Vamos compartilhar as experências para ajudarmos cada vez mais uns aos outros!! Até a próxima!!
Bjos,

Rafaela Gonçalves
Psicóloga
CRP 15/2886

Sugestões, dúvidas ou reclamações?
orientapais@hotmail.com

Um comentário:

  1. Bem interessante o post Rafa!
    Ainda não li o livro "A prática Cognitiva da Infância". Ah tem especialização de TCC em Recife, mas parece que nem é mensal...

    ResponderExcluir