domingo, 18 de setembro de 2011

Xixi na cama... Xi que drama!

Boa Noite! A semana não poderia ter sido melhor, finalmente montei o consultório e o próximo post será um especial sobre ele, com muitas fotos e pedidos de sugestões! Nosso tema hoje foi o pedido de uma leitora eu já estava em débito com ela, mais gosto de dar dicas quando, de fato, sei que dá certo, então quando me chegou um paciente com essa queixa, coloquei em prática meu manual anti xixi na cama e esperei os resultados, que foram bem positivos! Vamos lá?!

A primeira coisa a se saber é que nem sempre (eu diria quase nunca) a criança fazer xixi na cama é fator psicológico, a maioria delas têm rins saudáveis e não têm problemas emocionais. Vamos por partes. Se o xixi na cama perdura logo depois do desfralde, tem que avaliar se a criança já está na idade realmente de tirar, e em seguida ter um pouco de paciência, é um processo, e como todo processo vai levar um tempo.

É normal que até uns 6 anos eventualmente as crianças "molhem" a cama, afinal sua bexiga ainda está em processo de formação e talvez não esteja conseguindo armazenar todo xixi produzido ao longo da noite. O problema começa realmente quando, passada a fase de adaptação ao desfralde, a dificuldade em despertar para fazer xixi no lugar adequado continua dia após dia, ou melhor, noite após noite....

Alguns truques podem ser tentados... A primeira coisa é não colocar fraldas na criança só porque não está conseguindo se controlar durante a noite, isso além de ser péssimo para auto estima, pois estamos desacreditando na capacidade dela conseguir essa proeza, estamos deixando o cérebro preguiçoso, afinal quem vai pensar em recompensa na madrugada e cheio de sono?? Então é preciso muito amor para superar esse momento e claro que muita, mais muita paciência...

Uma dica bem interessante é uma hora antes de dormir não dar nenhum líquido á criança, nem água, nem suco, nadinha para que ela possa nessa hora que antecede o sono, produzir o xixi e fazê-lo antes de deitar-se, mais mesmo assim os pais vão ter que, no início, levantar-se e levar a criança no banheiro (sempre no mesmo horário), podem facilitar o processo deixando a luz acesa e levantando várias vezes (lembram da parte ter paciência??) para lembrá-lo de esvaziar a bexiga, e é muito importante elogiar se ele acordar sequinho!!

Após algumas semanas, está na hora de dar autonomia á criança e colocar um despertador (com um som razoável) para que ela comece a despertar sozinhas, isso deve ser feito todos os dias, incansavelmente, até conseguirem os resultados desejados, a média de resultado pode variar bastante de criança pra criança, mais com 2 semanas já conseguimos bastante êxito!

Alguns casos, precisam de intervenção médica ou psicológica, por exemplo, se a criança não fazia o xixi na cama e agora faz, pode ser uma tentativa inconsciente de chamar atenção para alguma situação mal digerida ou quando temos aquela criança controladora demais e que quando dorme, "perde o controle", em alguns casos crianças com sintomas de TOC acabam fazendo xixi na cama com frequencia, mais nesses casos, é necessária uma avaliação de um profissional Psicólogo. Ainda existem os fatores fisiológicos como nos casos que as crianças não tem o controle durante o dia também, se sentem dores quando urinam e acabam com medo de fazer á noite, entre outros fatores... E nesse momento é preciso que o Pediatra entre em ação para ajudá-los!

Tudo na vida da gente são fases, e algumas são mais frustantes que outras, mais quando temos apoio, carinho e compreensão fica muito mais fácil e menos traumático passar por elas, sei que muitas vezes é complicado, dá trabalho e perdemos a paciência, quando isso acontece está na hora de pedir ajuda seja para o companheiro, ou uma tia, ou a vovó ou vovô... O que vale é acreditar que tudo vai passar e que da experiência vão tirar as melhores aprendizagens!

Espero que as dicas ajudem!! Essa semana estou viajando para Porto Alegre, mais vou preparar o post mostrando minha salinha e deixar agendado!!

Bjos e Boa semana!!!



Rafaela Gonçalves

Psicóloga

CRP 15/2886


Sugestões, dúvidas ou reclamações?


Um comentário:

  1. meu filho nao mora comigo ele tem 7 onos mora com o pai dele ele nao fazia xixi na cama e agora ta fazendo so que ele e muito fechado e nao sei o que eu faço para ele parar de fazer xixi me ajua uma mae que ama muitos seus filhos

    ResponderExcluir