
A primeira coisa a se saber é que nem sempre (eu diria quase nunca) a criança fazer xixi na cama é fator psicológico, a maioria delas têm rins saudáveis e não têm problemas emocionais. Vamos por partes. Se o xixi na cama perdura logo depois do desfralde, tem que avaliar se a criança já está na idade realmente de tirar, e em seguida ter um pouco de paciência, é um processo, e como todo processo vai levar um tempo.
É normal que até uns 6 anos eventualmente as crianças "molhem" a cama, afinal sua bexiga ainda está em processo de formação e talvez não esteja conseguindo armazenar todo xixi produzido ao longo da noite. O problema começa realmente quando, passada a fase de adaptação ao desfralde, a dificuldade em despertar para fazer xixi no lugar adequado continua dia após dia, ou melhor, noite após noite....
Alguns truques podem ser tentados... A primeira coisa é não colocar fraldas na criança só porque não está conseguindo se controlar durante a noite, isso além de ser péssimo para auto estima, pois estamos desacreditando na capacidade dela conseguir essa proeza, estamos deixando o cérebro preguiçoso, afinal quem vai pensar em recompensa na madrugada e cheio de sono?? Então é preciso muito amor para superar esse momento e claro que muita, mais muita paciência...
Uma dica bem interessante é uma hora antes de dormir não dar nenhum líquido á criança, nem água, nem suco, nadinha para que ela possa nessa hora que antecede o sono, produzir o xixi e fazê-lo antes de deitar-se, mais mesmo assim os pais vão ter que, no início, levantar-se e levar a criança no banheiro (sempre no mesmo horário), podem facilitar o processo deixando a luz acesa e levantando várias vezes (lembram da parte ter paciência??) para lembrá-lo de esvaziar a bexiga, e é muito importante elogiar se ele acordar sequinho!!
Após algumas semanas, está na hora de dar autonomia á criança e colocar um despertador (com um som razoável) para que ela comece a despertar sozinhas, isso deve ser feito todos os dias, incansavelmente, até conseguirem os resultados desejados, a média de resultado pode variar bastante de criança pra criança, mais com 2 semanas já conseguimos bastante êxito!
Alguns casos, precisam de intervenção médica ou psicológica, por exemplo, se a criança não fazia o xixi na cama e agora faz, pode ser uma tentativa inconsciente de chamar atenção para alguma situação mal digerida ou quando temos aquela criança controladora demais e que quando dorme, "perde o controle", em alguns casos crianças com sintomas de TOC acabam fazendo xixi na cama com frequencia, mais nesses casos, é necessária uma avaliação de um profissional Psicólogo. Ainda existem os fatores fisiológicos como nos casos que as crianças não tem o controle durante o dia também, se sentem dores quando urinam e acabam com medo de fazer á noite, entre outros fatores... E nesse momento é preciso que o Pediatra entre em ação para ajudá-los!
Tudo na vida da gente são fases, e algumas são mais frustantes que outras, mais quando temos apoio, carinho e compreensão fica muito mais fácil e menos traumático passar por elas, sei que muitas vezes é complicado, dá trabalho e perdemos a paciência, quando isso acontece está na hora de pedir ajuda seja para o companheiro, ou uma tia, ou a vovó ou vovô... O que vale é acreditar que tudo vai passar e que da experiência vão tirar as melhores aprendizagens!
Espero que as dicas ajudem!! Essa semana estou viajando para Porto Alegre, mais vou preparar o post mostrando minha salinha e deixar agendado!!
Bjos e Boa semana!!!
Rafaela Gonçalves
Psicóloga
CRP 15/2886
Sugestões, dúvidas ou reclamações?
meu filho nao mora comigo ele tem 7 onos mora com o pai dele ele nao fazia xixi na cama e agora ta fazendo so que ele e muito fechado e nao sei o que eu faço para ele parar de fazer xixi me ajua uma mae que ama muitos seus filhos
ResponderExcluir