quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Os filhos mais velhos

Boa Noite!! E ai como foram de feriado?? O meu foi bem trabalhoso!! Ainda não consegui deixar posts programados... por isso passo mais tempo do que tenho na frente do pc... A nova sala está quase pronta, algumas frustrações no caminho.. mais tudo vai dar certo no final!! O nosso tema hoje é sobre algo que eu posso falar com muita prioridade, tanto porque é um assunto que tenho observado na maioria das famílias que atendo, como tenho por experiência pessoal: Filhos mais velhos!
Toda mãe diz que o amor que dedica á seus filhos é igual, particularmente eu não concordo, os filhos são diferentes, as afinidades também! Isso nada tem á ver com a quantidade de amor, mais com a relação diferenciada que se tem com cada um deles. Os filhos mais velhos são alvos de estudos por muitas especialidades, eles vem psicológicamente carregados de expectativas, medos... e alguns estudos já falam que geneticamente também existe uma grande diferença entre a concepção de um segundo filho com relação ao primeiro (achei meio confuso o que eu quis dizer...!) Existem cobranças nem tanto positivas, que marcam o crescimento do primogênito e minha intenção aqui hoje é conversar sobre isso!
Sou a mais velha de 3 filhos, quando meu irmão mais novo entrou na nossa vida eu tinha 9 anos, e desde sempre me senti na "obrigação" de ser espelho pra ele, ajudava minha mãe em algumas tarefas e se em alguns momentos minha mãe não tivesse "me colocado no meu lugar" teria extrapolado os limites, e o que seria uma ajuda ocasional teria se tornado um peso pra mim.
É ai a dificuldade que encontramos muitas vezes, pelas atividades diárias e o o tempo para realizar cada atividade que ficou menor, cada vez mais os pais delegam aos mais velhos algumas tarefas, e quando a diferença de idade é muito grande, percebo que essa prática fica mais explícita! E esse tipo de pressão, pode criar na criança uma angústia de quem precisa “dar conta do recado". E quando não consegue realizar ou cumprir com todas as expectativas ela sente que, não é boa o suficiente e uma onda de culpa pode provocar danos seríssimos na auto estima!
O primeiro filho marca a estréia do casal (ou não) como pais, tudo é novo, esperado e inédito, então é natural que muitas vezes os pais se vejam naquele filho e projetem sonhos e desejos pra ele... Então quando nasce o segundo, pelo fato dos pais aqui já terem passado pela experiência, o novo membro encontrará pais mais tranqüilos, mais experientes e mais seguros em seus papéis de mãe e de pai.
A dica de hoje é mais um chamado á reflexão, como vocês percebem seus primogênitos? Muitas vezes costumamos olhar para aqueles que "dão mais trabalho", e talvez o mais velho esteja os poupando do "trabalho" mais pulando etapas! Ter disciplina e ser exemplo é muito saudável, desde que não ultrapasse os limites do bom senso... e como saber qual esse limite?? Só observando... Pergunte ao seu filho o que ele gostaria de fazer e não faz? Se permitam fazer bagunça todos juntos (incluindo os pais), mostrem de forma indireta á essa criança que as expectativas que elas tem que cumprir é a de ser feliz, e que o resto... bom o resto vocês que são pais que devem se preocupar!!
Por hoje é só!! Recebi agorinha minha revista crescer, vou devorar e ver novidades para postar bons temas!!!

bjos,

Rafaela Gonçalves
Psicóloga
CRP15/2886

Sugestões, dúvidas ou reclamações?
orientapais@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário