domingo, 4 de setembro de 2011

Crenças limitantes

     Bom dia!! Desculpem a minha ausência, mais o dia da mudança está se aproximando e eu estou enlouquecendo co a finalização dos detalhes, tudo deveria estar pronto na sexta para que atendesse na segunda, mais vai ficar para quinta! Bom, justificada minha falta, vamos ao que interessa?? Hoje nós vamos falar sobre Crenças Limitantes, para quem ainda não conhece o termo, usamos no consultório para caracterizar pensamentos, que geram atitudes, que acabam nos impedindo de realizar determinadas tarefas, simplificando... Acreditamos que somos incapazes de fazer alguma coisa, nosso cérebro "bloqueia" e de fato não conseguimos, até mudar o pensamento, é claro.
      As crenças limitantes elas podem ser construídas a partir da forma que nos percebemos no mundo ou ainda pelo que ouvimos as outras pessoas falarem ao nosso respeito, esse último é o que nos interessa aqui no blog hoje. Como vocês sabem, trabalho em dois lugares de condições totalmente diferentes, em um atendo pelo SUS e no outro consultas particulares, na minha ignorância humana acreditava que tratavam-se de mundo diferentes porque, inicialmente, as queixas eram bastanteeeee opostas... Mais ai o tempo foi passando e hoje, com um pouco mais de experiência utilizo exemplos de um lugar para ajudar o outro, e que sorte a minha que aprendo com os dois, todos os dias!
     Quando crianças, temos a tendência em acreditar em tudo que nos é dito, especialmente quando vem da mamãe, do papai, da professora... enfim, das figuras de autoridade, como chamamos. Quando uma mãe me procura, geralmente o faz porque algo não está bom, ou saiu do controle... E estou querendo dizer que elas entram no consultório em estado de nervos, desespero total! E quando estamos no meio de uma crise, poucas vemos conseguimos encontrar soluções, pois então, é justamente ai que as crenças limitantes maissss paralisantes são construídas, porque acredito que meu filho não é capaz, seja de se comportar, seja de aprender... Além do que elas também se consideram incapazes de educar ou se acham a última das mães e vem a famosa culpa que já conversamos aqui! E sabem o que dizem muitas vezes aos filhos? " Você não vai aprender isso nunca?"; ou ainda "você só vai me obedecer quando eu abrir sua cabeça e colocar a regra dentro??" ou seja... NUNCA!! E na inocência infantil eles vão colocando no inconsciente crenças que acabam limitando seus aprendizados...
     Nesse ponto trago a minha experiência na Pestalozzi, algumas mães de crianças com Paralisia Cerebral, levam toda semana, faça chuva, faça sol, para o tratamento, e essa semana fizemos um mutirão do feedback, onde atendemos as mães no lugar das crianças para avaliar resultados e traçar novos objetivos, e algumas me chamaram atenção pelas crenças que tudo pode melhorar apesar das dificuldades serem visivelmente maiores, uma me disse mais ou menos assim "ele vai aprender a ler, porque aprendeu a viver quando ninguém acreditava!" e isso gente é muito forte... Acreditar que, mesmo na dificuldade podemos tirar algo bom, e que tudo pode melhorar...
     Então o que eu sugiro para hoje?? façam uma lista de desejos que não estão obtendo, e em seguida avaliem um por um, sempre se perguntando se você merece aquilo que está desejando, se a maioria das respostas for não, está na hora de avaliar suas crenças e começar a trocá-las por afirmações mais positivas.  Se as respostas forem de maioria sim, liste que parte delas depende de você e mãos á obra!!
     Dessa vez não quero saber as crenças limitantes de vocês não! Quero saber como estão fazendo para superá-las!! E já sabem que precisando de auxílio é só me escrever!!

Bom domingo!! Bjos!

Rafaela Gonçalves
Psicóloga
CRP 15/2886

Sugestões, dúvidas ou reclamações
orientapais@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário