segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Especial do Dia das Crianças!!!

Bom diiia!! Conforme prometido o post sobre T.O.C. na Infância sai ainda essa semana, estão faltando só umas coisinhas para finalizar!! Mais antes disso vamos falar sobre o tão esperado dia das Crianças, que já acontece depois de amanhã!!
Eu não sei ao certo como surgiu esse dia, procurei pela internet e achei a seguinte história:
"O Dia das Crianças no Brasil foi "inventado" por um político. O deputado federal Galdino do Valle Filho teve a idéia de criar um dia em homenagem às crianças na década de 1920.Os deputados aprovaram e o dia 12 de outubro foi oficializado como Dia da Criança pelo presidente Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.
Mas somente em 1960, quando a Fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. A estratégia deu certo, pois desde então o dia das Crianças é comemorado com muitos presentes! Logo depois, outras empresas decidiram criar a Semana da Criança, para aumentar as vendas. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedos decidiram escolher um único dia para a promoção e fizeram ressurgir o antigo decreto."
Muitos pais me perguntam que brinquedos são saudáveis, como presentear o filho nesta data, etc. Peço que se lembrem de quando eram crianças, o desejo por ter tal brinquedo e a satisfação de ganhá-lo são impossíveis de se explicar!! O problema está em dois aspectos, primeiro quando os pais acham bobagens os desejos infantis e enchem as crianças com brinquedos que na época deles faziam "sucesso", é muito legal seu filho conhecer um pião, uma peteca, um estilingue... porém se ele não terá a oportunidade de brincar como se deve, considerando que as brincadeiras de rua estão cada dia mais escassas, o presente perde o sentido não é? Pois bem, apresentar a idéia é uma excelente opção, mais respeitar o desejo da criança é algo que deve ser prioridade! Entramos então no segundo aspecto: alguns pais fazem o que não podem para dar o brinquedo da moda, extrapolam orçamentos, adquirem dívidas para que em algumas semanas o presente esteja num canto!! Agora eu confundi vocês não foi?? Vamos lá!
A primeira coisa que oriento os pais dos meus pacientes é com relação á comemoração da data, a revista Crescer postou no seu site muitas sugestões para que o dia seja comemorado em grande estilo, sem maiores gastos as sugestões vão desde brincadeiras até culinárias! Isso ajudará o presente a ficar em segundo plano, sendo assim para as famílias que podem comprar os brinquedos da moda, eu sugiro que peçam que a criança escolha um outro brinquedo seu que esteja em bom estado e faça uma doação, estamos ensinando a arte do desapego e que algumas vezes precisamos abrir mão de algumas coisas para conquistar outras. Já para as famílias que não podem comprar os brinquedos mais desejados eu sempre sugiro que faça junto com a criança uma lista contendo os desejos delas e as condições da família, sejam sempre honestos e não prometam nada que não podem dar, é importante crescer dentro da verdade!!
Enfim! Aproveitem a data juntinhos, alguns condomínios alugam aqueles brinquedos como pula pula, piscina de bolas, fazem bem muito brigadeiro e refrigerante e passam um dia cheio de diversão!! Isso na verdade é o que importa, curtirem uns aos outros!!!

Vou ficando por aqui desejando um feriado delicioso a todos!!

Bjos,

Rafaela Gonçalves
Psicóloga
CRP15/2886

Sugestões, dúvidas ou reclamações?
orientapais@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário