quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Mamadeira?! Não preciso mais!!

Boa Noite!! Depois de uma semana bem agitada estou de volta nesse espaço tão importante pra mim!! Esse post começei tem uns 3 dias, mais cada vez que começo preciso sair para resolver algo! Hoje dediquei a manhã para fazer duas postagens! Essa será sobre a retirada da mamadeira e a próxima será mmostrando uma coleção de livros lindos que adquiri na Bienal de livros aqui de Maceió!
O tema de hoje foi sugestão de uma mamãe leitora do blog, depois de pedir permissão para que pudesse usá-la como exemplo, vi que essa é uma dificuldade mais comum do que eu imaginei e que tem mais consequências do que pensamos!! (Pois é! Muita coisa aqui é novidade pra mim, por isso respeito muito as sugestões que recebo!)
Qual seria a idade certa para a retirada da mamadeira?? Sabe-se que a mamadeira vem como substituta do seio quando o leite materno já não é suficiente para a alimentação do bebê, uma das maiores invenções da humanidade para não deixar desamparadas também aquelas mamães que precisam trabalhar, e as que não podem amamentar... Mais quando é hora de trocar a mamadeira pelo copinho? Essa é uma fase tão importante quanto á primeira, afinal estamos sinalizando que a criança está crescendo!! E isso pode ser assustador! (Para os pais inclusive!)
A mamãe que eu falei lá em cima tem uma filha de 3 anos, e ela fez o processo da seguinte maneira: escreveu uma carta dizendo que era a Moranguinho, em poucas linhas falou assim:
  • ...semana passada eu fiz uma carta da moranguinho para ela, enviando um álbum com figurinhas e dizendo que ela era uma menina linda e inteligente, que havia aprendido mtas coisas esse ano mas que ainda tomava mamadeira, sendo q isso era coisa de bebezinho.

  • no final da carta, a moranguinho pergunta se ela quer trocar as mamadeiras pelas figurinhas...

Eu achei lindaa essa cartinha, ela foi delicada, sutil e totalmente no nível intelectual da menina! Essa menininha da carta é super vaidosa e adora elogios, e essa característica foi explorada de forma que ela optasse pela cartela, enxergando ela mesma como uma menina inteligente e que tinha aprendido muitas coisas! Ponto pra mamãe Carol!
Existem muitas maneiras de fazer isso, mais eu achei essa bastante lúdica e totalmente recomendável para a idade, para algumas mães isso pode não funcionar, então há efeitos também pela forma mecânica, avisando que vai tirar, tirando um horário e depois o outro, é uma forma bastante eficaz.
O mais importante nisso tudo é não voltar atrás! Vocês notarão a criança mais manhosa, algumas vão se recusar a tomar no copinho, ou até podem apresentar um quadro de choro e agressividade, tudo isso é "normal", estamos passando por um processo de adaptação e como todo processo leva um tempo e precisa da paciência e colaboração dos pais e principalmente dos avós!! Que morrem de peninha do choro sentido e querem a todo custo devolver a mamadeira!
Lembrando que nada de tirar no susto hein?! Tipo : "hoje não tem mamadeira!" De forma lúdica ou não, a criança tem que saber o que ela vai passar! Seria uma boa dica também ir escolher um copinho legal, hoje temos muitas opções!! achei umas bem legais na internet!! Mostrar a criança como faz a comida também vai ajudá-la a esquecer a mamadeira e a experimentar novos sabores!!
Bom.. Por hoje é só!! Mais pra mim não acabou pq estou preparando o novo post!! Olha que evolução hahah

Bom fim de Semana!!
Aguardem novidades hein?!

Bjos,

Rafaela Gonçalves
Psicóloga
CRP15/2886

sugestões, dúvidas ou reclamações?
orientapais@hotmail.com


2 comentários:

  1. Oi Rafaela,
    Passei pra re-visitar o blog!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Minha filha está c/ 5 anos e só agora consegui tirar a mamadeira dela. Ela, por si só, foi descobrindo que amiguinhas da escola já não usavam a mamadeira, depois viu que uma priminha tinha um copinho (daqueles c/ bico, quase igual a um canudo, mas era um copinho), ai ela foi aceitando a ideia, pois eu tinha medo de ser mais rigorosa e ela não querer mais leite. Comprei um copinho e antes de tirar da embalagem eu disse: vc vai largar a mamadeira e usar o copinho? Senão, devolvo o copinho na loja, pra outra criança usar.
    Ela aceitou e hoje não usa mais a mamadeira.
    Adorei sua orientação, pois é uma fase mto difícil, pra criança e p/ os pais.
    Bjs♥

    ResponderExcluir