sábado, 8 de outubro de 2011

Transtorno Obsessivo Compulsivo na Infância


Boa Noite!! Como está o fim de sábado?! Finalmente conclui o post e publico hoje!! Já disse aqui algumas vezes, mais valçe sempre repetir que a idéia do blog me trouxe muitas coisas boas, profissionalmente e pessoalmente falando... Quando escrevo sobre algum tema aqui, faço uma boa pesquisa antes, e me fundamento nas experiências da clínica, e quando leio as postagens anteriores fico muito feliz de poder contribuir no alívio das preocupações de papais e mamães! Mais vamos ao que interessa!!
Falar sobre qualquer transtorno me exige um pouco mais de cautela porque muitas vezes a gente se reconhece, ou posiciona nossos filhos e amigos em alguns e no entanto, foi apenas uma fase que passou... Quem não já achou que um período maior de tristeza se caracterizaria por depressão? O lado bom disso tudo é que cada dia mais papais e mamães preocupados estão levando seus filhos mais cedo para uma ajuda especializada!
Hoje eu resolvi falar sobre o Transtorno Obsessivo Compulsivo, popularmente conhecido por T.O.C., tenho notado um crescente grito de socorro por terem seus filhos diagnosticados com o tal transtorno.
Como sabemos o que o TOC? De onde ele vem? E como posso ajudar meu filho? são alguns questionamentos que temos sempre que responder quando temos um diagnóstico fechado! Vamos então respondê-las aqui, lembrando que se em algumas situações seus filhos se comportarem parecidos ou igual, não há motivo para desespero, não é incurável, e com a ajuda certa e precoce logo tudo vai voltar ao que consideramos saudável!
O T.O.C. surge com a persistência de algumas manias, alguns tiques. E existe uma infinidade de comportamentos e pensamentos que seguem esse padrão, por exemplo, lavar as mãos repetidamente, arrumar sempre em uma ordem os materiais, entre outros, são apenas manias quando não alteram a rotina e nem causam sofrimento. O problema de fato começa quando, para sair de casa eu preciso lavar as mãos várias vezes, ou só posso fazer outra atividade quando aponto todos os lápis, e acabo preso num ritual, que não acrescenta nada á rotina e me angustia.
bora esse quadro, causador de grande sofrimento, tenha geralmente início na adolescência ou começo da idade adulta, ele pode aparecer na infância de forma tão comum quanto em adultos.
Dessa forma entendemos como T.O.C. a combinação de obsessões e compulsões que nada mais é do que a repetição de atos, rituais, atividades e pensamentos recorrentes e insistentes que se caracterizam por serem desagradáveis. Não gosto de classificar assim, mais percebo diariamente que esse transtorno pode vir tanto de fatores culturais quanto da educação familiar. Pacientes com T.O.C., geralmente tem um histórico de superproteção, perfeccionismo, educação rígida e repetitiva, com muitas advertências, entre outras. São crianças que naturalmente se exigem demais e estão em busca de alcançar um parâmetro quase que inatingível!
A ajuda deve ser o mais cedo possível, dificilmente a criança vai falar sobre o que está sentindo, pois nem ela mesmo compreende a necessidade de manter tais rituais ou pensamentos, mais a família é papel fundamental ajudá-la a superar, sendo assim o profissional competente vai fazer as intervenções necessárias e orientar a família para que possam juntos passar por esta fase!
Bom... Não vou me estender muito, mais me coloco a disposição para esclarecer quaisquer dúvidas, quanto mais discutimos mais treinamos nosso olhar para conseguir visualizar futuras complicações!! Fico aqui desejando um domingo de sol a todos!!

Boa Noite!
Bjos,


Rafaela Gonçalves
Psicóloga
CRP 15/2886

Nenhum comentário:

Postar um comentário