sábado, 19 de novembro de 2011

Quem acredita em Papai Noel?


Boa Tarde!! Nem vou me desculpar pela falta... Não pensem que é por desatenção! É pura falta de tempo mesmo... A Oficina foi um sucesso!! Apareceram a quantidade de crianças que esperávamos e tudo correu na mais pura ordem (ok, nem tanto!! 20 crianças e muito estímulo = bagunça, mais uma bagunça produtiva que surtiu muito efeito já que algumas mamães procuraram ajudar seus filhos fora do contexto terapêutico!!). Nossa próxima edição já está agendada e acontecerá no dia 26/11/2011, e as oficinas serão voltadas para pinturas com tintas e máscaras!!
Mais estamos aqui para trabalhar!! O tema hoje foi difícil de escolher porque estou com muitas idéias na cabeça, e priorizar algumas coisas é uma dificuldade da minha personalidade ansiosa!! Bom, escolhi um tema que foi motivo de discussão lá na Oficina!
Estou eu arrumando a próxima dinâmica enquanto os pequenos lancham e um papo me chama atenção... Assim seguiu mais ou menos o diálogo:
Criança 1 - "eu descobri que papai noel não existe!"
Criança 2 - "Sério?!, como foi isso?!"
Criança 1 - "Ganhei microcâmeras e instalei pela casa, meia noite vi que na verdade era minha mãe quem colocava os presentes!"
Criança 2 - "Nossa!! Vc foi esperto..."
E a criança 2 saiu com um olho de quem tinha perdido uma das últimas ilusões da sua primeira infância! E pasmem.. o garotinho que "inventou" essa história de microcâmeras também saiu arrasado, porque lá no fundo ele não sabe ao certo o que acontece para a árvore amanhecer cercada de presentes!! E sabe porque... no final ele sugeriu como dinâmica uma carta ao Papai Noel!! Ponto para a inocência!
Eu não ia perder a oportunidade de interferir! E fui lá conversar sobre o que acontece na noite de Natal! Contei a história do Papai Noel e deixei no ar uma dúvida.. que eu rezo para que permaneça enquanto dure a magia do Natal! Então nessa época do ano recebo algumas mamães que me questionam sobre a verdade... deve contar.. não deve...
Acho que isso é muito relativo, na minha opinião a data traz em si uma magia, tanto para adultos quanto para crianças... Acho também que desde cedo podemos falar sobre o Papai Noel como alguém que existiu, que foi bom e que presenteava as crianças, mais que como toda pessoa um dia ele teve que partir e deixou no lugar dele vários e vários "ajudantes" que deixam na noite de natal um presente e ele fiscaliza de perto a noite da entrega!! acho linda a tradição de deixar uns biscoitinhos e leite para o bom velhinho, ajuda na magia ele amanhecer tomado e os biscoitinhos mordidos!!
Já perceberam como eu gosto do Natal não é?! Na minha casa não temos tradições.. ainda!! Gosto do lúdico, acho que ajuda a gente a passar sem muitas dores numa vida que ás vezes nos machuca tanto!!
Não importa de que forma vocês achem correto esclarecer, não existe um jeito único, mais um único elemento é saudável e deve permanecer que é o respeito pela inocência, deixe que seu filho vá tirando as próprias conclusões sobre determinados assuntos, deixe ele decidir até que dia ele vai acreditar em fadas, coelhos, papais noeis... Mais eu gostaria de saber como acontece ai na casa de vocês!! Que saídas vocês encontram para as perguntas nada convenientes!!

Espero que estejam preparando a sua casa e seu espírito para receber o Natal!!

Bjos,

Rafaela Gonçalves
Psicóloga
CRP 15/22886

sugestões, dúvidas ou reclamações?
orientapais@hotmail.com

Um comentário:

  1. Bom Dia Tia Rafa hehehe
    Também sou apaixonada pelo natal. Vou compartilhar com você e com quem aparece por aqui como descobrir que o bom velhinho ''não existia''... Certa vez passando férias na casa de uma tia, estávamos olhando a Bíblia quando ela disse: Você sabia que Papai Noel não existe? Resumindo a história acabei sabendo que era meu Papai que colocava presentes, lembro que chorei e depois fiquei feliz. Mas, sabe queria passar mais um natal não sabendo disso rsrsrs
    Tudo tem seu tempo para acontecer e a magia e inocência deve ter o seu lugar.
    Minha casa já estar toda enfeitada do espírito de Natal, e quando passo pelo Papai Noel, eu peço ao bom velhinho que os presentes de adulto chegue ehueheu Beijos

    ResponderExcluir