domingo, 6 de maio de 2012

Meu Aniversário, Nossa Festa!

Boa Tarde!! Estou aqui bem rapidinho escrevendo no intervalo do curso de desenho, estou aprendendo a trabalhar com os desenhos das crianças e venho em breve compartilhar com vocês!!
O nosso tema de hoje é bem atual, tenho acompanhado bem de perto a evolução das festas de aniversários, cada dia mais elaboradas e personalizadas! Tiram o foco principal e tornam-se um evento!! Eu não vou discordar disso, na verdade eu amooooo festa de aniversário e todas as suas frescurinhas, eu mesmo faço muita coisa para o grupo a partir de festas personalizadas, mais me preocupa o fato das festas hoje em dia não celebrarem o que mais importa... O nascimento!!
Nem sempre foi comemorado o nascimento, conta uma das lendas que em uma época muito distante, em um vilarejo as crianças morriam antes de completarem o ciclo de 1 ano e quando o quadro foi revertido houve uma grande festa, sempre que alguma delas chegava nesta idade uma nova festa era feita, e a partir dai fomos dando os toques que hoje  temos!
Pois bem... Alguém já perguntou a seu filho como seria a festa perfeita?? Já pararam para escutar que o que eles querem é se divertir?? Se muiiitas mães que eu conheço fizessem isso poupariam muiiito dinheiro!! Mais o caso é outro, precisamos dizer a nossa criança que ela é especial apenas porque nasceu e que naquele evento as pessoas estarão lá por ela! Ela deve convidar quem é importante para o caminho dela, quem é presente na vidinha dela... o que me deixa triste algumas vezes é que nas festas que fui até hoje, não é raro encontrar convidados que a criança nunca viu... ou que não fará nenhuma diferença no crescimento dela.. então o aniversário passa a ser um evento social onde os pais retribuem para a sociedade necessidades que são deles... Gostaria que vocês refletissem sobre isso... Não é o tamanho da festa, não são os convidados ou a quantidade de presentes... é a lembrança que ela vai guardar de uma comemoração muito especial de uma data única!! 
Fico por aqui desejando ao meu querido Danilo um aniversário cheio de coisas lindas, que eu possa enquanto tia estar sempre perto cuidando e protegendo!! 

Semana que vem passo por aqui!!

Bjos,

Rafaela Gonçalves
Psicóloga
CRP 15/2886

Sugestões, dúvidas ou reclamações?
orientapais@hotmail.com

Um comentário:

  1. Adorei Rafaela! Devemos refletir mesmo! Estou passando pelo momento de decisão... o q fazer no aniversário de 2 aninhos do meu filho para que ele se divirta!

    Tenho um texto de reflexão sobre o q servimos nas festas das crianças tb, qdo tiver um tempinho e quiser ler:

    http://estarbemmelhor.blogspot.com.br/2011/10/festinhas-mais-saudaveis.html

    Beijos,
    Julia
    estarbemmelhor.blogspot.com

    ResponderExcluir