segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Encerramento do Grupo Pintando o 7!

Boa Tarde!!! Escrevo hoje ainda com o coração apertado! Pois é finalizei um projeto muito importante pra mim, o grupo de Crianças chega ao fim com a sua 1ª edição de cara nova, já sinto tanta falta dos meus pequenos que para que não doesse tanto resolvi mergulhar em um outro projeto (que ganha um post logo logo) a festinha do grupo foi toda feita por mim e pela minha mãe, uma delícia de comemoração, vou postar umas fotinhos pra que vocês participem (como sempre) de mais uma etapa da minha vida profissional!!








E ai?! O que acharam?!! eu amei, teve tudo que eles tiveram direito e fechou com chave de ouro essa etapa da minha vida!! As pré inscrições da 2ª edição já começam em Dezembro e pelo que estamos pensando será ainda mais emocionante!!! Aproveito para deixar aqui o meu muiiiito obrigada, obrigada á todos que direta ou indiretamente torceram para que tudo desse certo!!

Um beijo Carinhoso,

Rafaela Gonçalves
Psicóloga
CRP15/2886


quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Rotina: Organizando e vivendo melhor!!

Boa Tarde!! Como estão todos?! Aqui uma correria só pra variar!! Iniciei um novo projeto, o grupo de terapia para pré adolescentes! o nome do grupo é Gênios e a arte está maravilhoooooosa! Posto em breve tudo para que vocês vejam que lindo!! Fora essa correria ainda tenho o grupo pintando o 7 que está terminando e levando um pedacinho de mim com ele, cenas dos próximos capítulos!! Ainda fui chamada pela Santa Casa de misericórdia da Maceió para dar umas palestras aos funcionários (e pais), estou preparando tudo com muito carinho!!
Nessa turbulência toda, eu fico meio perdida, priorizando meus atendimentos e a Pestalozzi e sobra bem pouco tempo para os projetos paralelos, tenho que manter uma disciplina com meu tempo, então... fiquei pensando... como fazem as mães?! Eu sempre converso e oriento os pais sobre a rotina que deve ser bem estruturada mais acima de tudo equilibrada, vamos então aos motivos de se manter essa regrinha básica em casa?!
* As crianças precisam de segurança e a rotina traz isso. Desde o bebê que conhece um mundo novo e fica mais tranquilo quando começa a aprender o que vai acontecer até os mais velhos, que não sentem medo por saberem que serão buscados na escola todos os dias.
* Quando existe um ritmo esperado para as atividades do dia, fica mais fácil notar algo estranho. Se seu filho costuma comer bem no café da manhã ou tem um pique incrível para brincar no fim da tarde e não agir assim, você desconfiará que algo não vai bem. Essa é uma dica importante, algumas doenças ou dificuldades são silenciosas...
* Aprender fica mais fácil. A repetição de eventos e tarefas cria no cérebro as conexões mentais necessárias para memorização e retenção do conhecimento. Muito embora até que esteja estabelecida é preciso muiiiiiiita paciência.
* Rotina ensina as crianças o que é responsabilidade, pois há um esforço de todos, inclusive dela própria, para cumprir o estabelecido. Além disso, elas aprendem que há consequências quando alguém não faz sua parte. Todo grupo fica mais harmônico quando pode se organizar para os compromissos.
* Diabetes, hipertensão, infarto e obesidade. Todos problemas que podem começar na infância. Se a criança não tem hora certa para comer, ingere muitos alimentos industrializadas e guloseimas e amplia os riscos de desenvolver essas doenças. Ainda na infância, ela pode sentir dificuldade para ir ao banheiro se nunca souber o horário em que irá comer ou o que fará na hora seguinte. O organismo também precisa de tranquilidade para funcionar bem.
* Por último, mais legal e não menos importante, não tem nada tão gostoso quanto sair do ritmo cotidiano. Fazer algo inesperado, novo, fora do padrão é capaz de criar os melhores momentos da nossa vida e aqueles que adoramos lembrar e compartilhar com os outros. Mas, para quebrar a rotina, primeiro é preciso ter uma, certo?

E ai?! Todos convencidos da importância de organização diária?! É isso... Vou correndo para meu atendimento que perdi a noção do tempo quando entrei aqui na web!!!

Um beijo,
Rafaela Gonçalves
Psicóloga
CRP15/2886

Sugestões, dúvidas ou reclamações?
orientapais@hotmail.com 

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Dia das Crianças!!!

         Bom Dia!!! Eu adorooo festas comemorativas, queria que meu tempo me permitisse desfrutar de todas elas como minha imaginação visualiza! Bom... mais um dia quem sabe?! Hoje ás vésperas do noivado da minha irmã, eu tenho muiiitas coisas para preparar, os cupcakes de uma festinha que eu vou á tarde, arrumar o salão para a festa e me arrumar e finalmente pagar a minha dívida de post do blog!!
                        Hoje vi algumas fotos (como essa que eu postei) que falava sobre presença dos pais, achei o máximo! Esse ano mais que em todos os outros recebi algumas perguntas do tipo, é errado dar brinquedo ao meu filho? Claro que NÃO! Pode e deve presentear seu filho nesta data que comemora uma das melhores fase da vida dele!! Mais sabe o que eu não acho certo? não brincar com ele... Hoje deveria ser aquele dia que os pais vão ao cinema, comem coxinha no almoço, tomam sorvete, brincam no play, vão a piscina, todas aquelas atividades que a semana não permite e que hoje pode ser realizada!
          Conheço alguns condomínios que juntam e encomendam doces, brinquedos e promovem a socialização dos pequenos, mais isso não é desculpa para falar ahh mais aqui não tem isso.. Então faz na sua casa, uns brigadeiros, salgadinhos e uns jogos já promove um dia especial... 
                 O que escolheram para seus filhos hoje?! Além de dar a eles um dia especial e abraço apertado?!
Volto em breve com o lançamento de mais um grupo terapêutico!!!


Bjos,

Rafaela Gonçalves
Psicóloga
CRP 15/2886


Sugestões, dúvidas ou reclamações?
orientapais@hotmail.com

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

SÍNDROME DE ALIENAÇÃO PARENTAL: UM MAL QUE DEVE SER COMBATIDO por Anna Pryscylla Calheiros Ribeiro

Boa Noite!!! Hoje nosso blog recebe uma visita especial, como solicitado por alguns emails o tema da SAP - Síndrome de alienação parental fui em busca de alguém competente para nos trazer uma visão geral do assunto, A Anna Pryscylla foi uma amizade especial que conquistei e alguém por quem tenho muita admiração principalmente pelo respeito que ela tem a própria profissão, espero que todos gostem e para os interessados em mais informações ou consultas logo no final segue todos os dados dela! 
Sem mais arrodeios... com vocês... a Psicóloga Anna Pryscylla!!
Logo após a separação, em que o nível de conflito é intenso, os pais se encontram emocionalmente debilitados, principalmente quando padecem de sentimentos de abandono e rejeição, influências advindas do divórcio que ainda não foram adequadamente superadas, podendo desencadear comportamentos patológicos como ideias persecutórias/paranoides. E eis um ambiente favorável para o  genitor guardião usar seu filho como instrumento de vingança contra o outro.
É quando a ideia de que se deve primar pelo melhor interesse dos filhos é corrompida que se manifesta a Síndrome de Alienação Parental (SAP). Esse processo consiste em programar uma criança para que rejeite um de seus genitores sem justificativa, gerado pelo comportamento doentio e calculista do genitor que detém a guarda dos filhos.
São exemplos de sintomas de SAP: obstrução do contato, desvalorizar e insultar o outro progenitor na presença dos filhos, tomar decisões importantes a respeito dos filhos sem consultar o outro (escolha de escola, religião, etc.), organizar várias atividades com os filhos durante o período que o outro progenitor deve normalmente exercer o direito de convivência e, em casos mais graves, a falsa denúncia de abuso sexual. Com essas atitudes a criança é levada a rejeitar o genitor que ama, o qual se torna um estranho, e o vínculo afetivo entre os dois é progressivamente destruído –  e quanto maior o hiato entre eles, mais difícil de ser ultrapassado.
Induzir a SAP é uma forma de abuso psicológico. Os efeitos nas crianças podem ser vários: depressão crônica, incapacidade de adaptação em ambiente psicossocial, transtornos de identidade, sentimentos incontroláveis de culpa, isolamento, falta de organização, dupla personalidade, inclinação ao uso abusivo de álcool e de drogas e, em casos mais graves, até o suicídio.
Em nosso ordenamento jurídico já existe a Lei nº 12.318, de 26 de agosto de 2010, que prevê e pune a Alienação Parental, segundo a qual o genitor alienador sofre as seguintes punições:
ñ    Advertência ao alienador;
ñ    Multa;
ñ    Suspensão da autoridade parental;
ñ    Alteração da guarda ou sua inversão entre outros;
ñ    Acompanhamento psicológico e/ou biopsicossocial entre outros;

O conhecimento da Síndrome de Alienação Parental possibilita prevenir sua ocorrência, uma vez que é um fenômeno comum em nossa sociedade e responsável por muitos danos nas relações entre pais e filhos. Ainda que abalados pelo processo de divórcio, os genitores devem, com maturidade, transmitir segurança aos seus filhos, mostrando que, mesmo separados, estão à sua disposição.

CURRICULUM
Anna Pryscylla Calheiros Ribeiro
Psicóloga Clínica e Jurídica - CRP: 15/2729
Psicologia do Setor de Psicologia do Fórum TJ/AL, há 5 anos e  4 meses
Especialista em Psicologia Jurídica

Consultório na Clínica Espaço Gente I, Rua Íris Alagoense, 520, Farol, Cep: 57051-370, Maceió-AL

Atendimento Clínico e Domiciliar: Criança, Adolescente, Adulto e Idoso
Orientação vocacional / Profissional

Telefone para contato: 9607-6015 / 9108-7679

E-mail: prycalheiros@gmail.com e pryscyllacalheiros@hotmail.com


Por hoje é só!! Mais continuo aqui em busca de temas interessantes para uma discussão neste espaço!! Espero que tenham gostado, e Pry , muito obrigada pela sua contribuição!


Sugestões , dúvidas ou reclamações?
orientapais@hotmail.com