quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Rotina: Organizando e vivendo melhor!!

Boa Tarde!! Como estão todos?! Aqui uma correria só pra variar!! Iniciei um novo projeto, o grupo de terapia para pré adolescentes! o nome do grupo é Gênios e a arte está maravilhoooooosa! Posto em breve tudo para que vocês vejam que lindo!! Fora essa correria ainda tenho o grupo pintando o 7 que está terminando e levando um pedacinho de mim com ele, cenas dos próximos capítulos!! Ainda fui chamada pela Santa Casa de misericórdia da Maceió para dar umas palestras aos funcionários (e pais), estou preparando tudo com muito carinho!!
Nessa turbulência toda, eu fico meio perdida, priorizando meus atendimentos e a Pestalozzi e sobra bem pouco tempo para os projetos paralelos, tenho que manter uma disciplina com meu tempo, então... fiquei pensando... como fazem as mães?! Eu sempre converso e oriento os pais sobre a rotina que deve ser bem estruturada mais acima de tudo equilibrada, vamos então aos motivos de se manter essa regrinha básica em casa?!
* As crianças precisam de segurança e a rotina traz isso. Desde o bebê que conhece um mundo novo e fica mais tranquilo quando começa a aprender o que vai acontecer até os mais velhos, que não sentem medo por saberem que serão buscados na escola todos os dias.
* Quando existe um ritmo esperado para as atividades do dia, fica mais fácil notar algo estranho. Se seu filho costuma comer bem no café da manhã ou tem um pique incrível para brincar no fim da tarde e não agir assim, você desconfiará que algo não vai bem. Essa é uma dica importante, algumas doenças ou dificuldades são silenciosas...
* Aprender fica mais fácil. A repetição de eventos e tarefas cria no cérebro as conexões mentais necessárias para memorização e retenção do conhecimento. Muito embora até que esteja estabelecida é preciso muiiiiiiita paciência.
* Rotina ensina as crianças o que é responsabilidade, pois há um esforço de todos, inclusive dela própria, para cumprir o estabelecido. Além disso, elas aprendem que há consequências quando alguém não faz sua parte. Todo grupo fica mais harmônico quando pode se organizar para os compromissos.
* Diabetes, hipertensão, infarto e obesidade. Todos problemas que podem começar na infância. Se a criança não tem hora certa para comer, ingere muitos alimentos industrializadas e guloseimas e amplia os riscos de desenvolver essas doenças. Ainda na infância, ela pode sentir dificuldade para ir ao banheiro se nunca souber o horário em que irá comer ou o que fará na hora seguinte. O organismo também precisa de tranquilidade para funcionar bem.
* Por último, mais legal e não menos importante, não tem nada tão gostoso quanto sair do ritmo cotidiano. Fazer algo inesperado, novo, fora do padrão é capaz de criar os melhores momentos da nossa vida e aqueles que adoramos lembrar e compartilhar com os outros. Mas, para quebrar a rotina, primeiro é preciso ter uma, certo?

E ai?! Todos convencidos da importância de organização diária?! É isso... Vou correndo para meu atendimento que perdi a noção do tempo quando entrei aqui na web!!!

Um beijo,
Rafaela Gonçalves
Psicóloga
CRP15/2886

Sugestões, dúvidas ou reclamações?
orientapais@hotmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário