sexta-feira, 8 de julho de 2011

Como trabalha um Psicólogo infantil?



Boa Noite!!! Essa semana fui fazer visitas nas escolinhas de Maceió com o intuito de divulgar o blog e consequentemente meu trabalho na clínica!! Me deparei com profissionais muito abertas ao trabalho, ainda não fui em todas que gostaria mais aos pouquinhos vou fazendo essa visita!! Uma delas porém, me pediu algo em especial... Gostaria que escrevesse um textinho sobre o atendimento psicológico infantil, para que fosse colocado na agendinha dos alunos. Ela me falou que os pais tinham muitas dúvidas de como esse atendimento acontecia e como eles contribuiam para o processo! Depois de umas horas buscando inspiração... finalmente consegui deixar o texto como queria!! Então resolvi postar a obra final para que vocês tivessem oportunidades de entender o que acontece numa sessão de terapia infantil! Vamos lá??

Queridos Pais e/ou Responsáveis,
Convido vocês para falar de um assunto sério!! Meu nome é Rafaela Gonçalves, sou Psicóloga Clínica e trabalho com crianças a partir de 3 anos, numa parceria com a escola (*****) venho por meio desta cartinha explicar a importância do atendimento psicológico infantil.
Antes de qualquer explicação, vamos refletir... Por que procuramos um Psicólogo? Enquanto adultos conseguimos perceber que de alguma forma não estamos sabendo lidar com algumas situações que vão aparecendo durante a nossa vida. Mais e quando somos crianças? Como isso funciona? Nesse caso é muito importante que os papais e mamães estejam atentos ao desenvolvimento da sua criança, ela está tendo algum comportamento inadequado que esteja prejudicando sua qualidade de vida ou interferindo no seu cotidiano?
Só a observação cuidadosa dará a vocês uma visão da necessidade ou não da ajuda de um profissional. Quando surgirem dúvidas sobre uma ajuda especializada, procure-a, pois este profissional está habilitado para perceber de que natureza é a dificuldade, encaminhando inclusive para profissionais de outras áreas, tais como: atendimento neurológico, psicopedagógico, fonoaudiológico, odontológico, etc.
Caso seja confirmada tal necessidade, está na hora de começar o tratamento. Antes de tudo uma entrevista apenas com os pais, é preciso conhecer o processo de desenvolvimento e os motivos que os levaram a procurar ajuda! Nesse encontro só vão os pais!! Quanto trata-se de crianças é de suma importância que os responsáveis participem ativamente do processo. É de responsabilidade do profissional, fazer uma orientação aos pais, ajudando-os para que o comportamento indesejado seja modificado enquanto os pequenos estiverem fora do ambiente terapêutico!
Como acontece um atendimento? Geralmente uma sessão dura em torno de 50 min, podendo ser um pouco menos nas primeiras vezes... A psicoterapia infantil é realizada através da utilização de brinquedos, jogos, materiais de arte... É através da expressão artística que os Psicólogos conseguem entender o que está se passando no mundinho da criança! Entre um encontro e outro provavelmente acontecerá um atendimento com os pais (ou responsáveis), aqui estratégias de mudanças vão ser elaboradas!
Enfim, é assim que, de forma bem resumida, trabalha um profissional de psicologia com crianças tão pequenas! Se você sente necessidade entre em contato com a escola, ela te ajudará e encaminhará para um profissional responsável! Quando a escola está em parceria com a família, todos só tendem a ganhar!!
Rafaela Gonçalves
Psicóloga
CRP 15/2886
http://www.orientapais.blogspot.com


E ai? O que acharam??
Nosso próximo tema será a chegada do irmãozinho!! Que dúvidas poderíamos abordar? Me ajudem a dar o blog uma proposta bem personalizada!!

Bjos,

Rafaela Gonçalves
Psicóloga
CRP 15/2886

Sugestões, dúvidas ou reclamações?
orientapais@hotmail.com

10 comentários:

  1. Rafa, gostei muito do seu blog e dos desse texto em especial. De forma clara e simples essas orientções falam da nossa atuação.
    To trabalhando na Bahia com atendimento infantil, peço sua autorização para divulgar o blog, e usar seus texto quando necessário. Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Tah recomendadissiiiiiiima... to virando sócia daqui jah.

    ResponderExcluir
  3. Oi Rafa, gostei muito do texto e do blog, um trabalho legal que mostra com clareza a prática, mesmo que de forma bem resumida, do trabalho com a psicologia infantil. Parabéns e deixo como sugestão para o próximo tópico, o ciúme entre irmãos. Acho interessante fazer uma discussão sobre como a criança se sente com a chegada do irmãos, características, comportamento, etc. Obrigada e aguardo o próximo tópico. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Rafaa! Ta ótimoo seu blog! Parabéns!!! Evelyne.

    ResponderExcluir
  5. Rafaa! Ta ótimoo seu blog! Parabéns!!! Evelyne.

    ResponderExcluir
  6. Rafa!!!Tá perfeitooo seu blog!!!
    Ameiii.Parabéns!!!
    Aline.

    ResponderExcluir
  7. Oi Rafa! Que blog lindo! Parabéns!
    Sou estudante de Psicologia e estou amando...
    Bjão!

    Dalila

    ResponderExcluir
  8. Tenho um consultorio de psicologia infantil, no interior de São Paulo, gostaria de saber se posso usar partes de seu texto em alguns momentos. Gostei muito do blog. Obrigada. Kátia

    ResponderExcluir
  9. Olá Kátia! Pode sim usar o texto, fique a vontade! bjoss

    ResponderExcluir
  10. Oi gostei mt do texto eu cuso o segundo ano do ensino médio e quero fazer pisicologia queria saber se vc gosta do q faz e como vc fez pra fikar conhecida

    ResponderExcluir