terça-feira, 5 de julho de 2011

Férias no meio do ano...






Boa Noite!! Não aguentei a ansiedade e o post de amanhã vai ser logo publicado hj!! Meus marcadores de páginas voaram! Já mandei imprimir mais!! O tema de hoje é bem levinho!! As férias escolares do meio do ano!
Bom, sabemos que o privilégio de tirar férias duas vezes no ano são apenas dos pequenos =( , o fato é que no mês de Junho/Julho poucos pais tem dias livres para se divertirem com os filhos, e o que sobra?? Crianças cheias de energia, sedentas de atividades diferentes, além de muiiita barulheira, gritariiiiaaa e dor de cabeça (sendo a última, dos pais, é claro). Ok, vocês sabem bem melhor que eu! Ri muito essas duas semanas quando quase que de forma unânime meus clientinhos me pediam: "-Tia Rafa hoje pode ser uma terapia com arte?" ou ainda: "-Tia Rafa passa uma tarefa de casa que eu vou me divertir!!" Sinto também a necessidade deles ainda que nos encontremos 1x na semana por 1hr apenas!!
O período de férias é um momento muito importante, é aquela pausa para acomodar os aprendizados que um pequeno cérebro em desenvolvimento adquiriu nos meses anteriores. Pode-se comprovar que crianças que não desenvolvem nenhuma atividade distrativa (inventei essa palavra! É uma habilidade minha quando não encontro a palavra certa! Neste caso uma atividade que distraia!) voltam ás aulas estressadas, fazendo o rendimento diminuir!!
Essa semana este assunto foi matéria da Revista Crescer (assinei por dois anos, mais é mais voltada para pais do que para psicólogos!) eles deram algumas dicas bem legais e a que eu mais gostei foi a de pais que reunidos, contrataram recreadores particulares, que brincavam com as crianças, enquanto eles trabalhavam! Em Maceió, eu nunca vi essa opção, mais temos os parques que alugam brinquedos como pula-pula e que vem com os monitores!
Uma outra dica legal são as colônias de férias, já tive uma experiência no começo do ano de 2010, neste ano não fizemos por incompatibilidade de agenda com minhas colegas! Vejo muitos lugares que promovem colônias legais, não tive oportunidade de ir conferir para poder dar uma indicação certinha, mais a dica principal é: SEGURANÇA! Observe tudo, desde o lugar, o material utilizado, conservação, exijam que os cuidadores sejam capacitados, etc... Acreditem na intuição! Gostou do lugar? vocês se divertiriam ali?? Essa é a proposta!
Ainda temos os parques fechados, temos algumas opções na cidade como a Lets Play, já trabalhei lá por quase dois anos e sei que os proprietários se preocupam com o bom estado do lugar! o único problema são as crianças menores, que não podem ficar sem acompanhantes!!
Já para os papais e mamães que dispõe de tempo, uma dica bem legal está na leitura do livro "365 atividades infantis sem TV" comprei ele há uns anos pela internet, tem dicas bem legais e fáceis de providenciar com o que vocês já tem em casa mesmo!!
Ufa... Termino aqui! desejando que amanhã (o meu dia de atendimento só com crianças) tudo esteja mais tranquilo!!

Que tal compartilhar como estão sobrevivendo ás férias??

Bjos,
Rafaela Gonçalves
Psicóloga
CRP 15/2886

Sugestões, dúvidas ou reclamações??
orientapais@hotmail.com

3 comentários:

  1. cada dia que passa você melhora os temas, está interessantíssimo Rafa, sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Rafa, parabéns pelo blog. Vou repassá-lo para as mamães e pais que conheço =)
    Fico pensando nesse período de férias, o quanto eles reclamam que não tem nada para fazer, chegando até a querer as aulas de volta.
    Acho bacana as dicas que você deu, mas acho interessante também que ao invés dos pais contratarem recreadores para brincar eles possam proporcionar brincadeiras que possam participar juntos, já que o brincar é tão importante para o desenvolvimento infantil.

    Esperando o próximo posto! Sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Rafa, lendo esse tópico do seu blog, que inclusive ficou ótimo, eu pensei o seguinte: que atividades proporcionar para aquelas crianças que moram no interior, lugares que não possuem colônias de férias, parques, etc? Achei as dicas muito legais, mas percebo que elas privilegiam apenas algumas crianças, uma vez que mesmo aquelas que moram em cidades que possuem estas opções, nem sempre tem disponibilidade financeira para participar dessas atividades sugeridas por você. Deixo aqui meu pedido com sugestões para outra criançada. Obrigada e parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir