terça-feira, 19 de julho de 2011

Múltiplas atividades!!


Boa Noite!! Estou aqui numa rara noite quase livre!! resolvi escrever sobre algo que eu vi dia desses! Sentada na fila interminável em um banco aqui em Maceió, fui obrigada a ouvir uma mãe dar uma palestra sobre as inúmeras atividades que seu filho (que deveria ter por volta de sete anos) teria que desempenhar durante aquele dia, e no resto da semana! além das aulas regulares na escola todas as manhãs, ele teria que ir no inglês duas vezes na semana, futsal três vezes, Kumon três vezes, aula de cavaquinho uma vez, fora a natação (que eu não peguei os dias)! Ufa!! Até eu cansei só falando!! Óbvio que dei o desconto que essa criança faz as tarefas de casa, come, toma banho, essas coisas secundárias!! Pois bem, ela estava marcando um horário com uma terapeuta porque sem imaginar o que estava acontecendo, o pobre menino estava com dificuldade de concentrar na escola!! Então, chegou minha vez de pagar e eu não consegui saber como foi o desfecho! (espero que tenha achado uma vaguinha!!) Mais esse não é um caso isolado, hoje é comum encontrarmos crianças superrr atarefadas!
Com as exigências do mundo moderno quem desenvolve mais habilidades estará mais preparado para um futuro promissor, os pais, na ansiedade de atender o pedido das escolas ou por expectativas próprias, tornam a rotina de seus filhos uma maratona desenfreada de cumprimento de tarefas. O fato é que essas atividades são importantes para o desenvolvimento intelectual, emocional e físico das crianças, mais como tudo na vida, precisam ser bem administradas, porque o excesso não ajuda, muito pelo contrário, só prejudica!Afinal, é na infância que, ao brincar a criança contrói seu mundo, e já sabemos que esta é tão importante quanto as outras atividades!
A escolha de uma atividade extracurricular precisa levar em conta a idade, a aptidão e a vontade da criança. É importante avaliar quais os ganhos para a saúde física e mental do seu filho, encontramos inúmeros casos de pais que, para compensar uma frustração passada, matriculam seus filhos em cursos que eles não tiveram oportunidade de fazer. Claro que isso é completamente inadequado!! Passei muitos anos dizendo que se um dia tivesse uma filha e fosse menina, ela seria ginasta!! Meu sonho de infãncia que foi detonaaaaaaaado porque eu não tinha a leveza necessária!! Claro que hoje penso diferente hehehe.
O que seria o ideal? Bom, hoje temos escolas que oferecem atividades extracurriculares, seria ideal que além das aulas regulares, fosse incluído um esporte e uma aula de línguas, que no máximo ocupassem duas tardes na semana, essa é uma fase de experimentar, é normal que a criança faça vários esportes até encontrar um que tenha afinidade!! Mais um de cada vez!
Para as menorzinhas apenas um esporte!! Aulas de balé, judô, futsal e natação são campeãs na preferência dos pequenos!!
Façam uma rotina diária para seus filhos, deixem aquele espaço para que possam brincar livremente, seria ideal depois das atividades finalizadas, entendam que enquanto criança eles não têm o mesmo ritmo de um adulto e que seu cérebro, que ainda está em desenvolvimento, precisa ser estimulado, mais também precisa de um tempo para acomodar os aprendizados adquiridos!!
Bom.. Por hoje é só!! como anda a rotina na sua casa?? Deixem seus recadinhos para que possamos nos ajudar!!
Bjos,

Rafaela Gonçalves
Psicóloga
CRP 15/2886

Sugestões, dúvidas ou reclamações?
orientapais@hotmail.com

3 comentários:

  1. Muito boa essa postagem. Eu percebo que esse problema é mais recorrente do que a gente imagina. As pessoas estão atribuindo cada vez mais afazeres para seus pequenos. Em parte, entendo que o mundo de hoje em dia pede isso por causa dessa competição absurda, mas tudo tem limite. Inclusive, o ser humano tem limite - suas limitações. Esse assunto é mais serio do que muitas pessoas imaginam. Tem que ser tratado com responsabilidade. Parabéns Rafaela por falar tão bem sobre isso.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog, bons textos! poste algo quando puder sobre como lidar com a sexualidade da criança nesse mundo onde tudo se tornou relativo!

    ResponderExcluir