quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Crianças Precoces


Boa Noite!! Estou eu na oficina do dia das avós quando uma das CRIANÇAS me solta a pérola, tia Rafa eu já tenho 7 anos, sou um pré adolescente né? Eu quis muito rir, mais pela seriedade da pergunta tive que fazê-lo passar por uma pequena frustração dizendo que ele era uma criança ainda, e discursei sobre as vantagens da infância por alguns minutos, contrariado ele me fez prometer que quando chegasse a onze anos seria finalmente, um pré adolescente! É claro que eu fiz váárias perguntas e me chamava atenção a clareza com que ele respondia, "ser pré adolescente está mais perto de ser adulto, é como se fosse grande sem contas pra pagar!!" Vocês entenderam que ele só quer a parte boa?
Todos nós sabemos que a quantidade de informações que recebemos hoje influenciam diretamente no encurtamento da infância, isso pode ser explicado porque a posição que os pequenos ocupam na sociedade atual mudou, esse termo está sendo utilizado com bastante frequencia pois vem sendo alvo das preocupações de Pediatras, Psicólogos infantis, profissionais ligados á infância e os pais, é claro! O fato é que os mini adultos que encontramos hoje não estão preparados para enfrentar o mundo, simplesmente porque não completaram o processo de amadurecimento necessário para encarar as frustrações que encontrarão...
É muito bonitinho quando eles saem com pérolas como a do menininho ali de cima... Quem não se delicia com as roupinhas das mini fashionistas?? Mais é obrigação de um adulto posicioná-lo no seu mundo, falando das vantagens, preferencialmente, de cada fase que ele está passando! Uma criança precoce cresce com uma auto exigência fora do normal, porque aprendeu desde cedo que deveria ser mais do que podia. Fora essa dificuldade será um adulto habituado a viver no futuro, e hoje se prestarmos atenção uma das maiores dificuldades é desfrutar do tempo presente... Como sempre digo aqui, o extremo que é prejudicial, especialmente porque o processo inverso, o de infantilizar demais alienando do mundo, também causará sérios danos.
A dica então vai para os papais e mamães que têm pouco tempo com seus filhos (lógico que os demais também deve se incluir, mais a incidência de crianças precoces acontece geralmente em casos assim), numa tentativa de chamar atenção de vocês, eles buscam se igualar no nível de desenvolvimento, então antes de qualquer coisa escolham a dedo os programas que eles devem assistir; a rotina que eles devem seguir, incluindo um espaço para o brincar, e PRINCIPALMENTE se interessem por isso, perguntem como foi o dia, de que brincaram, com quem brincaram, achem graça nas brincadeiras, etc... Isso fará com que ele não se sinta incompetente e acredite que está trilhando o caminho correto, eu sei que uma rotina estressante muitas vezes não permite um momento assim, mais é muito importante que assim como um compromisso de trabalho, vocês encaixem seus filhos na rotina!!
Estou esperando por emails me falando como funciona na sua casa!!!

Vou ficando por aqui! Prometo um post especial no dia dos pais, essa semana estive muito atarefada e não consegui postar na quarta feira, mais cá estou eu ás 6 da manhã reservando um tempinho especial para meu filho (o blog) !!

Bjos,

Rafaela Gonçalves
Psicóloga
CRP 15/2886

sugestões, dúvidas, ou reclamações?
orientapais@hotmail.com

Um comentário:

  1. Rafaela, cheguei aqui lendo o que vc escreveu no blog Feito a mão. Me interessei pois, apesar de não ser da sua área profissional, eu dou, voluntariamente, palestras p/ gestantes carentes e costumo abordar dois temas: amamentação e limite na educação dos filhos, por isso procuro ler tudo o que posso sobre estes assuntos. Suas orientações foram de grande valia para mim. Estou seguindo seu blog p/ não perder mais nada.
    Sobre este seu post sobre crianças precoces, no meu blog, na semana passada contei dois casos que aconteceram comigo que demonstram o qto a crianças andam bem adiantadas, infelizmente.
    Se puder, dê uma passada lá
    http://caprichosbyneli.blogspot.com/2011/08/meu-queixo-caiuacho-que-estou-ficando.html
    Bjs♥
    http://caprichosbyneli.blogspot.com

    ResponderExcluir