segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Lembranças...



Bom dia!! Não faltou vontade para escrever no fds.. mais faltou disposição! Pois é... Adoeci desde sexta e estou aqui de cama, morrendo de vontade de ir trabalhar mais me dando o direito de ficar boa... Hoje vou falar de um assunto que me ocorreu na noite passada enquanto via um desenho, as lembranças!
Existia uma coleção que era narrada pela Xuxa chamada "Coleção era uma vez", eram histórias clássicas que todos os meses saiam nas bancas de revistas, me lembro que meu pai comprava e deitadas na cama, eu e minha irmã, com minha mãe ouvíamos ela contar histórias da branca de neve, chapeuzinho vermelho, barba azul e a minha preferida, As flores da pequena Ida. Minha mãe contava no fim da tarde depois das nossas tarefas de casa, me lembro perfeitamente que era muito melhor do que a própria xuxa narrando...
Gosto de acreditar que cada lembrança está guardada num baú interior, ou como chamamos na Hipnoterapia, no insconsciente, que pode ser acessado de vez em quando para nos presentear com o momentos prazeirosoa da nossa vida! Eu sempre peço que papais e mamães busquem essas memórias e o bem estar que elas causam, vocês vão entender mais embaixo...

As brincadeiras de hoje definitivamente não se parecem em nada com ás do meu tempo... ás do meu tempo eram muitooo "adiantadas" para as do tempo da minha mãe e assim por diante, o fato é que algumas coisas não mudam, ou pelo menos não deveriam... a cumplicidade das lembranças entre pais e filhos.

Participar da rotina dos filhos, é dica antiga ne?! Mais se divertir junto é algo que ainda vejo como dificuldade, os pais esqueceram como se brinca e pior... esqueceram como se divertem!! Uma vez pedi á um pai que brincasse com seu filho no consultório para que eu pudesse ver a cumplicidade dos dois e o pai brincava sem interagir, prestava atenção em tudo, menos naquele momento... e perdeu uma grande oportunidade de construir uma boa lembrança!

Estejam inteiros, em todos os momentos, e nada de achar que no seu tempo que as coisas eram boas, que tal aproveitar a oportunidade e aprender um pouco mais sobre a tecnologia? ou os brinquedos modernos?? E vez por outra apresentar o que vocês faziam para se divertir e construirem juntos memórias que ficarão pra sempre!! O importante é o brincar, e não o brinquedo. É possível improvisar brinquedos ou brincadeiras se o fizeram em conjunto, se ouvindo e ouvindo a outra parte. Enquanto brincam, pais e mães tem a oportunidade de conhecer o universo do seu filho, de perceberem seus sentimentos e pensamentos, e um dado muiiito importante... é nesse momento que a oportunidade de ver representado na brincadeira como a relação pai/mãe/filho está sendo percebida, pelo outro ângulo.

Se joguem no universo dos seus filhos, desfrutando, aprendendo e revivendo a parte boa de não ter com o que se preocupar!! Tenho ensinado os pais á brincarem, a se divertirem de novo usando o lúdico, deixando o inconsciente fluir... Sabem como faço isso?? Uso a hipnose e a arteterapia em conjunto! Assim fica fácil não desistir da terapia!!

O post hoje foi light e curtinho, eu realmente não me sinto bem.. mais já vou pensar num tema bem legal para essa semana ainda!! Mais antes quero saber... Qual a melhor memória da sua infância??

Aguardo os recadinhos!!


Bjosssss



Rafaela Gonçalves

Psicóloga

CRP 15/2886



Sugestões, dúvidas ou reclamações?


7 comentários:

  1. minhas lembrança de infância... minha rua com em média 20 crianças todas altamente agitadas correndo, gritando e endoidando a vizinhança!
    lindo post... principalmente pq eu fiz parte disso q vc contou... amava a coleção e fui ouvir a historia e era uma das q eu mais gostava tb, fora a Guardadora de Gansos e Barba azul! eu amavaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  2. OI QUERIDA GRAÇAS Á DEUS TENHO ÓTIMAS LEMBRANÇAS DA MINHA INFÂNCIA,MAS AS ESTÓRIAS QUE MINHA TIA E MEU PAI CONTAVAM SÃO INESQUECÍVEIS.MELHORAS, BJOS.

    ResponderExcluir
  3. Brincar na rua... sem medo da violência.
    Tempo que não volta mais...

    ResponderExcluir
  4. Tempo bom né?! e poder revivê-los é sempre prazeiroso!! =***

    ResponderExcluir
  5. Minhas lembranças era as histórias que minha mãe contava quando iamos dormir, ela começava contando as histórias e no ápice ela dizia, amanhã continuo.
    Era fantástico... Nós ficavamos ali, imaginando várias possibilidades para o fim da história e dormiamos rapidinho para que o outro dia logo chegasse. kkkkk
    Rafa, também tenho notado muitoooooo a ausencia dos pais nas brincadeiras dos filhos, muitos deles nem sabe o que é brincar com os pais.
    Beijos.

    ResponderExcluir