sábado, 6 de agosto de 2011

O consumismo Infantil



Boa Noite!!! Hoje é dia de falar sobre um assunto muito sério que poucos pais aparentemente se preocupam, mais que deveriam ter mais atenção: O consumismo infantil!

Rubens Alves nos diz... "Os olhos têm de ser educados para que nossa alegria aumente" Isso mesmo, o conceito está certo, mais a execução, completamente errada! O que normalmente acontece é que a criança é treinada para ser feliz a medida que tem, e quanto mais tem, melhor.
É muito importante que o valor de que o material não é o que traz a verdadeira felicidade, seja transmitido na infância ainda, eu entendo que seja complicado lutar contra uma mídia tão massacrante, vi hoje um comercial de leite fermentado que prometia que a criança ficaria forte, saudável e cresceria mais rápido que as outras! Quem não arriscaria tentar?! Não estou criticando a mídia, estudei Administração em Marketing e sei da sua importância para o desenvolvimento do nosso país, porém, esse equilíbrio deve ser debatido em cada família, pois não há uma dose exata para o que é certo ou errado, é uma questão de bom senso.
Assisti sábado um programa bastante interessante na GNT, chamado quebra cabeça, lá eles fazem uma comparação entre 2 extremos, a criança altamente consumista e uma outra que utiliza a reciclagem como forma de brincadeira, são duas polaridades e como extremos têm suas dificuldades. não existe problemas do seu filho acompanhar a modernidade e ter aquele brinquedo que os colegas tem, ou a roupa que está sendo usada, mais é importante que os responsáveis expliquem que a felicidade não estar no TER e sim na importância que a gente dá.
Para a criança o que o adulto fala é a verdade, então imaginem um apresentador de programa infantil que estabelece um forte vínculo afetivo e emocional com a criança devido às longas horas que passa com ela diariamente dizendo que esse ou aquele objeto trará felicidade? Muito difícil resistir! Me lembro da minha infância e as modinhas pelas quais nem sempre passei ilesa!! Sendo assim, em função desse vínculo emocional, a criança pequena recebe a mensagem que o apresentador transmite quase como uma ordem e ela não quer decepcionar ou trair tal vínculo afetivo.
Muitas vezes a culpa dos pais por não ter o tempo de gostaria, faz com que essa relação seja recompensada com objetos cada vez mais caros e que só trazem uma felicidade momentânea e que precisará de substituta em pouquissimo tempo!
Vale a pena pensar sobre o assunto e avaliar como estão sendo passados os valores na sua família! Para ntenderem melhor sobre este assunto recomendo assistirem um vídeo da da psicóloga Laís Fontenelle, do Instituto Alana, que fala sobre a necessidade de impor limites sobre os desejos de consumo das crianças, explicando de forma bastante resumida a importância dessa discussão!! http://gnt.globo.com/quebracabeca/noticias/Como-lidar-com-o-consumismo-das-criancas.shtml Espero emails ou recadinhos com relação a esse post ok? como se percebem e de que forma eu poderia ajudá-los!!

Bom, por hoje é só!! Amanhã (08/08/2011)sai um textinho especial que fiz para o blog Feito a Mão, vale a pena conhecer o blog, acompanho há mais ou menos um ano e de lá tiro muitas dicas úteis para o dia a dia! Fiquei muito feliz com a oportunidade!!Espero que gostem porque foi feito com muito carinho!! o endereço é http://www.blogfeitoamao.com

Bjos,

Rafaela Gonçalves
Psicóloga
CRP 15/2886

sugestões, dúvidas ou reclamações?
orientapais@hotmail.com



6 comentários:

  1. Adorei seu blog!!
    Parabéns ,e muito obrigada por nós ajudar com suas palavras...

    ResponderExcluir
  2. oi rafaela conheci seu blog através do feito a mão, e adorei estou passando uma fase dificil com meus filhos, principalmente com o mais velho de 08 anos, tenho certeza que seus post vão me ajudar ,bjos.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelos comentários tão carinhosos e os emails tão preocupados!! Fico muito feliz em ajudá-las! Lilian, se precisar de uma ajuda mais especifica pode me escrever no orientapais@hotmail.com e eu te ajudarei no que puder! Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns mais uma vez pelo texto!
    Em um mundo cada dia mais individualista e consumista é difícil ensinar valores tão importantes como este as nossas crianças.

    Beijos, saudades!

    ResponderExcluir
  5. Oi Rafaela!
    Amei seu blog!
    Parabéns pelo espaço.
    Cheguei aqui através do Feito a Mão. Irei acompanhar, pois tenho dois filhos e essas orientações são de grande valor.
    Obrigada!
    Beijos

    ResponderExcluir