segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Os amigos - A importância de construir laços

Booa Noite! hoje eu só tenho notícias boas! Minha sala ficou pronta, e eu que no começo estava achando tudo mais ou menos, agora estou amando! Está com a minha cara e vai ficar ainda mais linda conforme o tempo for passando, a localização também é muito boa, estou muito confiante, logo posto fotos para vocês darem opiniões!! A outra notícia maravilhosa é que o blog mais uma vez me permitiu divulgar meu trabalho na televisão, e isso é sempre muito bom, quanto mais gente conhece o trabalho, mais podem ser ajudadas! Vamos ao que interessa??
Nosso tema hoje é sobre algo que cada vez está mais raro... A relação de amizade, aquela amizade que a gente compartilha as primeiras lembranças e que quando crescemos, ela ate pode ficar mais distante, mais o carinho e o respeito permanecem e duram por toda vida!!
Para começar vou postar um lindo poema do Mário Quintana:

"Meu Deus! Como é engraçado.
Eu nunca tinha reparado como é curioso um laço.
Uma fita dando voltas. Enrosca-se, mas não embola.
Vira, revira, circula e pronto, está dado o laço.
É assim que é o abraço (...)
Ah, então é assim o amor, a amizade, tudo que é sentimento.
Como um pedaço de fita.
Enrosca, segura um pouquinho, mas não pode se desfazer a qualquer hora, deixando livre as duas bandas do laço.
Por isso é que se diz: laço afetivo, laço de amizade.
E quando alguém briga então se diz: romperam-se os laços.
Então o amor, a amizade são isso.
Não prendem, não escravizam, não apertam, não sufocam.
Porque quando vira nó, já deixou de ser um laço."

O valor da amizade é algo que aprendemos na infância, brigamos, brincamos, conversamos, competimos, essa é uma das primeiras relações que temos oportunidade de experimentar, algumas pesquisas mostram claramente que quando mantemos uma relação de amizade desde muito cedo sentimentos como o da depressão e solidão podem ser administrados com mas facilidades. A amizade com crianças da mesma idade é muito importante porque como compartilham da mesma etapa do desenvolvimento, uma ajuda a outra na construção da autoestima, entendem que existem outras realidades, hábitos...
E essa relação não só tem flores, e como seres humanos em evolução, a competição sempre estará presente e cabe aos pais ensinarem desde cedo que cada um tem um tempo e também cada um tem habilidades que os tornam únicos... Uns correm mais, outros tem habilidades manuais, outros inventam as brincadeiras mais legais... Não é saudável estimular a competição de forma negativa, é importante ajudar seu filho a encontrar as próprias habilidades e ajudá-lo a ficar bem com isso.
Um fator bem importante é com relação a essa identidade, é natural que algumas crianças, como em quase toda relação, tenham a tendência a ser mais dominante, enquanto outros mais submissos, nesses casos, os pais precisam estar atentos e orientar quando perceberem que um ou outro estão perdendo a sua "identidade", então podem lembrá-las como é importantes sermos diferentes... mais lembrem-se que, como crianças, estão experimentando formas de se comportar, então as intervenções devem ser em pequenas doses...
Em outros casos como brigas e desentendimentos devem ser deixados para que as próprias crianças resolvam... é nesse momento que eles estão aprendendo a respeitar os limites, os seus e os do outro...
Os adultos devem ser estimuladores dessas relações, conhecer a família, saber se compactuam dos mesmos valores e estilos de vida ajuda bastante para que a relação flua, sabe.. fiquei pensando nas minhas amigas agora.. como boa capricórniana, tenho poucos e bons amigos e quase todos feitos na infância... Engraçado escrever hoje sobre isso quando encontrei com elas no fim de semana!! Que sorte a minha!
E vocês? Como percebem essas relações? estimulam seus filhos? Estou esperando os recadinhos!!

Bjos!!

Rafaela Gonçalves
Psicóloga
CRP 15/2886

Sugestões, dúvidas ou reclamações?
orientapais@hotmail.com

Um comentário:

  1. Lembrando do tempo de criança, hoje vejo como é importante estabelecer esses laços de amizade, quando criança parece que temos ''mais'' amigos, perdoamos com mais facilidade e nossa imaginação para se divertir, nem se fala, não é mesmo? Hoje em dia acredito que esta cada vez mais difícil das pessoas estabelecerem esses laços, mas são valores importantes que devem ser ensinados e encorajado a nossas crianças.

    Boa Noite Rafa!

    ResponderExcluir