domingo, 3 de julho de 2011

Como lidar com a Agressividade??

Bom dia!! Como estão de domingão?! Espero encontrar todos bem! Antes de começar o post de hoje, quero compartilhar uma foto dos novos marca páginas que mandei fazer especialmente com o nome do blog! Ainda não tenho uma logomarca definitiva, muitas idéias e nenhuma ainda deu aquele tchan!! Mais enquanto isso não acontece, usei a mesma idéia do meu cartão de visitas, feito pela arquiteta Fernanda Martins, e finalizado pelo Design Henry Muniz, competentíssimo na arte de criar! Essa semana vou pedir que algumas escolas encaminhem nas agendinhas escolares, quem sabe não chega um até sua casa!! Quem se interessar é só falar que eu mando (aqui em maceió) sem nenhum custo!! Vejam que lindo!!


Bom... Vamos ao que interessa! Resolvi falar de agressividade porque há umas semanas recebi um clientinho que têm deixado a mamãe bastante preocupada. Do "NADA" ele está tendo crises de raiva, jogando tudo para o alto, gritando, batendo e até se machucando... Ela não sabe mais o que fazer e negociar as estrelinhas está cada vez mais dificil...Sabemos que a agressividade é uma energia tão importante quanto qualquer outra, ela nos impulsiona a conseguir o que desejamos. O problema começa quando, sem saber o que fazer com essa energia as crianças tentam se livrar dela dela de qualquer jeito, causando um caos! Na maioria das vezes a agrssividade é despertada pela frustração, então percebam se naquele momento é isso que está acontecendo, devido a imaturidade emocional, os pequenos não conseguem expressar de forma correta, então precisamos acolher aquele momento e ensinar o jeito certo de fazer (Ser FIRME é demonstrar carinho, por mais que naquele momento seus filhos falem que vão te odiar!).


É importantíssimo investigar desde quando a criança apresenta este quadro, a chegada de um irmãozinho (a) é campeã de audiência; além desse existem outros fatores tais como: birra, medo, a ja falada frustação e etc. Sabendo de onde vem ta na hora de se trabalhar as emoções! Neste estágio, em alguns casos, é importante procurar ajuda de um profissional da área, ele te ajudará a entender o que está acontecendo e ajudará a criança a liberar essa energia de forma saudável!



Mais o que pode ser feito em casa mesmo?? Se for uma criança mais madura converse com ela sobre como está se sentindo, explique que existem outros jeitos dela ficar melhor e conte uma história que adoro contar aos meus clientinhos, o título é: "Deixe a raiva secar" e vocês encontrarão nessa página ela completinha http://www.otimismoemrede.com/deixearaivasecar.html
Já para os menores a dica é algo mais "movimentado" escolha um lugar (seguro) da casa, pergunte onde ele sente a raiva, a maioria responderá nas mãos, e escolha uma almofada que será a eleita "almofada da raiva" peça que ele bata na almofada até se sentir melhor. Quando estiver mais calmo, explique que ele pode fazer isso ali, porque a almofada não se machuca, e consequentemente ele tambémm... á medida que for crescendo e adquirindo a maturidade emocional vá ensinando outras formas de liberar essa energia. Muitas vezes o esporte ajuda bastante a controlar esse impulso!
Por Hoje é só!! Se tiverem dúvidas mais específicas podem entrar em contato pelo email!!
Bjos,
Rafaela Gonçalves
Psicóloga
CRP 15/2886

Sugetões, dúvidas, reclamações?
orientapais@hotmail.com

11 comentários:

  1. Rafaela, adorei a interface do seu blog para celular. Estou em um agora. O tema é interessantíssimo. Lido com episódios de raiva infantil diariamente. Maria Clara já me disse "eu te odeio" mais de uma vez, mas quando a raiva passa, se derrete dizendo que sou a melhor mãe do mundo. Se eu tivesse uma autoestima mais frágil, já teria cedido a suas chantagens.

    Ainda não pus seu blog na minha listinha, mas vou fazer isso sem falta. Estive atrapalhada com a mudança do site.

    Claudinha

    ResponderExcluir
  2. Rafa, to amaaanndooo seu blog! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. sem dúvidas um tema bastante preocupante para os pais...
    já vi filhos xingarem, baterem entre tantas outras coisas n]que penseo, quando tiver meu filho, será que vai ser assim tb? hehehe


    beijo e sucesso

    PS: quero meu marcador!

    ResponderExcluir
  4. slaponthelook.blogspo.com segue lá bjinhos!

    ResponderExcluir
  5. adorei suas dicas, vou usar com meus primos kkkkkk, ja indiquei as minhas tias!

    ResponderExcluir
  6. ja estou te seguindo!
    bjinhoss:**

    ResponderExcluir
  7. Dica ótima.
    Como sugestão próximo tema, Separação dos Pais.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Oi Rafa, parabéns pelo tópico, muito bom mesmo! E deixo como sugestão, "percepção de um comportamento agressivo numa criança de dois anos, após a separação dos pais." Que atitudes tomar, o que fazer e como dialogar (se possível) com ele? Obrigada e aguardo ansiosa sua resposta.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Rafaela,
    Este assunto é muito importante para o futuro de nossos filhos,continue sempre presente,um forte abraço.
    Potiguara

    ResponderExcluir
  10. Adorei, Rafaela! Qualquer dia desses, você pode escrever, por favor, dicas sobre como lidar com birras infantis (bebês de 2 anos)... Li bastante, e os especialistas falam sobre os 'terríveis 2 anos', dizem que é normal etc. Mas como lidar com isto? Qual postura devem ter os pais? Converso bastante com minha bebê de 1ano e 9meses, nunca bati, olho nos olhinhos dela. Mas nada funciona. As birras estão cada vez piores, além do fato de só querer colo e pedir tudo choramingando. Socorro!!!
    Obrigadíssima, desde já!
    Lis. (lis.sand78@gmail.com)

    ResponderExcluir
  11. Olá Rafaela. Sou seguidora do seu blog e goato muito dos seus artigos. Parabéns pela iniciativa, vai ajudar bastante os pais a educarem seus filhos. Eu como mãe adoro!

    ResponderExcluir