domingo, 31 de julho de 2011

Privacidade dos filhos



Boa Tarde!! Hoje tenho muiitas notícias que justificam minha ausência na semana! Primeiramente estou mudando para um consultório novo, então correndo com os preparativos, compra de móveis e toda ansiedade que implica numa mudança! Depois posto fotinhas dele, esta ficando uma graça! Essa semana ainda fui chamada para dar uma entrevista sobre separação de pais na Tv Pajuçara, escrever um texto para o Blog Feito á mão (essa pra mim foi a mais emocionante!!!) e facilitar uma dinâmica sobre o dia das avós em escolinhas aqui em Maceió, tudo isso fruto do blog! Deixo aqui então meu agradecimento aos meus leitores, pela ajuda constante e respeito ao meu trabalho!
Vamos ao que interessa? Recebi alguns emails sobre como abordar a privacidade dos filhos, esse é um tema delicado mais acredito que seja bastante recorrente na convivência, especialmente quando eles estão mais crescidos!
Que mãe nuncaa pensou em ouvir uma conversa no telefone, ou ler um diário ou até procurar qualquer coisa suspeita nas gavetas? Acho que quase todas já passaram por isso... A adolescência (ou a pré adolescência que está acontecendo mais cedo) é uma fase confusa para os filhos, e especialmente para os pais também... Mais fico me perguntando até onde existe o “desejo de saber” da “necessidade de saber”.
Nesta fase a privacidade é crucial, e o respeito a ela vai determinar se passarão com muitas ou médias turbulências!! Não estou pedindo que deixem de mão seus filhos, muito pelo contrário, é a fase que mais precisarão de orientações e supervisão, mais como tudo na vida existe um limite, eles compartilham suas necessidades a partir do momento que ficam á vontade, os pais devem orientar, acolher, manter um olhar cuidadoso, porém compreender que são pais e que a partir de agora entram outros protagonistas na vida de seus filhos, os amigos!
Como manter esse limite? A primeira coisa a se pensar é, como vem observando seu filho? Está mais triste? Mais agressivo? rendimento baixo? Se isso acontece e não está sendo compartilhado com você, está na hora de ir aos poucos se aproximando, "comendo pelas beiradas", sem forçar a barra eles se abrirão. O que acontece geralmente é que as mães na CURIOSIDADE de saber o que sua filha está pensando (especialmente sobre paqueras e namorados) ficam desesperadas e leem diários, conversas de MSN, e mais um tanto de estripulias, e não satisfeitas de terem feito isso ainda chamam as filhas (os) e falam tudo o que leram, o que viram e instalam um verdadeiro caos!!
Chamo de caos, porque esse tipo de atitude só afasta, não acrescenta em nada! Se não conseguem se controlar pelo menos não sejam diretas, criem situações para que eles falem por si mesmo, é saudável os adolescentes manterem alguns segredos em relação aos pais,´faz parte do tornar-se adulto. Tudo que estou falando aqui não vale para suspeitas mais graves como uso de drogas ou bullyng ta? Falo sobre dificuldades cotidianas do crescimento.
Para as mamães de crianças pequenas recomendo que criem um laço de confiança desde cedo, muitas vezes os filhos só querem ser ouvidos, e quando esta fase chegar e os amigos passarem a ser mais importantes lembrem-se de quando era adolescente e como reagiam em situações parecidas!! Não achem que são as piores mães por não saberem alguns detalhes, é que as dúvidas, os segredos e os grilos são melhores compreendidos por quem está passando ao mesmo tempo pela fase. E isso precisa ser respeitado. Nada de querer poupar seus filhos de pequenas decepções, ou tristezas, por mais dificil que seja é assim que ele vai amadurecendo e aprimorando os valores aprendidos!
Bom, por hoje vou ficando por aqui, vou ver se deixo algum post pronto para não deixar tanto tempo sem postar!!
Ahhh viram que já passamos mil visualizações?? Fiquei muito feliz!!
Bjos,
Rafaela Gonçalves
Psicóloga
CRP 15/2886

Sugestões, dúvidas ou reclamações?
orientapais@hotmail.com

2 comentários:

  1. Parabéns pelo sucesso!!! Que a colheita seja sempre prazerosa... Aprendo muito com seu blog!

    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Raaafa adorei, vou mandar minha mãe ler kkkkk

    ResponderExcluir