domingo, 2 de outubro de 2011

Material Terapêutico

Bom dia!! Hoje eu estou aqui para falar com meus amigos Psicólogos Clínicos, Professores da educação infantil, Psiquiatras ou Pais que por ventura se interessem... Todos nós sabemos a importância de ter sempre bons equipamentos de trabalho para que a sessão seja sempre bem explorada, é curioso como as crianças chegam no nosso consultório cheia dos equipamentos eletrônicos e quando se deparam com uma casinha toda de madeira ou com brinquedos que habitualmente eles não tem, se encantam!

Pensando em outras formas de incrementar minhas sessões eu comecei a explorar as habilidades da minha mãe em costura e fomos criando algumas peças, e foi dando tão certo que para alguns amigos eu fui indicando e comecei um novo negócio de vendas dessas peças!

Apresento pra vocês uma parte dos produtos que hoje estamos comercializando e entregando para todo Brasil! Vou colocando as fotos e descrevendo como eu utilizo, mais não é algo limitado ok? Vocês podem adequar ás necessidades dos seus pacientes e/ou sugerirem novos artigos!


Essa é a Família, utilizo ela dentro de uma casinha de madeira (que está recebendo pintura nova!) Tenho todas as cores (Família negra, branca e marrom) e utilizo sob medida para meu paciente, respeitando a necessidade de cada um em explorar aspectos como, convivência em família, regras, abuso sexual, geralmente utilizava Barbies, mais obtive mais resultados com esses bonecos por se assemelharem mais aos parentes! Esta familia possui 7 integrantes, mais como já falei acima, podemos adequar a necessidade de cada paciente, misturando inclusive as raças!



Essas são as Meninas, tenho também os meninos, seguem a mesma linha da família, mais são vendidas separadamente, apresento uma caixa cheia delas e peço que meu paciente escolha por exemplo, quem é ele, quem é o melhor amigo, e por ai vai dependendo, é claro, do que vai ser trabalhado naquela sessão!






O tapete contador de Histórias é um dos meus favoritos!! Gosto de coisas bem lúdicas, de sentar no chão, de me imaginar naquela cena, esse tapete conta a história do "Homem que não tinha sorte", mais por não ter os personagens fixos no tapete podemos contar várias outras! Ou pedir que os pacientes contem, esse tapete é todo bordado a mão e os tecidos tem texturas diferentes, o que contribui inclusive para um trabalho sensorial nas crianças menores, existem muitos outros modelos e as sugestões são sempre bem vindas!!








Ahh esse é o meu xodó!! A árvore genealógica!! Eu amo trabalhar com ela! Toda feita em feltro as cabecinhas saem e permite a criança ir reconhecendo seus familiares aos poucos, perfeito para trabalhar a chegada do irmãozinho, separação dos pais, etc... Ela sempre nos dá bons resultados porque é bastante lúdica, e a medida que eu vou falando o que é uma árvore genealógica vou pedindo que a criança pesquise sobre sua familia, criando raízes e laços afetivos mais sólidos!!




Bom... Quem me conhece sabe que eu me divirto junto com meus pacientes (e ás vezes até mais!!), estou sempre á procura de novas idéias, novos jogos... Gosto muito de usar coisas como tinta, argila, telas, tenho muitas lantejoulas, continhas... Quando postar o consultório vocês verão!!
Existem outros artigos que eu não postei para que não ficasse tão longo e para que despertasse a curiosidade dos leitores!! Mais quem se interessar pode mandar emails que eu respondo com sugestões, mais fotos , etc!
Nosso proximo post será sobre TOC infantil, e em seguida estou me programando para mostrar o uso da arteterapia no consultório!! Espero que em seguida possa mostrar meu cantinho!!

Bjos e ótima semana!

Rafaela Gonçalves
Psicóloga
CRP15/2886

sugestões, dúvidas ou reclamações
orientapais@hotmail.com

3 comentários:

  1. Adorei Rafa!
    E já tô curiosa pelo próximo post! Ceci é tão metódica q as vezes passa da conta sabe? Fico pensando q ela pode ter TOC c algumas coisas...

    ResponderExcluir
  2. Sugestão próximo tema: Ciumes do filho único quando os pais são divorciados e querem retomar suas vidas amorosas com outras pessoas.


    brigadinha :)

    Ane

    ResponderExcluir
  3. Oi Rafa! enviei um email pra vc, pois me interesso pelos materiais... axei tudo muito lindo!! bjus

    ResponderExcluir