segunda-feira, 1 de outubro de 2012

SÍNDROME DE ALIENAÇÃO PARENTAL: UM MAL QUE DEVE SER COMBATIDO por Anna Pryscylla Calheiros Ribeiro

Boa Noite!!! Hoje nosso blog recebe uma visita especial, como solicitado por alguns emails o tema da SAP - Síndrome de alienação parental fui em busca de alguém competente para nos trazer uma visão geral do assunto, A Anna Pryscylla foi uma amizade especial que conquistei e alguém por quem tenho muita admiração principalmente pelo respeito que ela tem a própria profissão, espero que todos gostem e para os interessados em mais informações ou consultas logo no final segue todos os dados dela! 
Sem mais arrodeios... com vocês... a Psicóloga Anna Pryscylla!!
Logo após a separação, em que o nível de conflito é intenso, os pais se encontram emocionalmente debilitados, principalmente quando padecem de sentimentos de abandono e rejeição, influências advindas do divórcio que ainda não foram adequadamente superadas, podendo desencadear comportamentos patológicos como ideias persecutórias/paranoides. E eis um ambiente favorável para o  genitor guardião usar seu filho como instrumento de vingança contra o outro.
É quando a ideia de que se deve primar pelo melhor interesse dos filhos é corrompida que se manifesta a Síndrome de Alienação Parental (SAP). Esse processo consiste em programar uma criança para que rejeite um de seus genitores sem justificativa, gerado pelo comportamento doentio e calculista do genitor que detém a guarda dos filhos.
São exemplos de sintomas de SAP: obstrução do contato, desvalorizar e insultar o outro progenitor na presença dos filhos, tomar decisões importantes a respeito dos filhos sem consultar o outro (escolha de escola, religião, etc.), organizar várias atividades com os filhos durante o período que o outro progenitor deve normalmente exercer o direito de convivência e, em casos mais graves, a falsa denúncia de abuso sexual. Com essas atitudes a criança é levada a rejeitar o genitor que ama, o qual se torna um estranho, e o vínculo afetivo entre os dois é progressivamente destruído –  e quanto maior o hiato entre eles, mais difícil de ser ultrapassado.
Induzir a SAP é uma forma de abuso psicológico. Os efeitos nas crianças podem ser vários: depressão crônica, incapacidade de adaptação em ambiente psicossocial, transtornos de identidade, sentimentos incontroláveis de culpa, isolamento, falta de organização, dupla personalidade, inclinação ao uso abusivo de álcool e de drogas e, em casos mais graves, até o suicídio.
Em nosso ordenamento jurídico já existe a Lei nº 12.318, de 26 de agosto de 2010, que prevê e pune a Alienação Parental, segundo a qual o genitor alienador sofre as seguintes punições:
ñ    Advertência ao alienador;
ñ    Multa;
ñ    Suspensão da autoridade parental;
ñ    Alteração da guarda ou sua inversão entre outros;
ñ    Acompanhamento psicológico e/ou biopsicossocial entre outros;

O conhecimento da Síndrome de Alienação Parental possibilita prevenir sua ocorrência, uma vez que é um fenômeno comum em nossa sociedade e responsável por muitos danos nas relações entre pais e filhos. Ainda que abalados pelo processo de divórcio, os genitores devem, com maturidade, transmitir segurança aos seus filhos, mostrando que, mesmo separados, estão à sua disposição.

CURRICULUM
Anna Pryscylla Calheiros Ribeiro
Psicóloga Clínica e Jurídica - CRP: 15/2729
Psicologia do Setor de Psicologia do Fórum TJ/AL, há 5 anos e  4 meses
Especialista em Psicologia Jurídica

Consultório na Clínica Espaço Gente I, Rua Íris Alagoense, 520, Farol, Cep: 57051-370, Maceió-AL

Atendimento Clínico e Domiciliar: Criança, Adolescente, Adulto e Idoso
Orientação vocacional / Profissional

Telefone para contato: 9607-6015 / 9108-7679

E-mail: prycalheiros@gmail.com e pryscyllacalheiros@hotmail.com


Por hoje é só!! Mais continuo aqui em busca de temas interessantes para uma discussão neste espaço!! Espero que tenham gostado, e Pry , muito obrigada pela sua contribuição!


Sugestões , dúvidas ou reclamações?
orientapais@hotmail.com

5 comentários:

  1. Muitoo bom! A Pry é uma profissional muito competenteee!

    ResponderExcluir
  2. Não sabia que a Pryscylla era psicóloga. Estudamos juntos no Anchieta (anos atrás). Sucesso Pryscylla!!!

    ResponderExcluir
  3. Eu estudei com ela no ensino médio. Você não era da nossa turma Rafa! hahahaha

    ResponderExcluir